Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Giulianne Monteiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Izabel França de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48333
Resumo: This is an exploratory study with a qualitative approach, which aims to analyze, through individual and collective memories of people with disabilities (PcD), how their insertion process in basic education took place, as well as the main difficulties and the challenges were faced and overcome by them throughout their school career. As a technique for data collection, the interview was used from the perspective of thematic oral history, in which the questions asked to the interviewees were related to their academic-academic trajectory, from basic education to higher education. It presents concepts and historically contextualizes the right to education of people with disabilities in Brazil.
id UFC-7_a2859c76e24f3a098921ccd543961b20
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48333
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na UniversidadeFrom the exclusion to the access to education: the role of information in the inclusion of the PcD in the UniversityInclusão socialEnsino SuperiorPessoa com deficiênciaInformaçãoThis is an exploratory study with a qualitative approach, which aims to analyze, through individual and collective memories of people with disabilities (PcD), how their insertion process in basic education took place, as well as the main difficulties and the challenges were faced and overcome by them throughout their school career. As a technique for data collection, the interview was used from the perspective of thematic oral history, in which the questions asked to the interviewees were related to their academic-academic trajectory, from basic education to higher education. It presents concepts and historically contextualizes the right to education of people with disabilities in Brazil.Trabalho de cunho exploratório com abordagem qualitativa, que tem como objetivo analisar, através de memórias individuais e coletivas de pessoas com deficiência (PcD), como se deu o seu processo de inserção na educação básica, bem como as principais dificuldades enfrentadas e desafios superados por estes ao longo de sua trajetória escolar. Como técnica para coleta dos dados, foi utilizada a entrevista, na perspectiva da História oral temática, em que as perguntas feitas aos entrevistados eram relacionadas à sua trajetória escolar-acadêmica, desde a educação básica ao ensino superior. Apresenta conceitos e contextualiza historicamente o direito à educação da pessoa com deficiência no Brasil. Concluiu-se que, apesar de todas as dificuldades e desafios ainda existentes, o processo de educação inclusiva tem avançado em questão de acesso à educação no país, tanto no âmbito de ensino de base como no ensino superior, e que a informação detém um papel muito importante nesse processo de inclusão.Revista Informação em Pauta2019-12-11T11:26:51Z2019-12-11T11:26:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA, Giulianne Monteiro; LIMA, Izabel França de. Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, número especial 2, p. 152-175, nov. 2019.2525-3468 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48333Pereira, Giulianne MonteiroLima, Izabel França deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:13:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48333Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:48.296513Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade
From the exclusion to the access to education: the role of information in the inclusion of the PcD in the University
title Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade
spellingShingle Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade
Pereira, Giulianne Monteiro
Inclusão social
Ensino Superior
Pessoa com deficiência
Informação
title_short Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade
title_full Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade
title_fullStr Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade
title_full_unstemmed Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade
title_sort Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade
author Pereira, Giulianne Monteiro
author_facet Pereira, Giulianne Monteiro
Lima, Izabel França de
author_role author
author2 Lima, Izabel França de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Giulianne Monteiro
Lima, Izabel França de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão social
Ensino Superior
Pessoa com deficiência
Informação
topic Inclusão social
Ensino Superior
Pessoa com deficiência
Informação
description This is an exploratory study with a qualitative approach, which aims to analyze, through individual and collective memories of people with disabilities (PcD), how their insertion process in basic education took place, as well as the main difficulties and the challenges were faced and overcome by them throughout their school career. As a technique for data collection, the interview was used from the perspective of thematic oral history, in which the questions asked to the interviewees were related to their academic-academic trajectory, from basic education to higher education. It presents concepts and historically contextualizes the right to education of people with disabilities in Brazil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T11:26:51Z
2019-12-11T11:26:51Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Giulianne Monteiro; LIMA, Izabel França de. Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, número especial 2, p. 152-175, nov. 2019.
2525-3468 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48333
identifier_str_mv PEREIRA, Giulianne Monteiro; LIMA, Izabel França de. Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, número especial 2, p. 152-175, nov. 2019.
2525-3468 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Informação em Pauta
publisher.none.fl_str_mv Revista Informação em Pauta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029033308323840