Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39915 |
Resumo: | A Docência no Ensino Superior tem sido submetida a constantes transformações nos seus fundamentos teórico-metodológicos, gerando estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente e de modo específico sobre um dos seus componentes, a Formação Pedagógica do Professor Universitário. Esses estudos contemplam dilemas, desafios, enfoques conceituais e metodológicos e formas de organização da Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior, em contextos específicos, com políticas de formação diferenciadas. Dados da Conferência Regional dos Ministros da Educação realizada em Kingston (1996) indicaram que o número de professores universitários aumentou de 25 mil para um milhão (aumentou 40 vezes) evidenciando uma demanda por qualificação imediata desses professores, em relação à Docência no Ensino Superior (Pimenta e Anastasiou – 2000). [..] |
id |
UFC-7_a2fe32f0574f495315ca269e7ec44d26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39915 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitárioDocência no Ensino SuperiorDesenvolvimento do docenteFormação docenteA Docência no Ensino Superior tem sido submetida a constantes transformações nos seus fundamentos teórico-metodológicos, gerando estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente e de modo específico sobre um dos seus componentes, a Formação Pedagógica do Professor Universitário. Esses estudos contemplam dilemas, desafios, enfoques conceituais e metodológicos e formas de organização da Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior, em contextos específicos, com políticas de formação diferenciadas. Dados da Conferência Regional dos Ministros da Educação realizada em Kingston (1996) indicaram que o número de professores universitários aumentou de 25 mil para um milhão (aumentou 40 vezes) evidenciando uma demanda por qualificação imediata desses professores, em relação à Docência no Ensino Superior (Pimenta e Anastasiou – 2000). [..]2019-02-25T11:52:22Z2019-02-25T11:52:22Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfHOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope. Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1544-1559.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39915Holanda, Patrícia Helena CarvalhoLeitinho, Meirecele Calíopeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39915Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:07.260597Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário |
title |
Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário |
spellingShingle |
Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário Holanda, Patrícia Helena Carvalho Docência no Ensino Superior Desenvolvimento do docente Formação docente |
title_short |
Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário |
title_full |
Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário |
title_fullStr |
Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário |
title_full_unstemmed |
Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário |
title_sort |
Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário |
author |
Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
author_facet |
Holanda, Patrícia Helena Carvalho Leitinho, Meirecele Calíope |
author_role |
author |
author2 |
Leitinho, Meirecele Calíope |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda, Patrícia Helena Carvalho Leitinho, Meirecele Calíope |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência no Ensino Superior Desenvolvimento do docente Formação docente |
topic |
Docência no Ensino Superior Desenvolvimento do docente Formação docente |
description |
A Docência no Ensino Superior tem sido submetida a constantes transformações nos seus fundamentos teórico-metodológicos, gerando estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente e de modo específico sobre um dos seus componentes, a Formação Pedagógica do Professor Universitário. Esses estudos contemplam dilemas, desafios, enfoques conceituais e metodológicos e formas de organização da Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior, em contextos específicos, com políticas de formação diferenciadas. Dados da Conferência Regional dos Ministros da Educação realizada em Kingston (1996) indicaram que o número de professores universitários aumentou de 25 mil para um milhão (aumentou 40 vezes) evidenciando uma demanda por qualificação imediata desses professores, em relação à Docência no Ensino Superior (Pimenta e Anastasiou – 2000). [..] |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2019-02-25T11:52:22Z 2019-02-25T11:52:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope. Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1544-1559. 9788589872423 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39915 |
identifier_str_mv |
HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope. Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1544-1559. 9788589872423 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029028930519040 |