Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Leitinho, Meirecele Calíope
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39915
Resumo: A Docência no Ensino Superior tem sido submetida a constantes transformações nos seus fundamentos teórico-metodológicos, gerando estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente e de modo específico sobre um dos seus componentes, a Formação Pedagógica do Professor Universitário. Esses estudos contemplam dilemas, desafios, enfoques conceituais e metodológicos e formas de organização da Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior, em contextos específicos, com políticas de formação diferenciadas. Dados da Conferência Regional dos Ministros da Educação realizada em Kingston (1996) indicaram que o número de professores universitários aumentou de 25 mil para um milhão (aumentou 40 vezes) evidenciando uma demanda por qualificação imediata desses professores, em relação à Docência no Ensino Superior (Pimenta e Anastasiou – 2000). [..]
id UFC-7_a2fe32f0574f495315ca269e7ec44d26
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39915
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitárioDocência no Ensino SuperiorDesenvolvimento do docenteFormação docenteA Docência no Ensino Superior tem sido submetida a constantes transformações nos seus fundamentos teórico-metodológicos, gerando estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente e de modo específico sobre um dos seus componentes, a Formação Pedagógica do Professor Universitário. Esses estudos contemplam dilemas, desafios, enfoques conceituais e metodológicos e formas de organização da Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior, em contextos específicos, com políticas de formação diferenciadas. Dados da Conferência Regional dos Ministros da Educação realizada em Kingston (1996) indicaram que o número de professores universitários aumentou de 25 mil para um milhão (aumentou 40 vezes) evidenciando uma demanda por qualificação imediata desses professores, em relação à Docência no Ensino Superior (Pimenta e Anastasiou – 2000). [..]2019-02-25T11:52:22Z2019-02-25T11:52:22Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfHOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope. Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1544-1559.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39915Holanda, Patrícia Helena CarvalhoLeitinho, Meirecele Calíopeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39915Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:07.260597Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário
title Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário
spellingShingle Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Docência no Ensino Superior
Desenvolvimento do docente
Formação docente
title_short Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário
title_full Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário
title_fullStr Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário
title_full_unstemmed Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário
title_sort Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário
author Holanda, Patrícia Helena Carvalho
author_facet Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Leitinho, Meirecele Calíope
author_role author
author2 Leitinho, Meirecele Calíope
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Leitinho, Meirecele Calíope
dc.subject.por.fl_str_mv Docência no Ensino Superior
Desenvolvimento do docente
Formação docente
topic Docência no Ensino Superior
Desenvolvimento do docente
Formação docente
description A Docência no Ensino Superior tem sido submetida a constantes transformações nos seus fundamentos teórico-metodológicos, gerando estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente e de modo específico sobre um dos seus componentes, a Formação Pedagógica do Professor Universitário. Esses estudos contemplam dilemas, desafios, enfoques conceituais e metodológicos e formas de organização da Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior, em contextos específicos, com políticas de formação diferenciadas. Dados da Conferência Regional dos Ministros da Educação realizada em Kingston (1996) indicaram que o número de professores universitários aumentou de 25 mil para um milhão (aumentou 40 vezes) evidenciando uma demanda por qualificação imediata desses professores, em relação à Docência no Ensino Superior (Pimenta e Anastasiou – 2000). [..]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-02-25T11:52:22Z
2019-02-25T11:52:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope. Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1544-1559.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39915
identifier_str_mv HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope. Avaliando percepções sobre a formação pedagógica do professor universitário. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1544-1559.
9788589872423
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029028930519040