FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DA UFG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25156 |
Resumo: | Este artigo tem como referência o Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior, instituído pela Universidade Federal de Goiás em 2006. Apresenta as ações propostas e discute as necessidades formativas e os saberes específicos para a docência nesse nível de ensino, com base na produção acadêmica sobre o tema e na produção dos professores participantes. Tem como objetivo a socialização das experiências vivenciadas na instituição. Nesta pesquisa foram sistematizados dados referentes ao perfil dos participantes, temáticas desenvolvidas nos estudos de casos apresentados no final dos cursos realizados pelos professores ingressantes. A discussão apontou para um quadro de diferentes ordens: política, estruturais, organizacionais, epistemológicas, didático-pedagógicas. Dentre os vinte e oito eixos temáticos abordados, a maior incidência recaiu sobre a motivação de professores e de estudantes. Constatou-se que as necessidades formativas extrapolam o âmbito pedagógico, sugerindo uma relação entre o contexto universitário, a condição de trabalho docente e a prática em sala de aula. Isso indica demanda por maior investimento pessoal e institucional no desenvolvimento profissional dos docentes. |
id |
UFG-3_dd2fd591198ca79712fa4eb8b509ab9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/25156 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DA UFGDocência no ensino superiorPrograma de formação docente da UFGDesenvolvimento profissional.Este artigo tem como referência o Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior, instituído pela Universidade Federal de Goiás em 2006. Apresenta as ações propostas e discute as necessidades formativas e os saberes específicos para a docência nesse nível de ensino, com base na produção acadêmica sobre o tema e na produção dos professores participantes. Tem como objetivo a socialização das experiências vivenciadas na instituição. Nesta pesquisa foram sistematizados dados referentes ao perfil dos participantes, temáticas desenvolvidas nos estudos de casos apresentados no final dos cursos realizados pelos professores ingressantes. A discussão apontou para um quadro de diferentes ordens: política, estruturais, organizacionais, epistemológicas, didático-pedagógicas. Dentre os vinte e oito eixos temáticos abordados, a maior incidência recaiu sobre a motivação de professores e de estudantes. Constatou-se que as necessidades formativas extrapolam o âmbito pedagógico, sugerindo uma relação entre o contexto universitário, a condição de trabalho docente e a prática em sala de aula. Isso indica demanda por maior investimento pessoal e institucional no desenvolvimento profissional dos docentes.Faculdade de Educação (UFG)2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2515610.5216/ia.v38i1.25156Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 169-187Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 169-187Revista Inter-Ação; v. 38 n. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 169-1871981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25156/15125Rosa, Dalva Eterna GonçalvesChaves, Sandramara Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-05T19:28:32Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/25156Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:33.886099Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DA UFG |
title |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DA UFG |
spellingShingle |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DA UFG Rosa, Dalva Eterna Gonçalves Docência no ensino superior Programa de formação docente da UFG Desenvolvimento profissional. |
title_short |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DA UFG |
title_full |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DA UFG |
title_fullStr |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DA UFG |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DA UFG |
title_sort |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DA UFG |
author |
Rosa, Dalva Eterna Gonçalves |
author_facet |
Rosa, Dalva Eterna Gonçalves Chaves, Sandramara Matias |
author_role |
author |
author2 |
Chaves, Sandramara Matias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Dalva Eterna Gonçalves Chaves, Sandramara Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência no ensino superior Programa de formação docente da UFG Desenvolvimento profissional. |
topic |
Docência no ensino superior Programa de formação docente da UFG Desenvolvimento profissional. |
description |
Este artigo tem como referência o Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior, instituído pela Universidade Federal de Goiás em 2006. Apresenta as ações propostas e discute as necessidades formativas e os saberes específicos para a docência nesse nível de ensino, com base na produção acadêmica sobre o tema e na produção dos professores participantes. Tem como objetivo a socialização das experiências vivenciadas na instituição. Nesta pesquisa foram sistematizados dados referentes ao perfil dos participantes, temáticas desenvolvidas nos estudos de casos apresentados no final dos cursos realizados pelos professores ingressantes. A discussão apontou para um quadro de diferentes ordens: política, estruturais, organizacionais, epistemológicas, didático-pedagógicas. Dentre os vinte e oito eixos temáticos abordados, a maior incidência recaiu sobre a motivação de professores e de estudantes. Constatou-se que as necessidades formativas extrapolam o âmbito pedagógico, sugerindo uma relação entre o contexto universitário, a condição de trabalho docente e a prática em sala de aula. Isso indica demanda por maior investimento pessoal e institucional no desenvolvimento profissional dos docentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25156 10.5216/ia.v38i1.25156 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25156 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v38i1.25156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25156/15125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 169-187 Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 169-187 Revista Inter-Ação; v. 38 n. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 169-187 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762315399168 |