Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45037 |
Resumo: | Este estudo cujo tema é dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais, surgiu do questionamento sobre como ocorre a inclusão desses alunos e qual é a formação do professor para lecionar para alunos com essa limitação da visão. Objetivo da pesquisa é identificar as dificuldades encontradas pelos professores de matemática do ensino médio com alunos deficientes visuais inclusos na sala de aula regular. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de um questionário online, onde os professores que participaram desta pesquisa foram professores que atualmente lecionam na rede pública de ensino e destes, 50% tem experiência na educação inclusiva. Na coleta dos dados, identificamos que as dificuldades encontradas foram: a escrita específica, ausência da fala clara e objetiva, ensino da didática especializada, falta da estrutura física das escolas, ausência de recursos didáticos e financeiros. As metodologias apontadas para solucionar essas dificuldades foram a dos autores Brandão e Lira onde afirmam que pra ensinar matemática para os deficientes visuais é necessário ter domínio do conteúdo, uma linguagem clara e objetiva, sem erros de linguagens e nem vícios; já para a autora Gil, ela afirma que a confecção de material concreto e jogos manipulativos na sala de aula com os discentes cegos é beneficentes para a turma toda, inclusive para os discentes videntes. |
id |
UFC-7_a7fe4eadb89f53017e0b77270a446be7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45037 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuaisEnsinoProfessorDeficiência VisualEste estudo cujo tema é dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais, surgiu do questionamento sobre como ocorre a inclusão desses alunos e qual é a formação do professor para lecionar para alunos com essa limitação da visão. Objetivo da pesquisa é identificar as dificuldades encontradas pelos professores de matemática do ensino médio com alunos deficientes visuais inclusos na sala de aula regular. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de um questionário online, onde os professores que participaram desta pesquisa foram professores que atualmente lecionam na rede pública de ensino e destes, 50% tem experiência na educação inclusiva. Na coleta dos dados, identificamos que as dificuldades encontradas foram: a escrita específica, ausência da fala clara e objetiva, ensino da didática especializada, falta da estrutura física das escolas, ausência de recursos didáticos e financeiros. As metodologias apontadas para solucionar essas dificuldades foram a dos autores Brandão e Lira onde afirmam que pra ensinar matemática para os deficientes visuais é necessário ter domínio do conteúdo, uma linguagem clara e objetiva, sem erros de linguagens e nem vícios; já para a autora Gil, ela afirma que a confecção de material concreto e jogos manipulativos na sala de aula com os discentes cegos é beneficentes para a turma toda, inclusive para os discentes videntes.2019-08-22T19:21:38Z2019-08-22T19:21:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Liliann de Fátima Sousa da; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais. SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DOM JOSÉ - IDJ, 1., 10-11 de out. 2017, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza:Instituto Dom José – IDJ, 2017. p. 221-232. Tema: Novas perspectivas Para Profissionais do Século XXI.2526-7108http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45037Silva, Liliann de Fátima Sousa daMagalhães, Elisângela BezerraLima, Ivoneide Pinheiro deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T18:14:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45037Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:58.495644Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais |
title |
Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais |
spellingShingle |
Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais Silva, Liliann de Fátima Sousa da Ensino Professor Deficiência Visual |
title_short |
Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais |
title_full |
Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais |
title_fullStr |
Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais |
title_full_unstemmed |
Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais |
title_sort |
Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais |
author |
Silva, Liliann de Fátima Sousa da |
author_facet |
Silva, Liliann de Fátima Sousa da Magalhães, Elisângela Bezerra Lima, Ivoneide Pinheiro de |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Elisângela Bezerra Lima, Ivoneide Pinheiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Liliann de Fátima Sousa da Magalhães, Elisângela Bezerra Lima, Ivoneide Pinheiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Professor Deficiência Visual |
topic |
Ensino Professor Deficiência Visual |
description |
Este estudo cujo tema é dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais, surgiu do questionamento sobre como ocorre a inclusão desses alunos e qual é a formação do professor para lecionar para alunos com essa limitação da visão. Objetivo da pesquisa é identificar as dificuldades encontradas pelos professores de matemática do ensino médio com alunos deficientes visuais inclusos na sala de aula regular. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de um questionário online, onde os professores que participaram desta pesquisa foram professores que atualmente lecionam na rede pública de ensino e destes, 50% tem experiência na educação inclusiva. Na coleta dos dados, identificamos que as dificuldades encontradas foram: a escrita específica, ausência da fala clara e objetiva, ensino da didática especializada, falta da estrutura física das escolas, ausência de recursos didáticos e financeiros. As metodologias apontadas para solucionar essas dificuldades foram a dos autores Brandão e Lira onde afirmam que pra ensinar matemática para os deficientes visuais é necessário ter domínio do conteúdo, uma linguagem clara e objetiva, sem erros de linguagens e nem vícios; já para a autora Gil, ela afirma que a confecção de material concreto e jogos manipulativos na sala de aula com os discentes cegos é beneficentes para a turma toda, inclusive para os discentes videntes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-08-22T19:21:38Z 2019-08-22T19:21:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Liliann de Fátima Sousa da; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais. SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DOM JOSÉ - IDJ, 1., 10-11 de out. 2017, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza:Instituto Dom José – IDJ, 2017. p. 221-232. Tema: Novas perspectivas Para Profissionais do Século XXI. 2526-7108 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45037 |
identifier_str_mv |
SILVA, Liliann de Fátima Sousa da; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais. SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DOM JOSÉ - IDJ, 1., 10-11 de out. 2017, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza:Instituto Dom José – IDJ, 2017. p. 221-232. Tema: Novas perspectivas Para Profissionais do Século XXI. 2526-7108 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028904707817472 |