Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Liliann de Fátima Sousa da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Magalhães, Elisângela Bezerra, Lima, Ivoneide Pinheiro de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45037
Resumo: Este estudo cujo tema é dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais, surgiu do questionamento sobre como ocorre a inclusão desses alunos e qual é a formação do professor para lecionar para alunos com essa limitação da visão. Objetivo da pesquisa é identificar as dificuldades encontradas pelos professores de matemática do ensino médio com alunos deficientes visuais inclusos na sala de aula regular. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de um questionário online, onde os professores que participaram desta pesquisa foram professores que atualmente lecionam na rede pública de ensino e destes, 50% tem experiência na educação inclusiva. Na coleta dos dados, identificamos que as dificuldades encontradas foram: a escrita específica, ausência da fala clara e objetiva, ensino da didática especializada, falta da estrutura física das escolas, ausência de recursos didáticos e financeiros. As metodologias apontadas para solucionar essas dificuldades foram a dos autores Brandão e Lira onde afirmam que pra ensinar matemática para os deficientes visuais é necessário ter domínio do conteúdo, uma linguagem clara e objetiva, sem erros de linguagens e nem vícios; já para a autora Gil, ela afirma que a confecção de material concreto e jogos manipulativos na sala de aula com os discentes cegos é beneficentes para a turma toda, inclusive para os discentes videntes.
id UFC-7_a7fe4eadb89f53017e0b77270a446be7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45037
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuaisEnsinoProfessorDeficiência VisualEste estudo cujo tema é dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais, surgiu do questionamento sobre como ocorre a inclusão desses alunos e qual é a formação do professor para lecionar para alunos com essa limitação da visão. Objetivo da pesquisa é identificar as dificuldades encontradas pelos professores de matemática do ensino médio com alunos deficientes visuais inclusos na sala de aula regular. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de um questionário online, onde os professores que participaram desta pesquisa foram professores que atualmente lecionam na rede pública de ensino e destes, 50% tem experiência na educação inclusiva. Na coleta dos dados, identificamos que as dificuldades encontradas foram: a escrita específica, ausência da fala clara e objetiva, ensino da didática especializada, falta da estrutura física das escolas, ausência de recursos didáticos e financeiros. As metodologias apontadas para solucionar essas dificuldades foram a dos autores Brandão e Lira onde afirmam que pra ensinar matemática para os deficientes visuais é necessário ter domínio do conteúdo, uma linguagem clara e objetiva, sem erros de linguagens e nem vícios; já para a autora Gil, ela afirma que a confecção de material concreto e jogos manipulativos na sala de aula com os discentes cegos é beneficentes para a turma toda, inclusive para os discentes videntes.2019-08-22T19:21:38Z2019-08-22T19:21:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Liliann de Fátima Sousa da; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais. SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DOM JOSÉ - IDJ, 1., 10-11 de out. 2017, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza:Instituto Dom José – IDJ, 2017. p. 221-232. Tema: Novas perspectivas Para Profissionais do Século XXI.2526-7108http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45037Silva, Liliann de Fátima Sousa daMagalhães, Elisângela BezerraLima, Ivoneide Pinheiro deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T18:14:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45037Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:58.495644Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais
title Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais
spellingShingle Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais
Silva, Liliann de Fátima Sousa da
Ensino
Professor
Deficiência Visual
title_short Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais
title_full Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais
title_fullStr Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais
title_full_unstemmed Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais
title_sort Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais
author Silva, Liliann de Fátima Sousa da
author_facet Silva, Liliann de Fátima Sousa da
Magalhães, Elisângela Bezerra
Lima, Ivoneide Pinheiro de
author_role author
author2 Magalhães, Elisângela Bezerra
Lima, Ivoneide Pinheiro de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Liliann de Fátima Sousa da
Magalhães, Elisângela Bezerra
Lima, Ivoneide Pinheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Professor
Deficiência Visual
topic Ensino
Professor
Deficiência Visual
description Este estudo cujo tema é dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais, surgiu do questionamento sobre como ocorre a inclusão desses alunos e qual é a formação do professor para lecionar para alunos com essa limitação da visão. Objetivo da pesquisa é identificar as dificuldades encontradas pelos professores de matemática do ensino médio com alunos deficientes visuais inclusos na sala de aula regular. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de um questionário online, onde os professores que participaram desta pesquisa foram professores que atualmente lecionam na rede pública de ensino e destes, 50% tem experiência na educação inclusiva. Na coleta dos dados, identificamos que as dificuldades encontradas foram: a escrita específica, ausência da fala clara e objetiva, ensino da didática especializada, falta da estrutura física das escolas, ausência de recursos didáticos e financeiros. As metodologias apontadas para solucionar essas dificuldades foram a dos autores Brandão e Lira onde afirmam que pra ensinar matemática para os deficientes visuais é necessário ter domínio do conteúdo, uma linguagem clara e objetiva, sem erros de linguagens e nem vícios; já para a autora Gil, ela afirma que a confecção de material concreto e jogos manipulativos na sala de aula com os discentes cegos é beneficentes para a turma toda, inclusive para os discentes videntes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-08-22T19:21:38Z
2019-08-22T19:21:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Liliann de Fátima Sousa da; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais. SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DOM JOSÉ - IDJ, 1., 10-11 de out. 2017, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza:Instituto Dom José – IDJ, 2017. p. 221-232. Tema: Novas perspectivas Para Profissionais do Século XXI.
2526-7108
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45037
identifier_str_mv SILVA, Liliann de Fátima Sousa da; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais. SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DOM JOSÉ - IDJ, 1., 10-11 de out. 2017, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza:Instituto Dom José – IDJ, 2017. p. 221-232. Tema: Novas perspectivas Para Profissionais do Século XXI.
2526-7108
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028904707817472