Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38274 |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma breve visão histórica sobre as origens do analfabetismo no Brasil e os diversos conceitos que envolvem o tema: letramento, alfabetismo e alfabetização. Numa sociedade, em que são valorizadas as práticas letradas advindas do saber escolarizado, coloca-se aqui o analfabeto na condição de marginalizado, por não exercer seu direito de cidadão e não dominar as habilidades de leitura, escrita e cálculo. Práticas estas imprescindíveis para a inserção do indivíduo no mundo moderno. O trabalho em questão, é uma pesquisa de cunho bibliográfico, que visa demonstrar diferenças sócio-culturais entre grupos alfabetizados e não-alfabetizados. |
id |
UFC-7_a8014735ecd7699b2344a25fa324dbc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38274 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letradaOrigens do anafalbetismoLetramento, alfabetismo e alfabetização.MarginalizaçãoO presente estudo apresenta uma breve visão histórica sobre as origens do analfabetismo no Brasil e os diversos conceitos que envolvem o tema: letramento, alfabetismo e alfabetização. Numa sociedade, em que são valorizadas as práticas letradas advindas do saber escolarizado, coloca-se aqui o analfabeto na condição de marginalizado, por não exercer seu direito de cidadão e não dominar as habilidades de leitura, escrita e cálculo. Práticas estas imprescindíveis para a inserção do indivíduo no mundo moderno. O trabalho em questão, é uma pesquisa de cunho bibliográfico, que visa demonstrar diferenças sócio-culturais entre grupos alfabetizados e não-alfabetizados.Ciasca, Maria Isabel Filgueiras LimaSousa, Aldeci Costa2018-12-20T15:20:23Z2018-12-20T15:20:23Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Aldeci Costa. Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada. 2003. 30f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38274porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-12T14:40:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38274Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:04.728054Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada |
title |
Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada |
spellingShingle |
Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada Sousa, Aldeci Costa Origens do anafalbetismo Letramento, alfabetismo e alfabetização. Marginalização |
title_short |
Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada |
title_full |
Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada |
title_fullStr |
Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada |
title_full_unstemmed |
Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada |
title_sort |
Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada |
author |
Sousa, Aldeci Costa |
author_facet |
Sousa, Aldeci Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Aldeci Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Origens do anafalbetismo Letramento, alfabetismo e alfabetização. Marginalização |
topic |
Origens do anafalbetismo Letramento, alfabetismo e alfabetização. Marginalização |
description |
O presente estudo apresenta uma breve visão histórica sobre as origens do analfabetismo no Brasil e os diversos conceitos que envolvem o tema: letramento, alfabetismo e alfabetização. Numa sociedade, em que são valorizadas as práticas letradas advindas do saber escolarizado, coloca-se aqui o analfabeto na condição de marginalizado, por não exercer seu direito de cidadão e não dominar as habilidades de leitura, escrita e cálculo. Práticas estas imprescindíveis para a inserção do indivíduo no mundo moderno. O trabalho em questão, é uma pesquisa de cunho bibliográfico, que visa demonstrar diferenças sócio-culturais entre grupos alfabetizados e não-alfabetizados. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2018-12-20T15:20:23Z 2018-12-20T15:20:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Aldeci Costa. Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada. 2003. 30f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38274 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Aldeci Costa. Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada. 2003. 30f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028744716091392 |