Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Francisco Stenio De Araujo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rodrigues, Maxweel Veras, Pinheiro, Glenia Rodrigues, Barreto, Lívia Rodrigues, Sampaio, Clerton Bruno Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13850
Resumo: A velocidade com que as transformações ocorrem nas organizações exigiu que novos métodos de planejamento fossem desenvolvidos para dar suporte às tomadas de decisões. Muitos desses métodos, embora tenham sido criados para uma finalidade esppecífica, foram utilizados no todo ou em parte para outros fins diferentes dos originais. É o caso dos métodos que trabalham com cenários prospectivos e que a cada ano se posicionam como importantes ferramentas para o planejamento estratégico das organizações. Este estudo tem por objetivo verificar, na área do ensino superior, a viabilidade de uma proposta metodológica baseada em um desses métodos, no caso, o Método Grumbach. A área da educação na visão de acadêmicos e gestores em Engenharia de Produção foi escolhida para ser alvo da pesquisa por ser considerada fundamental para o desenvolvimento humano e econômico do País, além do que, atualmente, experimenta uma série de transformações nos contextos nacional e mundial. A avaliação dos resultados obtidos foi positiva com referência à forma eficiente e consistente de obtenção de cenários prospectivos e ao fornecimento de subsídios aos formuladores de políticas públicas. Conclui-se, portanto, que o método aplicado serve ao propósito do estudo por ser de fácil operacionalidade e ter grande capacidade de ensejar cenários prospectivos.
id UFC-7_b0978046a5992a4c2ee537cafcc4693e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/13850
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de ProduçãoMétodo grumbachCenários prospectivosEnsino superiorA velocidade com que as transformações ocorrem nas organizações exigiu que novos métodos de planejamento fossem desenvolvidos para dar suporte às tomadas de decisões. Muitos desses métodos, embora tenham sido criados para uma finalidade esppecífica, foram utilizados no todo ou em parte para outros fins diferentes dos originais. É o caso dos métodos que trabalham com cenários prospectivos e que a cada ano se posicionam como importantes ferramentas para o planejamento estratégico das organizações. Este estudo tem por objetivo verificar, na área do ensino superior, a viabilidade de uma proposta metodológica baseada em um desses métodos, no caso, o Método Grumbach. A área da educação na visão de acadêmicos e gestores em Engenharia de Produção foi escolhida para ser alvo da pesquisa por ser considerada fundamental para o desenvolvimento humano e econômico do País, além do que, atualmente, experimenta uma série de transformações nos contextos nacional e mundial. A avaliação dos resultados obtidos foi positiva com referência à forma eficiente e consistente de obtenção de cenários prospectivos e ao fornecimento de subsídios aos formuladores de políticas públicas. Conclui-se, portanto, que o método aplicado serve ao propósito do estudo por ser de fácil operacionalidade e ter grande capacidade de ensejar cenários prospectivos.ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO2015-10-28T16:02:31Z2015-10-28T16:02:31Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARNEIRO, F. S. A. et al. Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 31., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13850Carneiro, Francisco Stenio De AraujoRodrigues, Maxweel VerasPinheiro, Glenia RodriguesBarreto, Lívia RodriguesSampaio, Clerton Bruno Pereiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T16:49:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/13850Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:50.424760Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção
title Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção
spellingShingle Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção
Carneiro, Francisco Stenio De Araujo
Método grumbach
Cenários prospectivos
Ensino superior
title_short Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção
title_full Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção
title_fullStr Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção
title_full_unstemmed Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção
title_sort Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção
author Carneiro, Francisco Stenio De Araujo
author_facet Carneiro, Francisco Stenio De Araujo
Rodrigues, Maxweel Veras
Pinheiro, Glenia Rodrigues
Barreto, Lívia Rodrigues
Sampaio, Clerton Bruno Pereira
author_role author
author2 Rodrigues, Maxweel Veras
Pinheiro, Glenia Rodrigues
Barreto, Lívia Rodrigues
Sampaio, Clerton Bruno Pereira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Francisco Stenio De Araujo
Rodrigues, Maxweel Veras
Pinheiro, Glenia Rodrigues
Barreto, Lívia Rodrigues
Sampaio, Clerton Bruno Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Método grumbach
Cenários prospectivos
Ensino superior
topic Método grumbach
Cenários prospectivos
Ensino superior
description A velocidade com que as transformações ocorrem nas organizações exigiu que novos métodos de planejamento fossem desenvolvidos para dar suporte às tomadas de decisões. Muitos desses métodos, embora tenham sido criados para uma finalidade esppecífica, foram utilizados no todo ou em parte para outros fins diferentes dos originais. É o caso dos métodos que trabalham com cenários prospectivos e que a cada ano se posicionam como importantes ferramentas para o planejamento estratégico das organizações. Este estudo tem por objetivo verificar, na área do ensino superior, a viabilidade de uma proposta metodológica baseada em um desses métodos, no caso, o Método Grumbach. A área da educação na visão de acadêmicos e gestores em Engenharia de Produção foi escolhida para ser alvo da pesquisa por ser considerada fundamental para o desenvolvimento humano e econômico do País, além do que, atualmente, experimenta uma série de transformações nos contextos nacional e mundial. A avaliação dos resultados obtidos foi positiva com referência à forma eficiente e consistente de obtenção de cenários prospectivos e ao fornecimento de subsídios aos formuladores de políticas públicas. Conclui-se, portanto, que o método aplicado serve ao propósito do estudo por ser de fácil operacionalidade e ter grande capacidade de ensejar cenários prospectivos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-10-28T16:02:31Z
2015-10-28T16:02:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, F. S. A. et al. Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 31., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13850
identifier_str_mv CARNEIRO, F. S. A. et al. Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 31., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
publisher.none.fl_str_mv ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028835622387712