ConstruÃÃo de cenÃrios prospectivos para o Ensino Superior Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Stenio de AraÃjo Carneiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5269
Resumo: A velocidade com que as transformaÃÃes ocorrem nas organizaÃÃes exigiu que novos mÃtodos de planejamento fossem desenvolvidos para dar suporte Ãs tomadas de decisÃes. Muitos desses mÃtodos, embora tenham sido criados para uma finalidade especÃfica, foram utilizados no todo ou em parte para outros fins diferentes dos originais. à o caso dos mÃtodos que trabalham com cenÃrios prospectivos e que a cada ano se posicionam como importantes ferramentas para o planejamento estratÃgico das organizaÃÃes. Este estudo tem por objetivo verificar, na Ãrea do ensino superior, a viabilidade de um instrumento de construÃÃo de cenÃrios baseado em um desses mÃtodos, no caso, o MÃtodo Grumbach. A Ãrea da educaÃÃo foi escolhida para ser alvo da pesquisa por ser considerada fundamental para o desenvolvimento humano e econÃmico do PaÃs, alÃm do que, atualmente, experimenta uma sÃrie de transformaÃÃes nos contextos nacional e mundial. As estratÃgias e os caminhos utilizados na elaboraÃÃo dos cenÃrios propuseram a criaÃÃo desse instrumento mediante catorze etapas. A avaliaÃÃo dos resultados obtidos foi positiva com referÃncia à forma eficiente e consistente de obtenÃÃo de cenÃrios prospectivos e ao fornecimento de subsÃdios aos formuladores de polÃticas pÃblicas. Conclui-se, portanto, que a estrutura aplicada serve ao propÃsito do estudo por ser de fÃcil operacionalidade e ter gerado com grande capacidade todos os possÃveis cenÃrios prospectivos da pesquisa, inclusive os trÃs cenÃrios requeridos pelo MÃtodo Grumbach para serem descritos.
id UFC_8b2dd12da1743889a825cc029166fe0d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3773
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConstruÃÃo de cenÃrios prospectivos para o Ensino Superior BrasileiroConstruction of prospective scenarios for the Brazilian Higher Education2010-09-14Maxweel Veras Rodrigues26253895320http://lattes.cnpq.br/0145509726999114Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doSamuel FaÃanha CÃmara00000000012http://lattes.cnpq.br/186617068153970219055838349http://lattes.cnpq.br/7469565791190173Francisco Stenio de AraÃjo CarneiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRMÃtodo Grumbach CenÃrios prospectivos Ensino superiorMundial Fortaleza-CearÃ-Brasil 2010Grumbach Method Prospective scenarios Higher educationCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA velocidade com que as transformaÃÃes ocorrem nas organizaÃÃes exigiu que novos mÃtodos de planejamento fossem desenvolvidos para dar suporte Ãs tomadas de decisÃes. Muitos desses mÃtodos, embora tenham sido criados para uma finalidade especÃfica, foram utilizados no todo ou em parte para outros fins diferentes dos originais. à o caso dos mÃtodos que trabalham com cenÃrios prospectivos e que a cada ano se posicionam como importantes ferramentas para o planejamento estratÃgico das organizaÃÃes. Este estudo tem por objetivo verificar, na Ãrea do ensino superior, a viabilidade de um instrumento de construÃÃo de cenÃrios baseado em um desses mÃtodos, no caso, o MÃtodo Grumbach. A Ãrea da educaÃÃo foi escolhida para ser alvo da pesquisa por ser considerada fundamental para o desenvolvimento humano e econÃmico do PaÃs, alÃm do que, atualmente, experimenta uma sÃrie de transformaÃÃes nos contextos nacional e mundial. As estratÃgias e os caminhos utilizados na elaboraÃÃo dos cenÃrios propuseram a criaÃÃo desse instrumento mediante catorze etapas. A avaliaÃÃo dos resultados obtidos foi positiva com referÃncia à forma eficiente e consistente de obtenÃÃo de cenÃrios prospectivos e ao fornecimento de subsÃdios aos formuladores de polÃticas pÃblicas. Conclui-se, portanto, que a estrutura aplicada serve ao propÃsito do estudo por ser de fÃcil operacionalidade e ter gerado com grande capacidade todos os possÃveis cenÃrios prospectivos da pesquisa, inclusive os trÃs cenÃrios requeridos pelo MÃtodo Grumbach para serem descritos.New administration planning methods were brought about to allow managing decisions taking mainly due the speedy transformations that we are experiencing nowdays among the business administration arena. Many of these methods, despite of being created to a precise goal, ended up by being used, partially or not, to other ones distincts from the originals. Thatâs the case of methods that deal with prospective scenarios and that yearly reveal themselves as vital tools to business strategic planning. This study aims to verify in the field of higher education, the viability of an instrument to construct scenarios basead on one of these methods in the case, the method Grumbach. Education field was choosed, as study object, because it is a fundamental research one to the achievement of human and economic development of our country, which, morever, has been experienced, nationally and internationally, numerous conversions. The strategies and paths used in the preparation on the scenarios proposed their achievement through fourteen steps. The evaluation of the results was positive with reference to an efficient and consistent achievement of future scenarios, and also with reference of providing subsidies to public policy lawmakers. It is concluded, then, that the structure applied serves the purpose of the study because of its easy operation and have great ability have generated all possible future scenarios of research, including the three scenarios required by Grumbach Method to be described.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5269application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:22Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ConstruÃÃo de cenÃrios prospectivos para o Ensino Superior Brasileiro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Construction of prospective scenarios for the Brazilian Higher Education
title ConstruÃÃo de cenÃrios prospectivos para o Ensino Superior Brasileiro
spellingShingle ConstruÃÃo de cenÃrios prospectivos para o Ensino Superior Brasileiro
Francisco Stenio de AraÃjo Carneiro
MÃtodo Grumbach
CenÃrios prospectivos
Ensino superior
Mundial
Fortaleza-CearÃ-Brasil
2010
Grumbach Method
Prospective scenarios
Higher education
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short ConstruÃÃo de cenÃrios prospectivos para o Ensino Superior Brasileiro
title_full ConstruÃÃo de cenÃrios prospectivos para o Ensino Superior Brasileiro
title_fullStr ConstruÃÃo de cenÃrios prospectivos para o Ensino Superior Brasileiro
title_full_unstemmed ConstruÃÃo de cenÃrios prospectivos para o Ensino Superior Brasileiro
title_sort ConstruÃÃo de cenÃrios prospectivos para o Ensino Superior Brasileiro
author Francisco Stenio de AraÃjo Carneiro
author_facet Francisco Stenio de AraÃjo Carneiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maxweel Veras Rodrigues
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26253895320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0145509726999114
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Elias Soares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 02178761372
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Samuel FaÃanha CÃmara
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00000000012
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1866170681539702
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 19055838349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7469565791190173
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Stenio de AraÃjo Carneiro
contributor_str_mv Maxweel Veras Rodrigues
Maria Elias Soares
Samuel FaÃanha CÃmara
dc.subject.por.fl_str_mv MÃtodo Grumbach
CenÃrios prospectivos
Ensino superior
Mundial
Fortaleza-CearÃ-Brasil
2010
topic MÃtodo Grumbach
CenÃrios prospectivos
Ensino superior
Mundial
Fortaleza-CearÃ-Brasil
2010
Grumbach Method
Prospective scenarios
Higher education
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Grumbach Method
Prospective scenarios
Higher education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A velocidade com que as transformaÃÃes ocorrem nas organizaÃÃes exigiu que novos mÃtodos de planejamento fossem desenvolvidos para dar suporte Ãs tomadas de decisÃes. Muitos desses mÃtodos, embora tenham sido criados para uma finalidade especÃfica, foram utilizados no todo ou em parte para outros fins diferentes dos originais. à o caso dos mÃtodos que trabalham com cenÃrios prospectivos e que a cada ano se posicionam como importantes ferramentas para o planejamento estratÃgico das organizaÃÃes. Este estudo tem por objetivo verificar, na Ãrea do ensino superior, a viabilidade de um instrumento de construÃÃo de cenÃrios baseado em um desses mÃtodos, no caso, o MÃtodo Grumbach. A Ãrea da educaÃÃo foi escolhida para ser alvo da pesquisa por ser considerada fundamental para o desenvolvimento humano e econÃmico do PaÃs, alÃm do que, atualmente, experimenta uma sÃrie de transformaÃÃes nos contextos nacional e mundial. As estratÃgias e os caminhos utilizados na elaboraÃÃo dos cenÃrios propuseram a criaÃÃo desse instrumento mediante catorze etapas. A avaliaÃÃo dos resultados obtidos foi positiva com referÃncia à forma eficiente e consistente de obtenÃÃo de cenÃrios prospectivos e ao fornecimento de subsÃdios aos formuladores de polÃticas pÃblicas. Conclui-se, portanto, que a estrutura aplicada serve ao propÃsito do estudo por ser de fÃcil operacionalidade e ter gerado com grande capacidade todos os possÃveis cenÃrios prospectivos da pesquisa, inclusive os trÃs cenÃrios requeridos pelo MÃtodo Grumbach para serem descritos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv New administration planning methods were brought about to allow managing decisions taking mainly due the speedy transformations that we are experiencing nowdays among the business administration arena. Many of these methods, despite of being created to a precise goal, ended up by being used, partially or not, to other ones distincts from the originals. Thatâs the case of methods that deal with prospective scenarios and that yearly reveal themselves as vital tools to business strategic planning. This study aims to verify in the field of higher education, the viability of an instrument to construct scenarios basead on one of these methods in the case, the method Grumbach. Education field was choosed, as study object, because it is a fundamental research one to the achievement of human and economic development of our country, which, morever, has been experienced, nationally and internationally, numerous conversions. The strategies and paths used in the preparation on the scenarios proposed their achievement through fourteen steps. The evaluation of the results was positive with reference to an efficient and consistent achievement of future scenarios, and also with reference of providing subsidies to public policy lawmakers. It is concluded, then, that the structure applied serves the purpose of the study because of its easy operation and have great ability have generated all possible future scenarios of research, including the three scenarios required by Grumbach Method to be described.
description A velocidade com que as transformaÃÃes ocorrem nas organizaÃÃes exigiu que novos mÃtodos de planejamento fossem desenvolvidos para dar suporte Ãs tomadas de decisÃes. Muitos desses mÃtodos, embora tenham sido criados para uma finalidade especÃfica, foram utilizados no todo ou em parte para outros fins diferentes dos originais. à o caso dos mÃtodos que trabalham com cenÃrios prospectivos e que a cada ano se posicionam como importantes ferramentas para o planejamento estratÃgico das organizaÃÃes. Este estudo tem por objetivo verificar, na Ãrea do ensino superior, a viabilidade de um instrumento de construÃÃo de cenÃrios baseado em um desses mÃtodos, no caso, o MÃtodo Grumbach. A Ãrea da educaÃÃo foi escolhida para ser alvo da pesquisa por ser considerada fundamental para o desenvolvimento humano e econÃmico do PaÃs, alÃm do que, atualmente, experimenta uma sÃrie de transformaÃÃes nos contextos nacional e mundial. As estratÃgias e os caminhos utilizados na elaboraÃÃo dos cenÃrios propuseram a criaÃÃo desse instrumento mediante catorze etapas. A avaliaÃÃo dos resultados obtidos foi positiva com referÃncia à forma eficiente e consistente de obtenÃÃo de cenÃrios prospectivos e ao fornecimento de subsÃdios aos formuladores de polÃticas pÃblicas. Conclui-se, portanto, que a estrutura aplicada serve ao propÃsito do estudo por ser de fÃcil operacionalidade e ter gerado com grande capacidade todos os possÃveis cenÃrios prospectivos da pesquisa, inclusive os trÃs cenÃrios requeridos pelo MÃtodo Grumbach para serem descritos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5269
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295144233926656