Desenvolvimento infantil e ensino: concepções de professoras de educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38485 |
Resumo: | Duas perspectivas teóricas são predominantes nos estudos sobre desenvolvimento infantil. Cada uma dessas perspectivas é base para um entendimento diferente sobre a relação entre ensino e desenvolvimento. Enquanto na perspectiva de Piaget (1970) o ensino deve acompanhar o desenvolvimento infantil e adaptar-se às necessidades e possibilidades cognitivas da criança, na perspectiva histórico-cultural, a partir de Vigotski (1995), entende-se que o ensino promove o desenvolvimento, sendo determinante o papel do professor na organização e planejamento de um ensino que possibilite o desenvolvimento integral da criança. Em muitos casos, é comum que essas perspectivas sejam entendidas como complementares, em outros elas são entendidas como excludentes. Adotamos o ponto de vista de que há divergência entre as concepções tanto no âmbito epistemológico quanto no sentido ontológico (FACCI, 2006). O presente artigo problematiza a atividade pedagógica dos professores atuantes na Educação Infantil, pois entende que há um ecletismo na fundamentação teórica das concepções de desenvolvimento, redundando em práticas imprecisas e oscilantes. Além disso, a partir de um estudo empírico de natureza qualitativa, realizado com profissionais atuantes em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Foz do Iguaçu (PR), evidenciaremos alguns dados que permitem refletir sobre as implicações advindas das imprecisões na compreensão sobre desenvolvimento infantil. |
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