Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M Teodorico Teles de Quental, Crato-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, José Alberto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31919
Resumo: Este trabalho de pesquisa objetiva apresentar e discutir algumas das principais ações pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas na escola E.E.F.M. Teodorico Teles de Quental, Crato-CE, desde 2011, visando a melhoria do Ensino de Física. Estas ações têm como princípio a construção do conhecimento científico a partir da produção de projetos elaborados pelos alunos com auxílio dos professores, dando ênfase ao trabalho com situações problemas, contextualizados e interdisciplinares. O trabalho começa com o diagnostico da aprendizagem do aluno quando ele inicia na escola no 1º ano do ensino médio, acompanhando sua aprendizagem durante os 3 anos do ensino médio. Entre as ações pedagógicas destacam-se as aulas interativas, grupos de estudo, feiras de ciências e olimpíadas científicas. Evidenciou-se que bons resultados precisam de tempo para surtir efeito, mas que vale a pena a dedicação dos professores e de todos que fazem a escola. A análise dos resultados globais comprovam que a escola vem crescendo a cada ano e, hoje, é referência em ensino de qualidade.
id UFC-7_b14e8be5afd8489e709150b1987e83b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/31919
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M Teodorico Teles de Quental, Crato-CEFísica - Estudo e ensinoFísica (Ensino médio)AprendizagemEste trabalho de pesquisa objetiva apresentar e discutir algumas das principais ações pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas na escola E.E.F.M. Teodorico Teles de Quental, Crato-CE, desde 2011, visando a melhoria do Ensino de Física. Estas ações têm como princípio a construção do conhecimento científico a partir da produção de projetos elaborados pelos alunos com auxílio dos professores, dando ênfase ao trabalho com situações problemas, contextualizados e interdisciplinares. O trabalho começa com o diagnostico da aprendizagem do aluno quando ele inicia na escola no 1º ano do ensino médio, acompanhando sua aprendizagem durante os 3 anos do ensino médio. Entre as ações pedagógicas destacam-se as aulas interativas, grupos de estudo, feiras de ciências e olimpíadas científicas. Evidenciou-se que bons resultados precisam de tempo para surtir efeito, mas que vale a pena a dedicação dos professores e de todos que fazem a escola. A análise dos resultados globais comprovam que a escola vem crescendo a cada ano e, hoje, é referência em ensino de qualidade.Lima, Kellen Cristina VilhenaPereira, José Alberto2018-05-15T18:43:56Z2018-05-15T18:43:56Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, J. A. Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M. Teodorico Teles de Quental, Crato-CE. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31919porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-13T17:52:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31919Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:40.694720Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M Teodorico Teles de Quental, Crato-CE
title Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M Teodorico Teles de Quental, Crato-CE
spellingShingle Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M Teodorico Teles de Quental, Crato-CE
Pereira, José Alberto
Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Aprendizagem
title_short Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M Teodorico Teles de Quental, Crato-CE
title_full Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M Teodorico Teles de Quental, Crato-CE
title_fullStr Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M Teodorico Teles de Quental, Crato-CE
title_full_unstemmed Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M Teodorico Teles de Quental, Crato-CE
title_sort Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M Teodorico Teles de Quental, Crato-CE
author Pereira, José Alberto
author_facet Pereira, José Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Kellen Cristina Vilhena
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, José Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Aprendizagem
topic Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Aprendizagem
description Este trabalho de pesquisa objetiva apresentar e discutir algumas das principais ações pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas na escola E.E.F.M. Teodorico Teles de Quental, Crato-CE, desde 2011, visando a melhoria do Ensino de Física. Estas ações têm como princípio a construção do conhecimento científico a partir da produção de projetos elaborados pelos alunos com auxílio dos professores, dando ênfase ao trabalho com situações problemas, contextualizados e interdisciplinares. O trabalho começa com o diagnostico da aprendizagem do aluno quando ele inicia na escola no 1º ano do ensino médio, acompanhando sua aprendizagem durante os 3 anos do ensino médio. Entre as ações pedagógicas destacam-se as aulas interativas, grupos de estudo, feiras de ciências e olimpíadas científicas. Evidenciou-se que bons resultados precisam de tempo para surtir efeito, mas que vale a pena a dedicação dos professores e de todos que fazem a escola. A análise dos resultados globais comprovam que a escola vem crescendo a cada ano e, hoje, é referência em ensino de qualidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-05-15T18:43:56Z
2018-05-15T18:43:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, J. A. Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M. Teodorico Teles de Quental, Crato-CE. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31919
identifier_str_mv PEREIRA, J. A. Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M. Teodorico Teles de Quental, Crato-CE. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028763841069056