Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7702 |
Resumo: | Este trabalho teve como expectativa avaliar a aplicação do método de grupo cooperativo no processo ensino aprendizagem da disciplina de Física para o ensino médio através da comparação do desempenho dos alunos em turmas com e sem metodologia de trabalho em grupos cooperativos e pela aplicação de um questionário para analisar as percepções dos alunos em relação à metodologia. Além disso, buscou-se compreender os aspetos gerais do trabalho em grupo cooperativo e produzir um manual que oriente a implementação dessa metodologia. Objetivou-se também aprofundar o conhecimento da metodologia do trabalho em grupo cooperativo bem como suas principiais modalidades de aplicação no contexto da sala de aula. Assim, essa técnica foi aplicada em duas turmas de segundo e duas do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, na cidade de Viçosa, MG. Outras quatro turmas, duas de primeiro e duas de segundo ano, foram usadas como turmas controle para a comparação. Os resultados obtidos mostram que a utilização desta metodologia traz resultados positivos. Em todas as turmas nas quais ela foi aplicada houve uma melhoria no desempenho dos alunos. Houve redução, entre 30 e 50 por cento, no número de alunos abaixo da média. Além disso, a análise do questionário mostrou uma grande aceitação da metodologia proposta. |
id |
UFV_8b51bfd869be0dc46d0a74947f70f85f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/7702 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de físicaApplication of work methodology in cooperative group in physics educationFísica (Ensino médio) - Estudo e ensinoEnsino - MetodologiaAprendizagemFísicaEste trabalho teve como expectativa avaliar a aplicação do método de grupo cooperativo no processo ensino aprendizagem da disciplina de Física para o ensino médio através da comparação do desempenho dos alunos em turmas com e sem metodologia de trabalho em grupos cooperativos e pela aplicação de um questionário para analisar as percepções dos alunos em relação à metodologia. Além disso, buscou-se compreender os aspetos gerais do trabalho em grupo cooperativo e produzir um manual que oriente a implementação dessa metodologia. Objetivou-se também aprofundar o conhecimento da metodologia do trabalho em grupo cooperativo bem como suas principiais modalidades de aplicação no contexto da sala de aula. Assim, essa técnica foi aplicada em duas turmas de segundo e duas do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, na cidade de Viçosa, MG. Outras quatro turmas, duas de primeiro e duas de segundo ano, foram usadas como turmas controle para a comparação. Os resultados obtidos mostram que a utilização desta metodologia traz resultados positivos. Em todas as turmas nas quais ela foi aplicada houve uma melhoria no desempenho dos alunos. Houve redução, entre 30 e 50 por cento, no número de alunos abaixo da média. Além disso, a análise do questionário mostrou uma grande aceitação da metodologia proposta.This investigation was expected to assess the implementation of cooperative group method in the learning process of the Physics course for high school, by comparing the performance of students in classes with and without the methodology and applying a questionnaire to analyze the perceptions of students regarding the methodology. In addition, we sought to understand the general aspects of the work in cooperative groups and produce a manual to guide the implementation of this methodology. It also aimed to deepen the knowledge of cooperative group work methodology and its main implementing options in the context of the classroom. Thus, this technique was applied to two classes of second and two of the first year of high school at the State School Doutor Raimundo Alves Torres, in Viçosa, MG. Four other classes, two-first and two second year, were used as control groups for comparison. The results show that the cooperative group methodology brings positive results. We have observed an increase in student ́s performance for all classes where it has been applied. There was a reduction, between 30 and 50 percent, of the number of students below average. Besides that, analysis of the questionnaire has shown that the methodology is well accepted by the students.Universidade Federal de ViçosaFerreira, Sukarno Olavohttp://lattes.cnpq.br/9475953387482545Silva, Vanderlei Generoso da2016-05-24T17:25:20Z2016-05-24T17:25:20Z2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Vanderlei Generoso da. Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física. 2015. 91f. Dissertação (Mestrado em Física Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7702porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2016-05-25T10:05:31Zoai:locus.ufv.br:123456789/7702Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452016-05-25T10:05:31LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física Application of work methodology in cooperative group in physics education |
title |
Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física |
spellingShingle |
Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física Silva, Vanderlei Generoso da Física (Ensino médio) - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Aprendizagem Física |
title_short |
Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física |
title_full |
Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física |
title_fullStr |
Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física |
title_full_unstemmed |
Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física |
title_sort |
Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física |
author |
Silva, Vanderlei Generoso da |
author_facet |
Silva, Vanderlei Generoso da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Sukarno Olavo http://lattes.cnpq.br/9475953387482545 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vanderlei Generoso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física (Ensino médio) - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Aprendizagem Física |
topic |
Física (Ensino médio) - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Aprendizagem Física |
description |
Este trabalho teve como expectativa avaliar a aplicação do método de grupo cooperativo no processo ensino aprendizagem da disciplina de Física para o ensino médio através da comparação do desempenho dos alunos em turmas com e sem metodologia de trabalho em grupos cooperativos e pela aplicação de um questionário para analisar as percepções dos alunos em relação à metodologia. Além disso, buscou-se compreender os aspetos gerais do trabalho em grupo cooperativo e produzir um manual que oriente a implementação dessa metodologia. Objetivou-se também aprofundar o conhecimento da metodologia do trabalho em grupo cooperativo bem como suas principiais modalidades de aplicação no contexto da sala de aula. Assim, essa técnica foi aplicada em duas turmas de segundo e duas do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, na cidade de Viçosa, MG. Outras quatro turmas, duas de primeiro e duas de segundo ano, foram usadas como turmas controle para a comparação. Os resultados obtidos mostram que a utilização desta metodologia traz resultados positivos. Em todas as turmas nas quais ela foi aplicada houve uma melhoria no desempenho dos alunos. Houve redução, entre 30 e 50 por cento, no número de alunos abaixo da média. Além disso, a análise do questionário mostrou uma grande aceitação da metodologia proposta. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 2016-05-24T17:25:20Z 2016-05-24T17:25:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Vanderlei Generoso da. Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física. 2015. 91f. Dissertação (Mestrado em Física Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7702 |
identifier_str_mv |
SILVA, Vanderlei Generoso da. Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física. 2015. 91f. Dissertação (Mestrado em Física Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015. |
url |
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1822610555017363456 |