Carta do leitor: análise de elementos da argumentação em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rocha, Antônia Cláudia de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27928
Resumo: MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; ROCHA, Antônia Cláudia de Carvalho. Carta do leitor: análise de elementos da argumentação em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental. Revista de Letras, Fortaleza, v. 2, n. 35, p. 77-92, jul./dez. 2016.
id UFC-7_b1cd764de3425c6b972f8ef3d3911a00
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/27928
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Carta do leitor: análise de elementos da argumentação em textos produzidos por alunos do Ensino FundamentalReader's letter: analyses of elements of argumentation in texts produced by elementary school studentsEnsino da escritaCarta de leitorSequência argumentativaWriting teachingMELO, Bárbara Olímpia Ramos de; ROCHA, Antônia Cláudia de Carvalho. Carta do leitor: análise de elementos da argumentação em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental. Revista de Letras, Fortaleza, v. 2, n. 35, p. 77-92, jul./dez. 2016.This paper presents a study about strategies of argumentation construction used by students of a public school of Fundamental Teaching in textual production of the reader’s letter genre. The aim is to present the linguistic resources used by the students in the writing genre as they present their opinion on certain subjects. The theoretical bases for this work comes from, mostly, the studies of Bakthin (1997) and Bronckart (2012), to the study of genres in a socio-interactionist perspective of language. There is also as theoretical apparatus to discuss textual sequence and argumentation, the ideas of Adam (2011), Koch (2011), Reboul (2004), among others. The methodological resource used was the application of a writing production activity of reader’s letter genre. The proposal of text production applied is presented in the textbook used by the group of the research subjects. With the activity resulting texts we proceeded to the qualitative and quantitative analysis of the argumentation constitutive elements. At the end of the research, we verified that the text produced still present, considering the argumentative sequence elements, a somehow fragile argumentation with limitation or few variations in the use of characteristic linguistic elements of such sequence. Before such finding it is important to reflect on the necessary theoretical-methodological review for the teaching or argumentation in the fundamental teaching context.O presente artigo apresenta um estudo sobre a construção da argumentação na produção textual do gênero carta do leitor, realizada por alunos de uma escola pública de Ensino Fundamental. O objetivo é apresentar os recursos linguísticos utilizados pelos alunos na escrita do gênero ao apresentarem suas opiniões sobre determinado assunto. A base teórica que fundamentou o trabalho parte, principalmente, dos estudos de Bakhtin (1997) e Bronckart (2012), para o estudo de gêneros numa perspectiva sociointeracionista da linguagem. Tem também como aparato teórico, para discutir sequência textual e argumentação, as ideias de Adam (2011), Koch (2011) e Reboul (2004), dentre outros. O recurso metodológico usado foi a aplicação de uma atividade de produção escrita do gênero carta de leitor. A proposta de produção de texto aplicada está presente no livro didático utilizado na turma dos sujeitos da pesquisa. Com os textos resultantes da atividade, procedemos à análise qualitativa e quantitativa dos elementos constituintes da argumentação. Ao final da pesquisa, verificamos que os textos produzidos ainda apresentam, considerando os elementos da sequência argumentativa, uma argumentação um tanto frágil com limitação ou pouca variação no uso de elementos linguísticos característicos de tal sequência. Diante dessa constatação é importante refletir sobre a necessária revisão teórico-metodológica para o ensino da argumentação no contexto do Ensino Fundamental.Revista de Letras2017-11-23T19:59:33Z2017-11-23T19:59:33Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMelo, B. O. R.; Rocha, A. C. C. (2016)2358-4793 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27928Melo, Bárbara Olímpia Ramos deRocha, Antônia Cláudia de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:53:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/27928Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:41.428548Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Carta do leitor: análise de elementos da argumentação em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental
Reader's letter: analyses of elements of argumentation in texts produced by elementary school students
title Carta do leitor: análise de elementos da argumentação em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental
spellingShingle Carta do leitor: análise de elementos da argumentação em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental
Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Ensino da escrita
Carta de leitor
Sequência argumentativa
Writing teaching
title_short Carta do leitor: análise de elementos da argumentação em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental
title_full Carta do leitor: análise de elementos da argumentação em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental
title_fullStr Carta do leitor: análise de elementos da argumentação em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Carta do leitor: análise de elementos da argumentação em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental
title_sort Carta do leitor: análise de elementos da argumentação em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental
author Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
author_facet Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Rocha, Antônia Cláudia de Carvalho
author_role author
author2 Rocha, Antônia Cláudia de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Rocha, Antônia Cláudia de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da escrita
Carta de leitor
Sequência argumentativa
Writing teaching
topic Ensino da escrita
Carta de leitor
Sequência argumentativa
Writing teaching
description MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; ROCHA, Antônia Cláudia de Carvalho. Carta do leitor: análise de elementos da argumentação em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental. Revista de Letras, Fortaleza, v. 2, n. 35, p. 77-92, jul./dez. 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-11-23T19:59:33Z
2017-11-23T19:59:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Melo, B. O. R.; Rocha, A. C. C. (2016)
2358-4793 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27928
identifier_str_mv Melo, B. O. R.; Rocha, A. C. C. (2016)
2358-4793 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028993624965120