O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belém, Breno de Campos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23569
Resumo: BELÉM, Breno de Campos. O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 123-134, jan./jul. 2012.
id UFC-7_b35ecdd1e07056248250ba78e516c9d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/23569
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensivaAutonomiaAprendenteLíngua estrangeiraAutonomyBELÉM, Breno de Campos. O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 123-134, jan./jul. 2012.Autonomy is of paramount importance for teaching and learning of foreign language contexts. The endless search for the information enables the learner a better competence in language skills. However, in a different context of second language learning, the foreign language learner does not have constant contact with the language when he or she is out of the classroom, unless he or she look for ways to practice what was learned. In this sense, studies on autonomy (HOLEC, 1981; LITTLE, 1991; BENSON, VOLERL, 1997; BENSON, 2001, DICKINSON, 1987; MAGNO E SILVA, 2003) show that students are aware of what skills and competences can be developed and trained according to their wills, or the interdependence of another subject, they become better learners. Consequently, they demonstrate better skills in language use. Thus, this study aims at analyzing the learning narratives of students in an intensive English language course at UFPA, discussing what students think, relating to their independent learning along their journeys as learners. The survey reveals that most of students have shown autonomous behaviors when they were looking for improvements to teach English in elementary schools.A autonomia é de primordial importância em contextos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. A incessante busca pela informação possibilita ao aprendente uma melhor competência nas habilidades linguageiras. Entretanto, diferentemente de contextos de aprendizagem de língua segunda, o aluno de uma língua estrangeira não tem contato constante com a língua falada quando está fora da sala de aula, a menos que busque meios para praticar o que aprendeu. Nesse sentido, estudos sobre a autonomia (HOLEC, 1981; LITTLE, 1991; BENSON; VOLLER, 1997; BENSON, 2001; DICKINSON, 1987; MAGNO E SILVA, 2003) mostram que alunos cientes de que habilidades e competências podem ser desenvolvidas e treinadas, de acordo com suas vontades, ou com a interdependência de outro sujeito, tornam-se melhores aprendentes, e, por consequência, demonstram melhores habilidades no uso da língua. Deste modo, este trabalho tem como objetivo analisar narrativas de aprendizagem de alunos do curso de graduação intensiva em língua inglesa da UFPA, discutindo quais reflexões os alunos fazem em relação à aprendizagem autônoma ao longo da jornada como aprendentes. A pesquisa revela que a maioria dos alunos apresentaram comportamentos autônomos devido à busca de melhorias para ensinar inglês em escolas de ensino fundamental.Revista Entrepalavras2017-06-26T11:00:19Z2017-06-26T11:00:19Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBelém, B. C. (2012)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23569Belém, Breno de Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T18:35:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23569Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:11.730983Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva
title O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva
spellingShingle O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva
Belém, Breno de Campos
Autonomia
Aprendente
Língua estrangeira
Autonomy
title_short O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva
title_full O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva
title_fullStr O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva
title_full_unstemmed O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva
title_sort O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva
author Belém, Breno de Campos
author_facet Belém, Breno de Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belém, Breno de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Aprendente
Língua estrangeira
Autonomy
topic Autonomia
Aprendente
Língua estrangeira
Autonomy
description BELÉM, Breno de Campos. O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 123-134, jan./jul. 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-06-26T11:00:19Z
2017-06-26T11:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Belém, B. C. (2012)
2237-6321 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23569
identifier_str_mv Belém, B. C. (2012)
2237-6321 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028906012246016