Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Francisca Janette Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nascimento, Maria Valdênia Falcão do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60972
Resumo: No presente trabalho, objetivamos apresentar uma reflexão crítica sobre o uso de mapas conceituais como recurso didático, bem como apresentar uma proposta didática para o ensino da expressão escrita em aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE). Para tanto, tomamos como base os pressupostos da teoria sobre aprendizagem significativa (AS), proposta pelo psicólogo David Ausubel (2003), e a técnica de elaboração de mapas conceituais criada por Novak (1984), como estratégia para o favorecimento da aprendizagem significativa. A seguinte questão de pesquisa norteou nossa investigação: de que forma o uso de mapas conceituais em sala de aula pode ajudar os alunos na aquisição da expressão escrita em ELE? A pesquisa proposta é de natureza qualitativa, uma vez que buscamos, a partir da literatura da área, apresentar uma reflexão crítica sobre o uso de mapas conceituais como estratégia didática em sala de aula e, ainda, fazer sugestão de aplicação de uma proposta didática baseada no uso de tais mapas, para turmas do Ensino Médio. Almejamos, assim, proporcionar contribuições teóricas para professores de ELE que estejam comprometidos com um ensino voltado para o real desenvolvimento da competência comunicativa dos seus alunos.
id UFC-7_b45b5901a633c2b7c67b84031c6e6d65
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/60972
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aulaMapas conceituaisProdução textualEnsino de ELENo presente trabalho, objetivamos apresentar uma reflexão crítica sobre o uso de mapas conceituais como recurso didático, bem como apresentar uma proposta didática para o ensino da expressão escrita em aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE). Para tanto, tomamos como base os pressupostos da teoria sobre aprendizagem significativa (AS), proposta pelo psicólogo David Ausubel (2003), e a técnica de elaboração de mapas conceituais criada por Novak (1984), como estratégia para o favorecimento da aprendizagem significativa. A seguinte questão de pesquisa norteou nossa investigação: de que forma o uso de mapas conceituais em sala de aula pode ajudar os alunos na aquisição da expressão escrita em ELE? A pesquisa proposta é de natureza qualitativa, uma vez que buscamos, a partir da literatura da área, apresentar uma reflexão crítica sobre o uso de mapas conceituais como estratégia didática em sala de aula e, ainda, fazer sugestão de aplicação de uma proposta didática baseada no uso de tais mapas, para turmas do Ensino Médio. Almejamos, assim, proporcionar contribuições teóricas para professores de ELE que estejam comprometidos com um ensino voltado para o real desenvolvimento da competência comunicativa dos seus alunos.En el presente trabajo, objetivamos presentar una reflexión crítica sobre el uso de mapas conceptuales como recurso didáctico, así como presentar una propuesta didáctica para la enseñanza de la expresión escrita en clases de español como lengua extranjera (ELE). Para tanto, tomamos como base los presupuestos de la teoría sobre el aprendizaje significativo (AS), propuesta por el psicólogo David Ausubel (2003), y la técnica de elaboración de mapas conceptuales creada por Novak (1984), como estrategia para el favorecimiento del aprendizaje significativo. El siguiente interrogante norteó nuestra investigación: ¿De qué forma el uso de mapas conceptuales en el aula puede ayudar a los alumnos en la adquisición de la expresión escrita en ELE? La investigación es de naturaleza cualitativa, una vez que buscamos, a partir de la literatura del área, presentar una reflexión crítica sobre el uso de mapas conceptuales como estrategia didáctica en aula de clase y, todavía, hacer sugerencia de aplicación de una propuesta didáctica basada en el uso de tales mapas, para grupos de la Enseñanza Media. Anhelamos, así, proporcionar aportes teóricos para profesores de ELE que estén comprometidos con una enseñanza vuelta para el real desarrollo de la competencia comunicativa de los alumnos.Revista Eletrônica do GEPPELE2021-10-06T18:52:22Z2021-10-06T18:52:22Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOBRE, Francisca Janette Silva; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aula. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 1, n. 10, p. 51-66, ago. 2021.2318-0099 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60972Nobre, Francisca Janette SilvaNascimento, Maria Valdênia Falcão doinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:25:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/60972Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:19.974766Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aula
title Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aula
spellingShingle Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aula
Nobre, Francisca Janette Silva
Mapas conceituais
Produção textual
Ensino de ELE
title_short Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aula
title_full Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aula
title_fullStr Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aula
title_full_unstemmed Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aula
title_sort Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aula
author Nobre, Francisca Janette Silva
author_facet Nobre, Francisca Janette Silva
Nascimento, Maria Valdênia Falcão do
author_role author
author2 Nascimento, Maria Valdênia Falcão do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Francisca Janette Silva
Nascimento, Maria Valdênia Falcão do
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas conceituais
Produção textual
Ensino de ELE
topic Mapas conceituais
Produção textual
Ensino de ELE
description No presente trabalho, objetivamos apresentar uma reflexão crítica sobre o uso de mapas conceituais como recurso didático, bem como apresentar uma proposta didática para o ensino da expressão escrita em aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE). Para tanto, tomamos como base os pressupostos da teoria sobre aprendizagem significativa (AS), proposta pelo psicólogo David Ausubel (2003), e a técnica de elaboração de mapas conceituais criada por Novak (1984), como estratégia para o favorecimento da aprendizagem significativa. A seguinte questão de pesquisa norteou nossa investigação: de que forma o uso de mapas conceituais em sala de aula pode ajudar os alunos na aquisição da expressão escrita em ELE? A pesquisa proposta é de natureza qualitativa, uma vez que buscamos, a partir da literatura da área, apresentar uma reflexão crítica sobre o uso de mapas conceituais como estratégia didática em sala de aula e, ainda, fazer sugestão de aplicação de uma proposta didática baseada no uso de tais mapas, para turmas do Ensino Médio. Almejamos, assim, proporcionar contribuições teóricas para professores de ELE que estejam comprometidos com um ensino voltado para o real desenvolvimento da competência comunicativa dos seus alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-06T18:52:22Z
2021-10-06T18:52:22Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOBRE, Francisca Janette Silva; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aula. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 1, n. 10, p. 51-66, ago. 2021.
2318-0099 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60972
identifier_str_mv NOBRE, Francisca Janette Silva; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aula. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 1, n. 10, p. 51-66, ago. 2021.
2318-0099 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028926517149696