A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509 |
Resumo: | O orientador educacional não veto de outro planeta trazendo na mão uma varinha mágica para consertar os desacertos educacionais, muito menos os emocionais. Sua competência é ampla, porque é definida: é social, é pedagógica, é intervenção democratizadora, porque provoca a ação coletiva, reflexiva na formação do cidadão (9:36). Ensinar e aprender tem sido a razão de ser das escolas. É, portanto, esperado que todos os que nela agem e interagem caminhem norteados para este fim. Com esta visão, o tema proposto para este estudo pode, até mesmo, parecer estranho: não seria óbvio que a Orientação Educacional,como um serviço existente na e para a escola, estivesse na perspectiva do ensinoaprendizagem? Como pedagogo, não seria evidente que o orientador educacional, em sua prática, desse prioridade ao currículo escolar e às questões pedagógicas? (...) Com esta análise, o presente ensaio objetiva propor o redimensionamento da Orientação Educacional, tendo em vista o papel da escola como instituição responsável pela transmissãoassimilação do saber. (...) |
id |
UFC-7_b7bab5bd667e9a1aa5193c4b31bf488f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48509 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagemEducaçãoOrientação educacionalProcesso de ensino-aprendizagemO orientador educacional não veto de outro planeta trazendo na mão uma varinha mágica para consertar os desacertos educacionais, muito menos os emocionais. Sua competência é ampla, porque é definida: é social, é pedagógica, é intervenção democratizadora, porque provoca a ação coletiva, reflexiva na formação do cidadão (9:36). Ensinar e aprender tem sido a razão de ser das escolas. É, portanto, esperado que todos os que nela agem e interagem caminhem norteados para este fim. Com esta visão, o tema proposto para este estudo pode, até mesmo, parecer estranho: não seria óbvio que a Orientação Educacional,como um serviço existente na e para a escola, estivesse na perspectiva do ensinoaprendizagem? Como pedagogo, não seria evidente que o orientador educacional, em sua prática, desse prioridade ao currículo escolar e às questões pedagógicas? (...) Com esta análise, o presente ensaio objetiva propor o redimensionamento da Orientação Educacional, tendo em vista o papel da escola como instituição responsável pela transmissãoassimilação do saber. (...)Imprensa Universitária - UFC2019-12-13T10:45:57Z2019-12-13T10:45:57Z1996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfALMEIDA, Ana Maria Bezerra de. A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 31-53.0103-8346http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509Almeida, Ana Maria Bezerra deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T10:45:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48509Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-12-13T10:45:58Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem |
title |
A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem Almeida, Ana Maria Bezerra de Educação Orientação educacional Processo de ensino-aprendizagem |
title_short |
A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem |
title_full |
A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem |
title_sort |
A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem |
author |
Almeida, Ana Maria Bezerra de |
author_facet |
Almeida, Ana Maria Bezerra de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Maria Bezerra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Orientação educacional Processo de ensino-aprendizagem |
topic |
Educação Orientação educacional Processo de ensino-aprendizagem |
description |
O orientador educacional não veto de outro planeta trazendo na mão uma varinha mágica para consertar os desacertos educacionais, muito menos os emocionais. Sua competência é ampla, porque é definida: é social, é pedagógica, é intervenção democratizadora, porque provoca a ação coletiva, reflexiva na formação do cidadão (9:36). Ensinar e aprender tem sido a razão de ser das escolas. É, portanto, esperado que todos os que nela agem e interagem caminhem norteados para este fim. Com esta visão, o tema proposto para este estudo pode, até mesmo, parecer estranho: não seria óbvio que a Orientação Educacional,como um serviço existente na e para a escola, estivesse na perspectiva do ensinoaprendizagem? Como pedagogo, não seria evidente que o orientador educacional, em sua prática, desse prioridade ao currículo escolar e às questões pedagógicas? (...) Com esta análise, o presente ensaio objetiva propor o redimensionamento da Orientação Educacional, tendo em vista o papel da escola como instituição responsável pela transmissãoassimilação do saber. (...) |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996 2019-12-13T10:45:57Z 2019-12-13T10:45:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de. A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 31-53. 0103-8346 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de. A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 31-53. 0103-8346 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806717480140800 |