A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Maria Bezerra de
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509
Resumo: O orientador educacional não veto de outro planeta trazendo na mão uma varinha mágica para consertar os desacertos educacionais, muito menos os emocionais. Sua competência é ampla, porque é definida: é social, é pedagógica, é intervenção democratizadora, porque provoca a ação coletiva, reflexiva na formação do cidadão (9:36). Ensinar e aprender tem sido a razão de ser das escolas. É, portanto, esperado que todos os que nela agem e interagem caminhem norteados para este fim. Com esta visão, o tema proposto para este estudo pode, até mesmo, parecer estranho: não seria óbvio que a Orientação Educacional,como um serviço existente na e para a escola, estivesse na perspectiva do ensinoaprendizagem? Como pedagogo, não seria evidente que o orientador educacional, em sua prática, desse prioridade ao currículo escolar e às questões pedagógicas? (...) Com esta análise, o presente ensaio objetiva propor o redimensionamento da Orientação Educacional, tendo em vista o papel da escola como instituição responsável pela transmissãoassimilação do saber. (...)
id UFC-7_b7bab5bd667e9a1aa5193c4b31bf488f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48509
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagemEducaçãoOrientação educacionalProcesso de ensino-aprendizagemO orientador educacional não veto de outro planeta trazendo na mão uma varinha mágica para consertar os desacertos educacionais, muito menos os emocionais. Sua competência é ampla, porque é definida: é social, é pedagógica, é intervenção democratizadora, porque provoca a ação coletiva, reflexiva na formação do cidadão (9:36). Ensinar e aprender tem sido a razão de ser das escolas. É, portanto, esperado que todos os que nela agem e interagem caminhem norteados para este fim. Com esta visão, o tema proposto para este estudo pode, até mesmo, parecer estranho: não seria óbvio que a Orientação Educacional,como um serviço existente na e para a escola, estivesse na perspectiva do ensinoaprendizagem? Como pedagogo, não seria evidente que o orientador educacional, em sua prática, desse prioridade ao currículo escolar e às questões pedagógicas? (...) Com esta análise, o presente ensaio objetiva propor o redimensionamento da Orientação Educacional, tendo em vista o papel da escola como instituição responsável pela transmissãoassimilação do saber. (...)Imprensa Universitária - UFC2019-12-13T10:45:57Z2019-12-13T10:45:57Z1996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfALMEIDA, Ana Maria Bezerra de. A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 31-53.0103-8346http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509Almeida, Ana Maria Bezerra deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T10:45:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48509Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-12-13T10:45:58Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem
title A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem
spellingShingle A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem
Almeida, Ana Maria Bezerra de
Educação
Orientação educacional
Processo de ensino-aprendizagem
title_short A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem
title_full A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem
title_fullStr A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem
title_sort A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem
author Almeida, Ana Maria Bezerra de
author_facet Almeida, Ana Maria Bezerra de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Maria Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Orientação educacional
Processo de ensino-aprendizagem
topic Educação
Orientação educacional
Processo de ensino-aprendizagem
description O orientador educacional não veto de outro planeta trazendo na mão uma varinha mágica para consertar os desacertos educacionais, muito menos os emocionais. Sua competência é ampla, porque é definida: é social, é pedagógica, é intervenção democratizadora, porque provoca a ação coletiva, reflexiva na formação do cidadão (9:36). Ensinar e aprender tem sido a razão de ser das escolas. É, portanto, esperado que todos os que nela agem e interagem caminhem norteados para este fim. Com esta visão, o tema proposto para este estudo pode, até mesmo, parecer estranho: não seria óbvio que a Orientação Educacional,como um serviço existente na e para a escola, estivesse na perspectiva do ensinoaprendizagem? Como pedagogo, não seria evidente que o orientador educacional, em sua prática, desse prioridade ao currículo escolar e às questões pedagógicas? (...) Com esta análise, o presente ensaio objetiva propor o redimensionamento da Orientação Educacional, tendo em vista o papel da escola como instituição responsável pela transmissãoassimilação do saber. (...)
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
2019-12-13T10:45:57Z
2019-12-13T10:45:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de. A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 31-53.
0103-8346
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509
identifier_str_mv ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de. A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 31-53.
0103-8346
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806717480140800