Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Allan Phablo de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000008xnf
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39173
Resumo: Neste tecer das experiências frente ao Laboratório de Leitura e Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular – LEFREIRE vem somar ao nosso ideal de refletir sobre o processo de ensino aprendizagem em Matemática e Sociologia na prática de docência no período de estágio na escola pública de Mossoró-RN. Os referenciais dialogados animaram na confecção de relatório de estágio e trabalho de conclusão de curso de ambos os sujeitos que escrevendo suas memorias vivida, tece entre estás linhas o envolvimento no exercício do dialogo no laboratório. Buscamos integra-se neste grupo de estudo pelo fato de acreditarmos nas reflexões críticas de Paulo Freire na luta por uma educação de cunho popular comprometida como o oprimido e oprimida, onde participamos ativamente de tarefas construídas coletivamente no proposito de atingir os nossos objetivos. Optamos dividir nosso artigo em tópicos para melhorar a leitura de nossas experiências: começando pelo ponto de partida a institucionalização e missão do laboratório em analise, perpassando pelo dialogo com o pernambucano Paulo Freire em suas obras escritas no território nacional e além dele, e continuando a caminhada partilhando dos conceitos construídos para a vida e por fim a aproximação dos ideais pedagógicos na licenciatura de Matemática e Ciências Sociais, bem como as contribuições na escrita de relatórios de estágio e trabalhos de conclusão de curso.[...]
id UFC-7_b8c190796c43bb5e0c0f44338d67b327
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39173
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo FreireAprendizagem em Matemática e SociologiaProcesso de aprendizagemTrabalho de Conclusão do cursoNeste tecer das experiências frente ao Laboratório de Leitura e Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular – LEFREIRE vem somar ao nosso ideal de refletir sobre o processo de ensino aprendizagem em Matemática e Sociologia na prática de docência no período de estágio na escola pública de Mossoró-RN. Os referenciais dialogados animaram na confecção de relatório de estágio e trabalho de conclusão de curso de ambos os sujeitos que escrevendo suas memorias vivida, tece entre estás linhas o envolvimento no exercício do dialogo no laboratório. Buscamos integra-se neste grupo de estudo pelo fato de acreditarmos nas reflexões críticas de Paulo Freire na luta por uma educação de cunho popular comprometida como o oprimido e oprimida, onde participamos ativamente de tarefas construídas coletivamente no proposito de atingir os nossos objetivos. Optamos dividir nosso artigo em tópicos para melhorar a leitura de nossas experiências: começando pelo ponto de partida a institucionalização e missão do laboratório em analise, perpassando pelo dialogo com o pernambucano Paulo Freire em suas obras escritas no território nacional e além dele, e continuando a caminhada partilhando dos conceitos construídos para a vida e por fim a aproximação dos ideais pedagógicos na licenciatura de Matemática e Ciências Sociais, bem como as contribuições na escrita de relatórios de estágio e trabalhos de conclusão de curso.[...]2019-01-24T19:25:15Z2019-01-24T19:25:15Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfQUEIROZ, Allan Phablo de. Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 814-827.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39173ark:/83112/0013000008xnfQueiroz, Allan Phablo deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39173Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:40.271940Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire
title Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire
spellingShingle Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire
Queiroz, Allan Phablo de
Aprendizagem em Matemática e Sociologia
Processo de aprendizagem
Trabalho de Conclusão do curso
title_short Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire
title_full Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire
title_fullStr Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire
title_full_unstemmed Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire
title_sort Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire
author Queiroz, Allan Phablo de
author_facet Queiroz, Allan Phablo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Allan Phablo de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem em Matemática e Sociologia
Processo de aprendizagem
Trabalho de Conclusão do curso
topic Aprendizagem em Matemática e Sociologia
Processo de aprendizagem
Trabalho de Conclusão do curso
description Neste tecer das experiências frente ao Laboratório de Leitura e Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular – LEFREIRE vem somar ao nosso ideal de refletir sobre o processo de ensino aprendizagem em Matemática e Sociologia na prática de docência no período de estágio na escola pública de Mossoró-RN. Os referenciais dialogados animaram na confecção de relatório de estágio e trabalho de conclusão de curso de ambos os sujeitos que escrevendo suas memorias vivida, tece entre estás linhas o envolvimento no exercício do dialogo no laboratório. Buscamos integra-se neste grupo de estudo pelo fato de acreditarmos nas reflexões críticas de Paulo Freire na luta por uma educação de cunho popular comprometida como o oprimido e oprimida, onde participamos ativamente de tarefas construídas coletivamente no proposito de atingir os nossos objetivos. Optamos dividir nosso artigo em tópicos para melhorar a leitura de nossas experiências: começando pelo ponto de partida a institucionalização e missão do laboratório em analise, perpassando pelo dialogo com o pernambucano Paulo Freire em suas obras escritas no território nacional e além dele, e continuando a caminhada partilhando dos conceitos construídos para a vida e por fim a aproximação dos ideais pedagógicos na licenciatura de Matemática e Ciências Sociais, bem como as contribuições na escrita de relatórios de estágio e trabalhos de conclusão de curso.[...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-24T19:25:15Z
2019-01-24T19:25:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Allan Phablo de. Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 814-827.
978 85 7915 171 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39173
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000008xnf
identifier_str_mv QUEIROZ, Allan Phablo de. Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 814-827.
978 85 7915 171 2
ark:/83112/0013000008xnf
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373736376565760