Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/0013000008xnf |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39173 |
Resumo: | Neste tecer das experiências frente ao Laboratório de Leitura e Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular – LEFREIRE vem somar ao nosso ideal de refletir sobre o processo de ensino aprendizagem em Matemática e Sociologia na prática de docência no período de estágio na escola pública de Mossoró-RN. Os referenciais dialogados animaram na confecção de relatório de estágio e trabalho de conclusão de curso de ambos os sujeitos que escrevendo suas memorias vivida, tece entre estás linhas o envolvimento no exercício do dialogo no laboratório. Buscamos integra-se neste grupo de estudo pelo fato de acreditarmos nas reflexões críticas de Paulo Freire na luta por uma educação de cunho popular comprometida como o oprimido e oprimida, onde participamos ativamente de tarefas construídas coletivamente no proposito de atingir os nossos objetivos. Optamos dividir nosso artigo em tópicos para melhorar a leitura de nossas experiências: começando pelo ponto de partida a institucionalização e missão do laboratório em analise, perpassando pelo dialogo com o pernambucano Paulo Freire em suas obras escritas no território nacional e além dele, e continuando a caminhada partilhando dos conceitos construídos para a vida e por fim a aproximação dos ideais pedagógicos na licenciatura de Matemática e Ciências Sociais, bem como as contribuições na escrita de relatórios de estágio e trabalhos de conclusão de curso.[...] |
id |
UFC-7_b8c190796c43bb5e0c0f44338d67b327 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39173 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo FreireAprendizagem em Matemática e SociologiaProcesso de aprendizagemTrabalho de Conclusão do cursoNeste tecer das experiências frente ao Laboratório de Leitura e Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular – LEFREIRE vem somar ao nosso ideal de refletir sobre o processo de ensino aprendizagem em Matemática e Sociologia na prática de docência no período de estágio na escola pública de Mossoró-RN. Os referenciais dialogados animaram na confecção de relatório de estágio e trabalho de conclusão de curso de ambos os sujeitos que escrevendo suas memorias vivida, tece entre estás linhas o envolvimento no exercício do dialogo no laboratório. Buscamos integra-se neste grupo de estudo pelo fato de acreditarmos nas reflexões críticas de Paulo Freire na luta por uma educação de cunho popular comprometida como o oprimido e oprimida, onde participamos ativamente de tarefas construídas coletivamente no proposito de atingir os nossos objetivos. Optamos dividir nosso artigo em tópicos para melhorar a leitura de nossas experiências: começando pelo ponto de partida a institucionalização e missão do laboratório em analise, perpassando pelo dialogo com o pernambucano Paulo Freire em suas obras escritas no território nacional e além dele, e continuando a caminhada partilhando dos conceitos construídos para a vida e por fim a aproximação dos ideais pedagógicos na licenciatura de Matemática e Ciências Sociais, bem como as contribuições na escrita de relatórios de estágio e trabalhos de conclusão de curso.[...]2019-01-24T19:25:15Z2019-01-24T19:25:15Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfQUEIROZ, Allan Phablo de. Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 814-827.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39173ark:/83112/0013000008xnfQueiroz, Allan Phablo deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39173Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:40.271940Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire |
title |
Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire |
spellingShingle |
Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire Queiroz, Allan Phablo de Aprendizagem em Matemática e Sociologia Processo de aprendizagem Trabalho de Conclusão do curso |
title_short |
Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire |
title_full |
Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire |
title_fullStr |
Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire |
title_sort |
Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire |
author |
Queiroz, Allan Phablo de |
author_facet |
Queiroz, Allan Phablo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Allan Phablo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem em Matemática e Sociologia Processo de aprendizagem Trabalho de Conclusão do curso |
topic |
Aprendizagem em Matemática e Sociologia Processo de aprendizagem Trabalho de Conclusão do curso |
description |
Neste tecer das experiências frente ao Laboratório de Leitura e Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular – LEFREIRE vem somar ao nosso ideal de refletir sobre o processo de ensino aprendizagem em Matemática e Sociologia na prática de docência no período de estágio na escola pública de Mossoró-RN. Os referenciais dialogados animaram na confecção de relatório de estágio e trabalho de conclusão de curso de ambos os sujeitos que escrevendo suas memorias vivida, tece entre estás linhas o envolvimento no exercício do dialogo no laboratório. Buscamos integra-se neste grupo de estudo pelo fato de acreditarmos nas reflexões críticas de Paulo Freire na luta por uma educação de cunho popular comprometida como o oprimido e oprimida, onde participamos ativamente de tarefas construídas coletivamente no proposito de atingir os nossos objetivos. Optamos dividir nosso artigo em tópicos para melhorar a leitura de nossas experiências: começando pelo ponto de partida a institucionalização e missão do laboratório em analise, perpassando pelo dialogo com o pernambucano Paulo Freire em suas obras escritas no território nacional e além dele, e continuando a caminhada partilhando dos conceitos construídos para a vida e por fim a aproximação dos ideais pedagógicos na licenciatura de Matemática e Ciências Sociais, bem como as contribuições na escrita de relatórios de estágio e trabalhos de conclusão de curso.[...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-24T19:25:15Z 2019-01-24T19:25:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
QUEIROZ, Allan Phablo de. Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 814-827. 978 85 7915 171 2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39173 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/0013000008xnf |
identifier_str_mv |
QUEIROZ, Allan Phablo de. Experiência de encontro: um matemático, um sociólogo e o educador Paulo Freire. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 814-827. 978 85 7915 171 2 ark:/83112/0013000008xnf |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373736376565760 |