A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sombra, Daniel Nascimento
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barbosa, Emerson da Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44662
Resumo: O artigo apresenta em seu contexto duas realidades desenvolvidas no município de Caucaia pelos autores nomeados mediante o concurso público de edital Nº 001/2009 no cargo de “Professor de Educação Básica Classe C – Música”, abordando ações que vão além da capacitação formal de um educador musical tendo em vista os desafios a serem transpostos através de reflexões, planejamentos e ações inovadoras para o desenvolvimento de uma atuação pedagógica nesta nova realidade do ensino de música no Brasil. Utilizando-se do imbricado de situações vivenciadas por estes autores nas Escolas onde lecionam e no diálogo cotidiano junto à Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Caucaia e entre os demais professores de música dessa Cidade, revelando-se questionamentos sobre a heterogeneidade pedagógica e suas motivações. O escopo deste trabalho é analisar duas realidades, suas atividades e vivências desenvolvidas no município de Caucaia pelos professores de música através de estudo de caso. Ao final, almeja-se fazer um paralelo entre as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula e as condições oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, pela realidade ímpar de cada escola e de cada aluno, pesquisando sobre a conexão entre o pensar pedagógico e as condições oferecidas pela gestão escolar e municipal e pelas situações vivenciadas na sala de aula, nas escolas e na comunidade.
id UFC-7_b8e1d37c8a97f4e3a5786ce4ea26d13b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44662
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE)Educação musicalCondições de trabalhoCondições do trabalho docenteExperiência de magistérioExperiência de trabalhoO artigo apresenta em seu contexto duas realidades desenvolvidas no município de Caucaia pelos autores nomeados mediante o concurso público de edital Nº 001/2009 no cargo de “Professor de Educação Básica Classe C – Música”, abordando ações que vão além da capacitação formal de um educador musical tendo em vista os desafios a serem transpostos através de reflexões, planejamentos e ações inovadoras para o desenvolvimento de uma atuação pedagógica nesta nova realidade do ensino de música no Brasil. Utilizando-se do imbricado de situações vivenciadas por estes autores nas Escolas onde lecionam e no diálogo cotidiano junto à Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Caucaia e entre os demais professores de música dessa Cidade, revelando-se questionamentos sobre a heterogeneidade pedagógica e suas motivações. O escopo deste trabalho é analisar duas realidades, suas atividades e vivências desenvolvidas no município de Caucaia pelos professores de música através de estudo de caso. Ao final, almeja-se fazer um paralelo entre as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula e as condições oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, pela realidade ímpar de cada escola e de cada aluno, pesquisando sobre a conexão entre o pensar pedagógico e as condições oferecidas pela gestão escolar e municipal e pelas situações vivenciadas na sala de aula, nas escolas e na comunidade.2019-08-12T14:24:26Z2019-08-12T14:24:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOMBRA, Daniel Nascimento; BARBOSA, Emerson da Silva. A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE). In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016.2318-664Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44662Sombra, Daniel NascimentoBarbosa, Emerson da Silvaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-15T14:29:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44662Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:25.886284Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE)
title A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE)
spellingShingle A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE)
Sombra, Daniel Nascimento
Educação musical
Condições de trabalho
Condições do trabalho docente
Experiência de magistério
Experiência de trabalho
title_short A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE)
title_full A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE)
title_fullStr A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE)
title_full_unstemmed A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE)
title_sort A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE)
author Sombra, Daniel Nascimento
author_facet Sombra, Daniel Nascimento
Barbosa, Emerson da Silva
author_role author
author2 Barbosa, Emerson da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sombra, Daniel Nascimento
Barbosa, Emerson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Condições de trabalho
Condições do trabalho docente
Experiência de magistério
Experiência de trabalho
topic Educação musical
Condições de trabalho
Condições do trabalho docente
Experiência de magistério
Experiência de trabalho
description O artigo apresenta em seu contexto duas realidades desenvolvidas no município de Caucaia pelos autores nomeados mediante o concurso público de edital Nº 001/2009 no cargo de “Professor de Educação Básica Classe C – Música”, abordando ações que vão além da capacitação formal de um educador musical tendo em vista os desafios a serem transpostos através de reflexões, planejamentos e ações inovadoras para o desenvolvimento de uma atuação pedagógica nesta nova realidade do ensino de música no Brasil. Utilizando-se do imbricado de situações vivenciadas por estes autores nas Escolas onde lecionam e no diálogo cotidiano junto à Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Caucaia e entre os demais professores de música dessa Cidade, revelando-se questionamentos sobre a heterogeneidade pedagógica e suas motivações. O escopo deste trabalho é analisar duas realidades, suas atividades e vivências desenvolvidas no município de Caucaia pelos professores de música através de estudo de caso. Ao final, almeja-se fazer um paralelo entre as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula e as condições oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, pela realidade ímpar de cada escola e de cada aluno, pesquisando sobre a conexão entre o pensar pedagógico e as condições oferecidas pela gestão escolar e municipal e pelas situações vivenciadas na sala de aula, nas escolas e na comunidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-12T14:24:26Z
2019-08-12T14:24:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOMBRA, Daniel Nascimento; BARBOSA, Emerson da Silva. A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE). In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016.
2318-664X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44662
identifier_str_mv SOMBRA, Daniel Nascimento; BARBOSA, Emerson da Silva. A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE). In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016.
2318-664X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028718105329664