Quando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de São Paulo 1 2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagani, Gabriela [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fernandes, Maria José Da Silva [UNESP], Barbosa, Andreza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0055
http://hdl.handle.net/11449/244840
Resumo: Este artículo analiza el fenómeno de la renuncia de profesores y su relación con las condiciones laborales en el sistema escolar del estado de São Paulo. La discusión se basa en una revisión bibliográfica sobre el tema, en datos estadísticos sobre el período de abandono entre 2012 a 2018 y información obtenida a través de entrevistas semiestructuradas. Los datos analizados mostraron altas y constantes tasas de abandono en el período y mostraron que la renuncia es el momento final de un proceso fuertemente influenciado por la insatisfacción con las condiciones laborales, especialmente carrera, salarios, jornada laboral, organización y estructura de la red pública de São Paulo.
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spelling Quando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de São Paulo 1 2Cuando los profesores renuncian al trabajo: un estudio sobre el sistema escolar público en estado de São Pauloexoneração docenteabandono do magistériocondições de trabalho docentevalorização do magistériorede pública de ensino paulistaEste artículo analiza el fenómeno de la renuncia de profesores y su relación con las condiciones laborales en el sistema escolar del estado de São Paulo. La discusión se basa en una revisión bibliográfica sobre el tema, en datos estadísticos sobre el período de abandono entre 2012 a 2018 y información obtenida a través de entrevistas semiestructuradas. Los datos analizados mostraron altas y constantes tasas de abandono en el período y mostraron que la renuncia es el momento final de un proceso fuertemente influenciado por la insatisfacción con las condiciones laborales, especialmente carrera, salarios, jornada laboral, organización y estructura de la red pública de São Paulo.Este artigo analisa o fenômeno da exoneração de docentes e sua relação com as condições de trabalho na rede estadual paulista de ensino. A discussão parte de levantamento bibliográfico acerca da temática, de dados estatísticos sobre a exoneração no período de 2012 a 2018 e de informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede. Os dados analisados mostraram elevados e constantes índices de exoneração no período e evidenciaram que este é o momento final de um processo de desistência influenciado fortemente pela insatisfação diante das condições de trabalho, sobretudo da carreira, dos salários, da jornada de trabalho, e da organização e estrutura da rede paulista.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasPontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasUNICAMP - Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Pontifícia Universidade Católica de CampinasPagani, Gabriela [UNESP]Fernandes, Maria José Da Silva [UNESP]Barbosa, Andreza2023-07-29T11:14:53Z2023-07-29T11:14:53Z2023-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0055Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 34, p. -, 2023.1980-6248http://hdl.handle.net/11449/24484010.1590/1980-6248-2021-0055S0103-73072023000100503S0103-73072023000100503.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T06:30:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244840Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:54:45.764989Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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