Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39270 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem ocorre no indivíduo a partir de constantes estágios de desequilíbrio, acomodação e readaptação ao meio vivencial ao qual é submetido. A partir do estudo realizado por Jean Piaget sobre o processo de ensino-aprendizagem, entendeu-se que estamos, constantemente, passando por momentos de desequilíbrio, no sentido de novas experiências abalarem o nosso mundo cognitivo, que se encontra temporariamente acomodado, para, enfim, buscar um novo equilíbrio. Podemos dizer, que o processo de aprendizagem só se completa quando o fator de desequilíbrio for entendido e internalizado, gerando reequilíbrio, ou seja, um novo conhecimento que será guardado sob forma de memória vivencial.[...] |
id |
UFC-7_b8feae3d0ed58713bb75679e75ba1454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39270 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do CearáProcesso ensino aprendizagemAprendizagemEstágiosO processo de ensino-aprendizagem ocorre no indivíduo a partir de constantes estágios de desequilíbrio, acomodação e readaptação ao meio vivencial ao qual é submetido. A partir do estudo realizado por Jean Piaget sobre o processo de ensino-aprendizagem, entendeu-se que estamos, constantemente, passando por momentos de desequilíbrio, no sentido de novas experiências abalarem o nosso mundo cognitivo, que se encontra temporariamente acomodado, para, enfim, buscar um novo equilíbrio. Podemos dizer, que o processo de aprendizagem só se completa quando o fator de desequilíbrio for entendido e internalizado, gerando reequilíbrio, ou seja, um novo conhecimento que será guardado sob forma de memória vivencial.[...]2019-01-28T10:26:40Z2019-01-28T10:26:40Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 554-571.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39270Rodrigues, Maria do Socorro de SousaCarvalho, Wirla Risany Limaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39270Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:28.669242Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará |
title |
Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará |
spellingShingle |
Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa Processo ensino aprendizagem Aprendizagem Estágios |
title_short |
Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará |
title_full |
Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará |
title_fullStr |
Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará |
title_full_unstemmed |
Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará |
title_sort |
Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará |
author |
Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa |
author_facet |
Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa Carvalho, Wirla Risany Lima |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Wirla Risany Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa Carvalho, Wirla Risany Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo ensino aprendizagem Aprendizagem Estágios |
topic |
Processo ensino aprendizagem Aprendizagem Estágios |
description |
O processo de ensino-aprendizagem ocorre no indivíduo a partir de constantes estágios de desequilíbrio, acomodação e readaptação ao meio vivencial ao qual é submetido. A partir do estudo realizado por Jean Piaget sobre o processo de ensino-aprendizagem, entendeu-se que estamos, constantemente, passando por momentos de desequilíbrio, no sentido de novas experiências abalarem o nosso mundo cognitivo, que se encontra temporariamente acomodado, para, enfim, buscar um novo equilíbrio. Podemos dizer, que o processo de aprendizagem só se completa quando o fator de desequilíbrio for entendido e internalizado, gerando reequilíbrio, ou seja, um novo conhecimento que será guardado sob forma de memória vivencial.[...] |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2019-01-28T10:26:40Z 2019-01-28T10:26:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 554-571. 9788589872423 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39270 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 554-571. 9788589872423 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028874574888960 |