Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Carvalho, Wirla Risany Lima
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39270
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem ocorre no indivíduo a partir de constantes estágios de desequilíbrio, acomodação e readaptação ao meio vivencial ao qual é submetido. A partir do estudo realizado por Jean Piaget sobre o processo de ensino-aprendizagem, entendeu-se que estamos, constantemente, passando por momentos de desequilíbrio, no sentido de novas experiências abalarem o nosso mundo cognitivo, que se encontra temporariamente acomodado, para, enfim, buscar um novo equilíbrio. Podemos dizer, que o processo de aprendizagem só se completa quando o fator de desequilíbrio for entendido e internalizado, gerando reequilíbrio, ou seja, um novo conhecimento que será guardado sob forma de memória vivencial.[...]
id UFC-7_b8feae3d0ed58713bb75679e75ba1454
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39270
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do CearáProcesso ensino aprendizagemAprendizagemEstágiosO processo de ensino-aprendizagem ocorre no indivíduo a partir de constantes estágios de desequilíbrio, acomodação e readaptação ao meio vivencial ao qual é submetido. A partir do estudo realizado por Jean Piaget sobre o processo de ensino-aprendizagem, entendeu-se que estamos, constantemente, passando por momentos de desequilíbrio, no sentido de novas experiências abalarem o nosso mundo cognitivo, que se encontra temporariamente acomodado, para, enfim, buscar um novo equilíbrio. Podemos dizer, que o processo de aprendizagem só se completa quando o fator de desequilíbrio for entendido e internalizado, gerando reequilíbrio, ou seja, um novo conhecimento que será guardado sob forma de memória vivencial.[...]2019-01-28T10:26:40Z2019-01-28T10:26:40Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 554-571.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39270Rodrigues, Maria do Socorro de SousaCarvalho, Wirla Risany Limaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39270Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:28.669242Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará
title Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará
spellingShingle Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará
Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Processo ensino aprendizagem
Aprendizagem
Estágios
title_short Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará
title_full Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará
title_fullStr Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará
title_sort Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará
author Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
author_facet Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Carvalho, Wirla Risany Lima
author_role author
author2 Carvalho, Wirla Risany Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Carvalho, Wirla Risany Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino aprendizagem
Aprendizagem
Estágios
topic Processo ensino aprendizagem
Aprendizagem
Estágios
description O processo de ensino-aprendizagem ocorre no indivíduo a partir de constantes estágios de desequilíbrio, acomodação e readaptação ao meio vivencial ao qual é submetido. A partir do estudo realizado por Jean Piaget sobre o processo de ensino-aprendizagem, entendeu-se que estamos, constantemente, passando por momentos de desequilíbrio, no sentido de novas experiências abalarem o nosso mundo cognitivo, que se encontra temporariamente acomodado, para, enfim, buscar um novo equilíbrio. Podemos dizer, que o processo de aprendizagem só se completa quando o fator de desequilíbrio for entendido e internalizado, gerando reequilíbrio, ou seja, um novo conhecimento que será guardado sob forma de memória vivencial.[...]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-01-28T10:26:40Z
2019-01-28T10:26:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 554-571.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39270
identifier_str_mv RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Avaliação da retomada do processo de ensinoaprendizagem em indivíduos habituados ao automatismo do serviço público: o caso de alunos/servidores da Universidade Federal do Ceará. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 554-571.
9788589872423
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028874574888960