A nova dinâmica do consumo verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes, Túlio Kércio Arruda
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nascimento, Paulo Henrique Albuquerque do
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21142
Resumo: O presente ensaio visa analisar as novas configurações da organização social no que diz respeito às políticas de conscientização ambiental e seus antagonismos nas relações de práticas de consumo. Apresenta também um breve recorte histórico de como se intensificou o reconhecimento da necessidade de adequação dos atores sociais a essa nova configuração da sociedade no discurso do desenvolvimento sustentável. A metodologia utilizada neste ensaio consistiu em leituras de artigos e de livros que retratavam temas como desenvolvimento sustentável, consumo verde e outros aspectos relativos à economia e a formação de novas mercadorias. Sabe-se que essa mudança se deu através das pressões da opinião pública por uma necessidade da disseminação da responsabilidade sócio-ambiental. Essa nova ordem mundial propicia um novo discurso de responsabilização social com as gerações futuras, não só por parte dos consumidores, mas também de todos os outros atores sociais, já que isso passou a ser uma questão de “cidadania”. A formação de uma consciência ecológica passa a ser uma virtude dentro dessas novas ações morais, incentivando o consumo verde e passando, também, a ser uma maneira de valorização de mercadorias produzidas na lógica da sustentabilidade.
id UFC-7_b9b57dda4f7ae3e025d2c5b796237dcd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21142
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A nova dinâmica do consumo verdePráticas de consumoResponsabilidade sócio-ambientalConsumo verdeO presente ensaio visa analisar as novas configurações da organização social no que diz respeito às políticas de conscientização ambiental e seus antagonismos nas relações de práticas de consumo. Apresenta também um breve recorte histórico de como se intensificou o reconhecimento da necessidade de adequação dos atores sociais a essa nova configuração da sociedade no discurso do desenvolvimento sustentável. A metodologia utilizada neste ensaio consistiu em leituras de artigos e de livros que retratavam temas como desenvolvimento sustentável, consumo verde e outros aspectos relativos à economia e a formação de novas mercadorias. Sabe-se que essa mudança se deu através das pressões da opinião pública por uma necessidade da disseminação da responsabilidade sócio-ambiental. Essa nova ordem mundial propicia um novo discurso de responsabilização social com as gerações futuras, não só por parte dos consumidores, mas também de todos os outros atores sociais, já que isso passou a ser uma questão de “cidadania”. A formação de uma consciência ecológica passa a ser uma virtude dentro dessas novas ações morais, incentivando o consumo verde e passando, também, a ser uma maneira de valorização de mercadorias produzidas na lógica da sustentabilidade.2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos2016-11-22T10:52:21Z2016-11-22T10:52:21Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPRESTES,Túlio Kércio Arruda; NASCIMENTO, Paulo Henrique Albuquerque do. A nova dinâmica do consumo verde. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-11.2177-7624http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21142Prestes, Túlio Kércio ArrudaNascimento, Paulo Henrique Albuquerque doporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T20:05:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21142Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-08-27T20:05:39Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A nova dinâmica do consumo verde
title A nova dinâmica do consumo verde
spellingShingle A nova dinâmica do consumo verde
Prestes, Túlio Kércio Arruda
Práticas de consumo
Responsabilidade sócio-ambiental
Consumo verde
title_short A nova dinâmica do consumo verde
title_full A nova dinâmica do consumo verde
title_fullStr A nova dinâmica do consumo verde
title_full_unstemmed A nova dinâmica do consumo verde
title_sort A nova dinâmica do consumo verde
author Prestes, Túlio Kércio Arruda
author_facet Prestes, Túlio Kércio Arruda
Nascimento, Paulo Henrique Albuquerque do
author_role author
author2 Nascimento, Paulo Henrique Albuquerque do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prestes, Túlio Kércio Arruda
Nascimento, Paulo Henrique Albuquerque do
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de consumo
Responsabilidade sócio-ambiental
Consumo verde
topic Práticas de consumo
Responsabilidade sócio-ambiental
Consumo verde
description O presente ensaio visa analisar as novas configurações da organização social no que diz respeito às políticas de conscientização ambiental e seus antagonismos nas relações de práticas de consumo. Apresenta também um breve recorte histórico de como se intensificou o reconhecimento da necessidade de adequação dos atores sociais a essa nova configuração da sociedade no discurso do desenvolvimento sustentável. A metodologia utilizada neste ensaio consistiu em leituras de artigos e de livros que retratavam temas como desenvolvimento sustentável, consumo verde e outros aspectos relativos à economia e a formação de novas mercadorias. Sabe-se que essa mudança se deu através das pressões da opinião pública por uma necessidade da disseminação da responsabilidade sócio-ambiental. Essa nova ordem mundial propicia um novo discurso de responsabilização social com as gerações futuras, não só por parte dos consumidores, mas também de todos os outros atores sociais, já que isso passou a ser uma questão de “cidadania”. A formação de uma consciência ecológica passa a ser uma virtude dentro dessas novas ações morais, incentivando o consumo verde e passando, também, a ser uma maneira de valorização de mercadorias produzidas na lógica da sustentabilidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-11-22T10:52:21Z
2016-11-22T10:52:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRESTES,Túlio Kércio Arruda; NASCIMENTO, Paulo Henrique Albuquerque do. A nova dinâmica do consumo verde. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-11.
2177-7624
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21142
identifier_str_mv PRESTES,Túlio Kércio Arruda; NASCIMENTO, Paulo Henrique Albuquerque do. A nova dinâmica do consumo verde. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-11.
2177-7624
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
publisher.none.fl_str_mv 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935788637421568