Marketing Verde e Consumo Verde: a percepção de alunos do ensino superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Vanessa Batista do.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14256
Resumo: Este estudo teve o intuito de analisar a percepção de estudantes graduandos sobre a prática do marketing verde e o consumo verde, a partir da escala proposta por Braga Junior et al. (2016). Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza quantitativa de caráter descritivo adotado o método survey, obtendo um total de 103 respostas. Os dados foram analisados a partir de uma análise fatorial exploratória e estatística descritiva. Os resultados apontaram a confiabilidade da escala utilizada, mostrando a correlação das variáveis como fator e foi visto que a percepção dos consumidores em algumas variáveis alteravam entre dúvida ou discordância em relação a suas crenças a respeito das práticas verdes como o compromisso de preservação ao meio ambiente, e concordância sobre outras, como a garantia da qualidade de vida ao se fazer uso dos produtos atendendo assim suas expectativas em relação ao seu próprio consumo, analisado que suas práticas podem está relacionadas às informações passadas. O trabalho contribuiu para estudos voltados em analisar a relevância da percepção dos consumidores sobre as questões ambientais como as praticas do marketing verde e consumo verde e sugerese a possibilidade de realizar estudos futuros comparativos em verificar o nível de influência a partir do grau de escolaridade dos consumidores.
id UFCG_b4ac9c875ddd5ac8357ac3e7cbc01748
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14256
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Marketing Verde e Consumo Verde: a percepção de alunos do ensino superior.Green Marketing and Green Consumption: the perception of higher education students.Marketing VerdeConsumo VerdePercepção dos ConsumidoresGreen MarketingGreen ConsumptionConsumer PerceptionAdministraçãoEste estudo teve o intuito de analisar a percepção de estudantes graduandos sobre a prática do marketing verde e o consumo verde, a partir da escala proposta por Braga Junior et al. (2016). Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza quantitativa de caráter descritivo adotado o método survey, obtendo um total de 103 respostas. Os dados foram analisados a partir de uma análise fatorial exploratória e estatística descritiva. Os resultados apontaram a confiabilidade da escala utilizada, mostrando a correlação das variáveis como fator e foi visto que a percepção dos consumidores em algumas variáveis alteravam entre dúvida ou discordância em relação a suas crenças a respeito das práticas verdes como o compromisso de preservação ao meio ambiente, e concordância sobre outras, como a garantia da qualidade de vida ao se fazer uso dos produtos atendendo assim suas expectativas em relação ao seu próprio consumo, analisado que suas práticas podem está relacionadas às informações passadas. O trabalho contribuiu para estudos voltados em analisar a relevância da percepção dos consumidores sobre as questões ambientais como as praticas do marketing verde e consumo verde e sugerese a possibilidade de realizar estudos futuros comparativos em verificar o nível de influência a partir do grau de escolaridade dos consumidores.This study aimed to analyze the perception of students of higher education about the practice of green marketing and green consumption, based on the scale proposed by Braga Junior et al. (2016). For that, a quantitative research of a descriptive nature was carried out using the survey method, obtaining 103 responses from students of higher education. The data were analyzed from an exploratory factorial analysis and descriptive statistics. The results pointed out the reliability of the scale used, showing the correlation of the variables as a factor and it was seen that the perception of the consumers in some variables altered between doubt or disagreement in relation to their beliefs regarding the green practices as the commitment of preservation to the environment , and agreement on others, such as the guarantee of the quality of life when making use of the products thus meeting their expectations in relation to their own consumption, analyzed that their practices may be related to past information. The work contributed to studies aimed at analyzing the relevance of consumer perception on environmental issues such as green marketing practices and green consumption and it is suggested as a possibility to carry out comparative future studies in verifying the level of influence from the level of schooling of the consumers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Verônica Macário de.OLIVEIRA, V. M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875NASCIMENTO, Vanessa Batista do.20182020-08-18T16:23:01Z2020-08-182020-08-18T16:23:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14256NASCIMENTO, Vanessa Batista do. Marketing Verde e Consumo Verde: a percepção de alunos do ensino superior. 2018. 22 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T16:58:13Zoai:localhost:riufcg/14256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T16:58:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Verde e Consumo Verde: a percepção de alunos do ensino superior.
Green Marketing and Green Consumption: the perception of higher education students.
title Marketing Verde e Consumo Verde: a percepção de alunos do ensino superior.
spellingShingle Marketing Verde e Consumo Verde: a percepção de alunos do ensino superior.
NASCIMENTO, Vanessa Batista do.
Marketing Verde
Consumo Verde
Percepção dos Consumidores
Green Marketing
Green Consumption
Consumer Perception
Administração
title_short Marketing Verde e Consumo Verde: a percepção de alunos do ensino superior.
title_full Marketing Verde e Consumo Verde: a percepção de alunos do ensino superior.
title_fullStr Marketing Verde e Consumo Verde: a percepção de alunos do ensino superior.
title_full_unstemmed Marketing Verde e Consumo Verde: a percepção de alunos do ensino superior.
title_sort Marketing Verde e Consumo Verde: a percepção de alunos do ensino superior.
author NASCIMENTO, Vanessa Batista do.
author_facet NASCIMENTO, Vanessa Batista do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Verônica Macário de.
OLIVEIRA, V. M.
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Vanessa Batista do.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Verde
Consumo Verde
Percepção dos Consumidores
Green Marketing
Green Consumption
Consumer Perception
Administração
topic Marketing Verde
Consumo Verde
Percepção dos Consumidores
Green Marketing
Green Consumption
Consumer Perception
Administração
description Este estudo teve o intuito de analisar a percepção de estudantes graduandos sobre a prática do marketing verde e o consumo verde, a partir da escala proposta por Braga Junior et al. (2016). Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza quantitativa de caráter descritivo adotado o método survey, obtendo um total de 103 respostas. Os dados foram analisados a partir de uma análise fatorial exploratória e estatística descritiva. Os resultados apontaram a confiabilidade da escala utilizada, mostrando a correlação das variáveis como fator e foi visto que a percepção dos consumidores em algumas variáveis alteravam entre dúvida ou discordância em relação a suas crenças a respeito das práticas verdes como o compromisso de preservação ao meio ambiente, e concordância sobre outras, como a garantia da qualidade de vida ao se fazer uso dos produtos atendendo assim suas expectativas em relação ao seu próprio consumo, analisado que suas práticas podem está relacionadas às informações passadas. O trabalho contribuiu para estudos voltados em analisar a relevância da percepção dos consumidores sobre as questões ambientais como as praticas do marketing verde e consumo verde e sugerese a possibilidade de realizar estudos futuros comparativos em verificar o nível de influência a partir do grau de escolaridade dos consumidores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-08-18T16:23:01Z
2020-08-18
2020-08-18T16:23:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14256
NASCIMENTO, Vanessa Batista do. Marketing Verde e Consumo Verde: a percepção de alunos do ensino superior. 2018. 22 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14256
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14256
identifier_str_mv NASCIMENTO, Vanessa Batista do. Marketing Verde e Consumo Verde: a percepção de alunos do ensino superior. 2018. 22 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744454995673088