A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58220 |
Resumo: | Este trabalho trata da importância da interação entre pais e filhos no momento do brincar O que os pais ignoram é que esta atividade jamais deve ser direcionada com a intenção de assumir o controle da brincadeira ou do comportamento da criança, tirando o foco da fantasia e da imaginação, pois corre o risco de se tornar exaustiva e sem significado para a ela. E foi a partir de constatações como a de Paulo Freire, de que devemos buscar agir de acordo com uma pedagogia libertadora, que nos dispomos a tratar sobre o brincar livre. Utilizamos o diário da Brinquedoteca da Faced (UFC) como fonte de pesquisa. Foi por meio da seleção de relatos que identificamos as dificuldades que os pais têm ao tentar entrar na brincadeira. Pudemos observar pelos relatos analisados que havia uma tentativa de direcionamento do brincar da criança e que os brinquedistas não interviam nesse processo. Também fizemos o uso da bibliografia que trata do assunto, como o livro de Piaget: A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Outra obra utilizada foi a de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido. A pesquisa confirmou as ideias dos autores estudados, de que o brincar livre é o meio mais espontâneo que as crianças encontram de reorganizar os valores e de praticar as virtudes que aprendem durante a rotina familiar e social. Outro resultado importante foi que os pais precisam se informar quanto ao conceito do brincar livre e sua importância para as crianças. Concluímos que a brinquedoteca pode ajudar por meio da formação de seus brinquedistas para a elucidação dos pais quanto a cultura do brincar. Os pais conseguirão interagir melhor quando estiverem cientes da seriedade que é o brincar, bem como da sua importância para o desenvolvimento infantil. O brincar livre poderá acontecer no momento em que a família ali presente estiver de fato se divertindo, sem preocupações com relação a ensinar ou aprender, pois isto acorrerá naturalmente. |
id |
UFC-7_ba80fe881fd7a69bfb71b1ca8bdecda4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/58220 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do CearáPais e filhosDesenvolvimento infantilBrincadeirasBrinquedotecasEste trabalho trata da importância da interação entre pais e filhos no momento do brincar O que os pais ignoram é que esta atividade jamais deve ser direcionada com a intenção de assumir o controle da brincadeira ou do comportamento da criança, tirando o foco da fantasia e da imaginação, pois corre o risco de se tornar exaustiva e sem significado para a ela. E foi a partir de constatações como a de Paulo Freire, de que devemos buscar agir de acordo com uma pedagogia libertadora, que nos dispomos a tratar sobre o brincar livre. Utilizamos o diário da Brinquedoteca da Faced (UFC) como fonte de pesquisa. Foi por meio da seleção de relatos que identificamos as dificuldades que os pais têm ao tentar entrar na brincadeira. Pudemos observar pelos relatos analisados que havia uma tentativa de direcionamento do brincar da criança e que os brinquedistas não interviam nesse processo. Também fizemos o uso da bibliografia que trata do assunto, como o livro de Piaget: A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Outra obra utilizada foi a de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido. A pesquisa confirmou as ideias dos autores estudados, de que o brincar livre é o meio mais espontâneo que as crianças encontram de reorganizar os valores e de praticar as virtudes que aprendem durante a rotina familiar e social. Outro resultado importante foi que os pais precisam se informar quanto ao conceito do brincar livre e sua importância para as crianças. Concluímos que a brinquedoteca pode ajudar por meio da formação de seus brinquedistas para a elucidação dos pais quanto a cultura do brincar. Os pais conseguirão interagir melhor quando estiverem cientes da seriedade que é o brincar, bem como da sua importância para o desenvolvimento infantil. O brincar livre poderá acontecer no momento em que a família ali presente estiver de fato se divertindo, sem preocupações com relação a ensinar ou aprender, pois isto acorrerá naturalmente.Universidade Federal do Ceará2021-05-06T16:20:07Z2021-05-06T16:20:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFERREIRA, Maria Eliane Soares; SILVA, Thais Cristina Cardoso da; ARAÚJO, Ellen Cavalcante de; SOARES, Cristina Facanha. A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58220Ferreira, Maria Eliane SoaresSilva, Thais Cristina Cardoso daAraújo, Ellen Cavalcante deSoares, Cristina Facanhainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:41:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58220Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:14.367365Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará |
title |
A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará |
spellingShingle |
A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará Ferreira, Maria Eliane Soares Pais e filhos Desenvolvimento infantil Brincadeiras Brinquedotecas |
title_short |
A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará |
title_full |
A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará |
title_fullStr |
A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará |
title_full_unstemmed |
A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará |
title_sort |
A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará |
author |
Ferreira, Maria Eliane Soares |
author_facet |
Ferreira, Maria Eliane Soares Silva, Thais Cristina Cardoso da Araújo, Ellen Cavalcante de Soares, Cristina Facanha |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Thais Cristina Cardoso da Araújo, Ellen Cavalcante de Soares, Cristina Facanha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Eliane Soares Silva, Thais Cristina Cardoso da Araújo, Ellen Cavalcante de Soares, Cristina Facanha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pais e filhos Desenvolvimento infantil Brincadeiras Brinquedotecas |
topic |
Pais e filhos Desenvolvimento infantil Brincadeiras Brinquedotecas |
description |
Este trabalho trata da importância da interação entre pais e filhos no momento do brincar O que os pais ignoram é que esta atividade jamais deve ser direcionada com a intenção de assumir o controle da brincadeira ou do comportamento da criança, tirando o foco da fantasia e da imaginação, pois corre o risco de se tornar exaustiva e sem significado para a ela. E foi a partir de constatações como a de Paulo Freire, de que devemos buscar agir de acordo com uma pedagogia libertadora, que nos dispomos a tratar sobre o brincar livre. Utilizamos o diário da Brinquedoteca da Faced (UFC) como fonte de pesquisa. Foi por meio da seleção de relatos que identificamos as dificuldades que os pais têm ao tentar entrar na brincadeira. Pudemos observar pelos relatos analisados que havia uma tentativa de direcionamento do brincar da criança e que os brinquedistas não interviam nesse processo. Também fizemos o uso da bibliografia que trata do assunto, como o livro de Piaget: A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Outra obra utilizada foi a de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido. A pesquisa confirmou as ideias dos autores estudados, de que o brincar livre é o meio mais espontâneo que as crianças encontram de reorganizar os valores e de praticar as virtudes que aprendem durante a rotina familiar e social. Outro resultado importante foi que os pais precisam se informar quanto ao conceito do brincar livre e sua importância para as crianças. Concluímos que a brinquedoteca pode ajudar por meio da formação de seus brinquedistas para a elucidação dos pais quanto a cultura do brincar. Os pais conseguirão interagir melhor quando estiverem cientes da seriedade que é o brincar, bem como da sua importância para o desenvolvimento infantil. O brincar livre poderá acontecer no momento em que a família ali presente estiver de fato se divertindo, sem preocupações com relação a ensinar ou aprender, pois isto acorrerá naturalmente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-05-06T16:20:07Z 2021-05-06T16:20:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Maria Eliane Soares; SILVA, Thais Cristina Cardoso da; ARAÚJO, Ellen Cavalcante de; SOARES, Cristina Facanha. A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58220 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Maria Eliane Soares; SILVA, Thais Cristina Cardoso da; ARAÚJO, Ellen Cavalcante de; SOARES, Cristina Facanha. A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028816999677952 |