A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Eliane Soares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Thais Cristina Cardoso da, Araújo, Ellen Cavalcante de, Soares, Cristina Facanha
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58220
Resumo: Este trabalho trata da importância da interação entre pais e filhos no momento do brincar O que os pais ignoram é que esta atividade jamais deve ser direcionada com a intenção de assumir o controle da brincadeira ou do comportamento da criança, tirando o foco da fantasia e da imaginação, pois corre o risco de se tornar exaustiva e sem significado para a ela. E foi a partir de constatações como a de Paulo Freire, de que devemos buscar agir de acordo com uma pedagogia libertadora, que nos dispomos a tratar sobre o brincar livre. Utilizamos o diário da Brinquedoteca da Faced (UFC) como fonte de pesquisa. Foi por meio da seleção de relatos que identificamos as dificuldades que os pais têm ao tentar entrar na brincadeira. Pudemos observar pelos relatos analisados que havia uma tentativa de direcionamento do brincar da criança e que os brinquedistas não interviam nesse processo. Também fizemos o uso da bibliografia que trata do assunto, como o livro de Piaget: A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Outra obra utilizada foi a de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido. A pesquisa confirmou as ideias dos autores estudados, de que o brincar livre é o meio mais espontâneo que as crianças encontram de reorganizar os valores e de praticar as virtudes que aprendem durante a rotina familiar e social. Outro resultado importante foi que os pais precisam se informar quanto ao conceito do brincar livre e sua importância para as crianças. Concluímos que a brinquedoteca pode ajudar por meio da formação de seus brinquedistas para a elucidação dos pais quanto a cultura do brincar. Os pais conseguirão interagir melhor quando estiverem cientes da seriedade que é o brincar, bem como da sua importância para o desenvolvimento infantil. O brincar livre poderá acontecer no momento em que a família ali presente estiver de fato se divertindo, sem preocupações com relação a ensinar ou aprender, pois isto acorrerá naturalmente.
id UFC-7_ba80fe881fd7a69bfb71b1ca8bdecda4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58220
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do CearáPais e filhosDesenvolvimento infantilBrincadeirasBrinquedotecasEste trabalho trata da importância da interação entre pais e filhos no momento do brincar O que os pais ignoram é que esta atividade jamais deve ser direcionada com a intenção de assumir o controle da brincadeira ou do comportamento da criança, tirando o foco da fantasia e da imaginação, pois corre o risco de se tornar exaustiva e sem significado para a ela. E foi a partir de constatações como a de Paulo Freire, de que devemos buscar agir de acordo com uma pedagogia libertadora, que nos dispomos a tratar sobre o brincar livre. Utilizamos o diário da Brinquedoteca da Faced (UFC) como fonte de pesquisa. Foi por meio da seleção de relatos que identificamos as dificuldades que os pais têm ao tentar entrar na brincadeira. Pudemos observar pelos relatos analisados que havia uma tentativa de direcionamento do brincar da criança e que os brinquedistas não interviam nesse processo. Também fizemos o uso da bibliografia que trata do assunto, como o livro de Piaget: A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Outra obra utilizada foi a de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido. A pesquisa confirmou as ideias dos autores estudados, de que o brincar livre é o meio mais espontâneo que as crianças encontram de reorganizar os valores e de praticar as virtudes que aprendem durante a rotina familiar e social. Outro resultado importante foi que os pais precisam se informar quanto ao conceito do brincar livre e sua importância para as crianças. Concluímos que a brinquedoteca pode ajudar por meio da formação de seus brinquedistas para a elucidação dos pais quanto a cultura do brincar. Os pais conseguirão interagir melhor quando estiverem cientes da seriedade que é o brincar, bem como da sua importância para o desenvolvimento infantil. O brincar livre poderá acontecer no momento em que a família ali presente estiver de fato se divertindo, sem preocupações com relação a ensinar ou aprender, pois isto acorrerá naturalmente.Universidade Federal do Ceará2021-05-06T16:20:07Z2021-05-06T16:20:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFERREIRA, Maria Eliane Soares; SILVA, Thais Cristina Cardoso da; ARAÚJO, Ellen Cavalcante de; SOARES, Cristina Facanha. A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58220Ferreira, Maria Eliane SoaresSilva, Thais Cristina Cardoso daAraújo, Ellen Cavalcante deSoares, Cristina Facanhainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:41:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58220Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:14.367365Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
title A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
spellingShingle A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
Ferreira, Maria Eliane Soares
Pais e filhos
Desenvolvimento infantil
Brincadeiras
Brinquedotecas
title_short A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
title_full A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
title_fullStr A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
title_sort A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
author Ferreira, Maria Eliane Soares
author_facet Ferreira, Maria Eliane Soares
Silva, Thais Cristina Cardoso da
Araújo, Ellen Cavalcante de
Soares, Cristina Facanha
author_role author
author2 Silva, Thais Cristina Cardoso da
Araújo, Ellen Cavalcante de
Soares, Cristina Facanha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Eliane Soares
Silva, Thais Cristina Cardoso da
Araújo, Ellen Cavalcante de
Soares, Cristina Facanha
dc.subject.por.fl_str_mv Pais e filhos
Desenvolvimento infantil
Brincadeiras
Brinquedotecas
topic Pais e filhos
Desenvolvimento infantil
Brincadeiras
Brinquedotecas
description Este trabalho trata da importância da interação entre pais e filhos no momento do brincar O que os pais ignoram é que esta atividade jamais deve ser direcionada com a intenção de assumir o controle da brincadeira ou do comportamento da criança, tirando o foco da fantasia e da imaginação, pois corre o risco de se tornar exaustiva e sem significado para a ela. E foi a partir de constatações como a de Paulo Freire, de que devemos buscar agir de acordo com uma pedagogia libertadora, que nos dispomos a tratar sobre o brincar livre. Utilizamos o diário da Brinquedoteca da Faced (UFC) como fonte de pesquisa. Foi por meio da seleção de relatos que identificamos as dificuldades que os pais têm ao tentar entrar na brincadeira. Pudemos observar pelos relatos analisados que havia uma tentativa de direcionamento do brincar da criança e que os brinquedistas não interviam nesse processo. Também fizemos o uso da bibliografia que trata do assunto, como o livro de Piaget: A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Outra obra utilizada foi a de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido. A pesquisa confirmou as ideias dos autores estudados, de que o brincar livre é o meio mais espontâneo que as crianças encontram de reorganizar os valores e de praticar as virtudes que aprendem durante a rotina familiar e social. Outro resultado importante foi que os pais precisam se informar quanto ao conceito do brincar livre e sua importância para as crianças. Concluímos que a brinquedoteca pode ajudar por meio da formação de seus brinquedistas para a elucidação dos pais quanto a cultura do brincar. Os pais conseguirão interagir melhor quando estiverem cientes da seriedade que é o brincar, bem como da sua importância para o desenvolvimento infantil. O brincar livre poderá acontecer no momento em que a família ali presente estiver de fato se divertindo, sem preocupações com relação a ensinar ou aprender, pois isto acorrerá naturalmente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-05-06T16:20:07Z
2021-05-06T16:20:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Maria Eliane Soares; SILVA, Thais Cristina Cardoso da; ARAÚJO, Ellen Cavalcante de; SOARES, Cristina Facanha. A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58220
identifier_str_mv FERREIRA, Maria Eliane Soares; SILVA, Thais Cristina Cardoso da; ARAÚJO, Ellen Cavalcante de; SOARES, Cristina Facanha. A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028816999677952