Sequência Fedathi e análise de erros aplicadas ao ensino de frações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Virlane Nogueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26755
Resumo: MELO, Virlane Nogueira. Sequência Fedathi e análise de erros aplicados ao ensino de frações. 2017. 76f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
id UFC-7_bc0a14964b6487769255f85e60fec719
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26755
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sequência Fedathi e análise de erros aplicadas ao ensino de fraçõesFedathi sequence and analysis of errors applied to the teaching of fractionsMatemática – estudo e ensino – Análise de errosAprendizagem por Ensaio e ErroEnsino de matemática - Ensino Fundamental - Fortaleza (CE)Error AnalysisFedathi SequenceMELO, Virlane Nogueira. Sequência Fedathi e análise de erros aplicados ao ensino de frações. 2017. 76f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.The theme of this research is the teaching of fractions, a content whose learning is essential for success in school life in Mathematics, since it occurs from Elementary to High School, serving as the basis for learning many more complex content. The analysis focused on the applicability of the Fedathi Sequence, coupled with the methodology of Error Analysis in teaching-learning of this subject. The objective of this study is to test the applicability of the feedback methodologies with respect to the content of fractions, in order to make student learning more effective. As for the theoretical basis, this work is based mainly on the writings of Hermínio Borges Neto (2001) on the Fedathi Sequence, as well as on the studies of Helena Cury, (2015) on Error Analysis, among other scholars of these methodologies. This experiment, developed during the year 2017, had the objective of applying the Fedathi Sequence to the teaching of fractions and analyzing the main difficulties and errors committed by the students, when solving the tests - diagnostic exercises applied. It sets up an action research, of quantitative-qualitative approach, whose data collection happened through the application of exercises to each of the eight classes taught, as well as the application of a questionnaire in the first and last class. Ten students from the state education network of Ceará, enrolled in the 8th year of Elementary Education at EEFM Professor Paulo Freire participated in the research. With the support of the analysis of the data obtained in the research, the results indicate that the application of the Fedathi Sequence with the Error Analysis in class was effective, since the students were more confident and interested in the content, highlighting in response to the questionnaires, the benefits of this change of perspective in working with the error and the positioning of the teacher in the classroom.O tema desta pesquisa é o ensino de frações, um conteúdo cujo aprendizado é imprescindível para êxito na vida escolar quanto à Matemática, visto que ocorre desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, servindo de base para o aprendizado de muitos outros conteúdos mais complexos. A análise concentrou-se na aplicabilidade da Sequência Fedathi, aliada à metodologia de Análise de Erros no ensino-aprendizagem desse assunto. Objetiva-se com este estudo testar a aplicabilidade das metodologias retrocitadas no que tange ao conteúdo de frações, com vistas a tornar a aprendizagem dos alunos mais eficaz. Quanto à fundamentação teórica, este trabalho se baseia sobretudo, nos escritos de Hermínio Borges Neto, (2001) acerca da Sequência Fedathi, bem como nos estudos de Helena Cury, (2015) quanto à Análise de Erros, entre outros estudiosos dessas metodologias. Este experimento, desenvolvido ao longo do ano 2017, teve como objetivo aplicar a Sequência Fedathi ao ensino de frações e fazer a análise das principais dificuldades e erros cometidos pelos alunos, ao resolverem os exercícios testes – diagnósticos aplicados. Configura uma pesquisa-ação, de abordagem quanti-qualitativa, cujo levantamento de dados sucedeu mediante aplicação de exercícios a cada uma das oito aulas ministradas, bem como aplicação de questionário na primeira e na última aula. Participaram da pesquisa dez alunos da rede estadual de ensino do Ceará, matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental na EEFM Professor Paulo Freire. Com amparo na análise dos dados obtidos na própria investigação, os resultados apontam que a aplicação da Sequência Fedathi junto à Análise de Erros nas aulas se mostrou eficaz, visto que os estudantes se mostraram mais confiantes e interessados pelo conteúdo, destacando, em resposta aos questionários, os benefícios dessa mudança de perspectiva no trabalho com o erro e no posicionamento do professor em sala de aula.Borges Neto, HermínioMelo, Virlane Nogueira2017-10-23T17:33:14Z2017-10-23T17:33:14Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMelo, V. N.; Borges Neto, H. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26755porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-23T17:33:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26755Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:30.971995Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência Fedathi e análise de erros aplicadas ao ensino de frações
Fedathi sequence and analysis of errors applied to the teaching of fractions
title Sequência Fedathi e análise de erros aplicadas ao ensino de frações
spellingShingle Sequência Fedathi e análise de erros aplicadas ao ensino de frações
Melo, Virlane Nogueira
Matemática – estudo e ensino – Análise de erros
Aprendizagem por Ensaio e Erro
Ensino de matemática - Ensino Fundamental - Fortaleza (CE)
Error Analysis
Fedathi Sequence
title_short Sequência Fedathi e análise de erros aplicadas ao ensino de frações
title_full Sequência Fedathi e análise de erros aplicadas ao ensino de frações
title_fullStr Sequência Fedathi e análise de erros aplicadas ao ensino de frações
title_full_unstemmed Sequência Fedathi e análise de erros aplicadas ao ensino de frações
title_sort Sequência Fedathi e análise de erros aplicadas ao ensino de frações
author Melo, Virlane Nogueira
author_facet Melo, Virlane Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges Neto, Hermínio
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Virlane Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática – estudo e ensino – Análise de erros
Aprendizagem por Ensaio e Erro
Ensino de matemática - Ensino Fundamental - Fortaleza (CE)
Error Analysis
Fedathi Sequence
topic Matemática – estudo e ensino – Análise de erros
Aprendizagem por Ensaio e Erro
Ensino de matemática - Ensino Fundamental - Fortaleza (CE)
Error Analysis
Fedathi Sequence
description MELO, Virlane Nogueira. Sequência Fedathi e análise de erros aplicados ao ensino de frações. 2017. 76f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23T17:33:14Z
2017-10-23T17:33:14Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Melo, V. N.; Borges Neto, H. (2017)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26755
identifier_str_mv Melo, V. N.; Borges Neto, H. (2017)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028740876206081