Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8068 |
Resumo: | O erro, para uma grande maioria dos estudantes e professores, pode significar fracasso ou falta de conhecimento para a prática de uma determinada ação. Diante disso, este estudo traz como problemática as posturas que consideram o erro do aluno como falta de conhecimento. A Análise de Erro é exposta no decorrer deste manuscrito como uma proposta metodológica em potencial para o ensino de Matemática, apoiando-se nas etapas da Sequência Fedathi. Objetiva-se com este estudo relacionar de forma teórica os princípios desenvolvidos pelas teorias Análise de Erro e Sequência Fedathi. Esta investigação tomou como embasamento teórico, sobretudo, os manuscritos de Borges Neto (2013) sobre a Sequência Fedathi, como também a pesquisa de Cury (2015), acerca da Análise de Erro. Este estudo classifica-se como exploratório, cujo levantamento teórico sucedeu mediante uma explanação nas bases de dados e revistas científicas a fim de averiguar artigos, livros e quaisquer manuscritos que tivessem como umas de suas palavras-chaves os termos: “Sequência Fedathi”, “Ensino de Matemática” e/ou “Análise de Erro”. Diante da leitura e exploração dos artigos encontrados na pesquisa bibliográfica, tomou-se como fundamentação teórica para este manuscrito, principalmente, as obras de Cury (2015), Borges Neto (2013) e Souza (2013). Tomou-se como resultado a eficiência no estabelecimento de uma relação entre as teorias citadas anteriormente, considerando experiências evidenciadas nas produções estudadas e a clareza dos princípios teóricos. Portanto, destacam-se os benefícios de ter como ponto de partida para o ensino de matemática situações que promovam ao aluno uma análise de seus erros, a atuação do professor nessa mudança de perspectiva sobre o erro e a nova postura que deverá ser adotada pelo aluno enquanto pesquisador em sala de aula. |
id |
UECE-4_37f7f847e789044100fc055c1b668289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8068 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de MatemáticaSequência FedathiAnálise de ErroEnsino de MatemáticaO erro, para uma grande maioria dos estudantes e professores, pode significar fracasso ou falta de conhecimento para a prática de uma determinada ação. Diante disso, este estudo traz como problemática as posturas que consideram o erro do aluno como falta de conhecimento. A Análise de Erro é exposta no decorrer deste manuscrito como uma proposta metodológica em potencial para o ensino de Matemática, apoiando-se nas etapas da Sequência Fedathi. Objetiva-se com este estudo relacionar de forma teórica os princípios desenvolvidos pelas teorias Análise de Erro e Sequência Fedathi. Esta investigação tomou como embasamento teórico, sobretudo, os manuscritos de Borges Neto (2013) sobre a Sequência Fedathi, como também a pesquisa de Cury (2015), acerca da Análise de Erro. Este estudo classifica-se como exploratório, cujo levantamento teórico sucedeu mediante uma explanação nas bases de dados e revistas científicas a fim de averiguar artigos, livros e quaisquer manuscritos que tivessem como umas de suas palavras-chaves os termos: “Sequência Fedathi”, “Ensino de Matemática” e/ou “Análise de Erro”. Diante da leitura e exploração dos artigos encontrados na pesquisa bibliográfica, tomou-se como fundamentação teórica para este manuscrito, principalmente, as obras de Cury (2015), Borges Neto (2013) e Souza (2013). Tomou-se como resultado a eficiência no estabelecimento de uma relação entre as teorias citadas anteriormente, considerando experiências evidenciadas nas produções estudadas e a clareza dos princípios teóricos. Portanto, destacam-se os benefícios de ter como ponto de partida para o ensino de matemática situações que promovam ao aluno uma análise de seus erros, a atuação do professor nessa mudança de perspectiva sobre o erro e a nova postura que deverá ser adotada pelo aluno enquanto pesquisador em sala de aula.EdUECE2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/806810.30938/bocehm.v9i27.8068Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 27 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 1-162447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8068/6991Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Francisco Mateus Azevedo Menezes, Daniel Brandão2022-08-22T14:10:45Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8068Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:53.756282Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática |
title |
Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática |
spellingShingle |
Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática Pinto, Francisco Mateus Azevedo Sequência Fedathi Análise de Erro Ensino de Matemática |
title_short |
Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática |
title_full |
Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática |
title_fullStr |
Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática |
title_sort |
Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática |
author |
Pinto, Francisco Mateus Azevedo |
author_facet |
Pinto, Francisco Mateus Azevedo Menezes, Daniel Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Daniel Brandão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Francisco Mateus Azevedo Menezes, Daniel Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Fedathi Análise de Erro Ensino de Matemática |
topic |
Sequência Fedathi Análise de Erro Ensino de Matemática |
description |
O erro, para uma grande maioria dos estudantes e professores, pode significar fracasso ou falta de conhecimento para a prática de uma determinada ação. Diante disso, este estudo traz como problemática as posturas que consideram o erro do aluno como falta de conhecimento. A Análise de Erro é exposta no decorrer deste manuscrito como uma proposta metodológica em potencial para o ensino de Matemática, apoiando-se nas etapas da Sequência Fedathi. Objetiva-se com este estudo relacionar de forma teórica os princípios desenvolvidos pelas teorias Análise de Erro e Sequência Fedathi. Esta investigação tomou como embasamento teórico, sobretudo, os manuscritos de Borges Neto (2013) sobre a Sequência Fedathi, como também a pesquisa de Cury (2015), acerca da Análise de Erro. Este estudo classifica-se como exploratório, cujo levantamento teórico sucedeu mediante uma explanação nas bases de dados e revistas científicas a fim de averiguar artigos, livros e quaisquer manuscritos que tivessem como umas de suas palavras-chaves os termos: “Sequência Fedathi”, “Ensino de Matemática” e/ou “Análise de Erro”. Diante da leitura e exploração dos artigos encontrados na pesquisa bibliográfica, tomou-se como fundamentação teórica para este manuscrito, principalmente, as obras de Cury (2015), Borges Neto (2013) e Souza (2013). Tomou-se como resultado a eficiência no estabelecimento de uma relação entre as teorias citadas anteriormente, considerando experiências evidenciadas nas produções estudadas e a clareza dos princípios teóricos. Portanto, destacam-se os benefícios de ter como ponto de partida para o ensino de matemática situações que promovam ao aluno uma análise de seus erros, a atuação do professor nessa mudança de perspectiva sobre o erro e a nova postura que deverá ser adotada pelo aluno enquanto pesquisador em sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8068 10.30938/bocehm.v9i27.8068 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8068 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v9i27.8068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8068/6991 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 27 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 1-16 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998506704896 |