Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Francisco Mateus Azevedo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Menezes, Daniel Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8068
Resumo: O erro, para uma grande maioria dos estudantes e professores, pode significar fracasso ou falta de conhecimento para a prática de uma determinada ação. Diante disso, este estudo traz como problemática as posturas que consideram o erro do aluno como falta de conhecimento. A Análise de Erro é exposta no decorrer deste manuscrito como uma proposta metodológica em potencial para o ensino de Matemática, apoiando-se nas etapas da Sequência Fedathi. Objetiva-se com este estudo relacionar de forma teórica os princípios desenvolvidos pelas teorias Análise de Erro e Sequência Fedathi. Esta investigação tomou como embasamento teórico, sobretudo, os manuscritos de Borges Neto (2013) sobre a Sequência Fedathi, como também a pesquisa de Cury (2015), acerca da Análise de Erro. Este estudo classifica-se como exploratório, cujo levantamento teórico sucedeu mediante uma explanação nas bases de dados e revistas científicas a fim de averiguar artigos, livros e quaisquer manuscritos que tivessem como umas de suas palavras-chaves os termos: “Sequência Fedathi”, “Ensino de Matemática” e/ou “Análise de Erro”. Diante da leitura e exploração dos artigos encontrados na pesquisa bibliográfica, tomou-se como fundamentação teórica para este manuscrito, principalmente, as obras de Cury (2015), Borges Neto (2013) e Souza (2013). Tomou-se como resultado a eficiência no estabelecimento de uma relação entre as teorias citadas anteriormente, considerando experiências evidenciadas nas produções estudadas e a clareza dos princípios teóricos. Portanto, destacam-se os benefícios de ter como ponto de partida para o ensino de matemática situações que promovam ao aluno uma análise de seus erros, a atuação do professor nessa mudança de perspectiva sobre o erro e a nova postura que deverá ser adotada pelo aluno enquanto pesquisador em sala de aula.
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