SequÃncia Fedathi e anÃlise de erros aplicadas ao ensino de fraÃÃes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virlane Nogueira Melo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20031
Resumo: O tema desta pesquisa à o ensino de fraÃÃes, um conteÃdo cujo aprendizado à imprescindÃvel para Ãxito na vida escolar quanto à MatemÃtica, visto que ocorre desde o Ensino Fundamental atà o Ensino MÃdio, servindo de base para o aprendizado de muitos outros conteÃdos mais complexos. A anÃlise concentrou-se na aplicabilidade da SequÃncia Fedathi, aliada à metodologia de AnÃlise de Erros no ensino-aprendizagem desse assunto. Objetiva-se com este estudo testar a aplicabilidade das metodologias retrocitadas no que tange ao conteÃdo de fraÃÃes, com vistas a tornar a aprendizagem dos alunos mais eficaz. Quanto à fundamentaÃÃo teÃrica, este trabalho se baseia sobretudo, nos escritos de HermÃnio Borges Neto, (2001) acerca da SequÃncia Fedathi, bem como nos estudos de Helena Cury, (2015) quanto à AnÃlise de Erros, entre outros estudiosos dessas metodologias. Este experimento, desenvolvido ao longo do ano 2017, teve como objetivo aplicar a SequÃncia Fedathi ao ensino de fraÃÃes e fazer a anÃlise das principais dificuldades e erros cometidos pelos alunos, ao resolverem os exercÃcios testes â diagnÃsticos aplicados. Configura uma pesquisa-aÃÃo, de abordagem quanti-qualitativa, cujo levantamento de dados sucedeu mediante aplicaÃÃo de exercÃcios a cada uma das oito aulas ministradas, bem como aplicaÃÃo de questionÃrio na primeira e na Ãltima aula. Participaram da pesquisa dez alunos da rede estadual de ensino do CearÃ, matriculados no 8 ano do Ensino Fundamental na EEFM Professor Paulo Freire. Com amparo na anÃlise dos dados obtidos na prÃpria investigaÃÃo, os resultados apontam que a aplicaÃÃo da SequÃncia Fedathi junto à AnÃlise de Erros nas aulas se mostrou eficaz, visto que os estudantes se mostraram mais confiantes e interessados pelo conteÃdo, destacando, em resposta aos questionÃrios, os benefÃcios dessa mudanÃa de perspectiva no trabalho com o erro e no posicionamento do professor em sala de aula
id UFC_c588e67c9b6d965c3f91541a2dacb664
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12507
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSequÃncia Fedathi e anÃlise de erros aplicadas ao ensino de fraÃÃesFedathi sequence and analysis of errors applied to the teaching of fractions2017-07-28Herminio Borges Neto01362062391Jorge Carvalho BrandÃo70257566368http://lattes.cnpq.br/2206483361634095 Jonatan Floriano da Silva96069457315http://lattes.cnpq.br/9138070947314282Ana Carolina Costa Pereira82941530363http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753468D902476435309http://lattes.cnpq.br/0781866272789771Virlane Nogueira MeloUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAnÃlise de ErrosEnsino de FraÃÃesSequÃncia FedathiError Analysis Fedathi Sequence Teaching of fractionsMATEMATICAO tema desta pesquisa à o ensino de fraÃÃes, um conteÃdo cujo aprendizado à imprescindÃvel para Ãxito na vida escolar quanto à MatemÃtica, visto que ocorre desde o Ensino Fundamental atà o Ensino MÃdio, servindo de base para o aprendizado de muitos outros conteÃdos mais complexos. A anÃlise concentrou-se na aplicabilidade da SequÃncia Fedathi, aliada à metodologia de AnÃlise de Erros no ensino-aprendizagem desse assunto. Objetiva-se com este estudo testar a aplicabilidade das metodologias retrocitadas no que tange ao conteÃdo de fraÃÃes, com vistas a tornar a aprendizagem dos alunos mais eficaz. Quanto à fundamentaÃÃo teÃrica, este trabalho se baseia sobretudo, nos escritos de HermÃnio Borges Neto, (2001) acerca da SequÃncia Fedathi, bem como nos estudos de Helena Cury, (2015) quanto à AnÃlise de Erros, entre outros estudiosos dessas metodologias. Este experimento, desenvolvido ao longo do ano 2017, teve como objetivo aplicar a SequÃncia Fedathi ao ensino de fraÃÃes e fazer a anÃlise das principais dificuldades e erros cometidos pelos alunos, ao resolverem os exercÃcios testes â diagnÃsticos aplicados. Configura uma pesquisa-aÃÃo, de abordagem quanti-qualitativa, cujo levantamento de dados sucedeu mediante aplicaÃÃo de exercÃcios a cada uma das oito aulas ministradas, bem como aplicaÃÃo de questionÃrio na primeira e na Ãltima aula. Participaram da pesquisa dez alunos da rede estadual de ensino do CearÃ, matriculados no 8 ano do Ensino Fundamental na EEFM Professor Paulo Freire. Com amparo na anÃlise dos dados obtidos na prÃpria investigaÃÃo, os resultados apontam que a aplicaÃÃo da SequÃncia Fedathi junto à AnÃlise de Erros nas aulas se mostrou eficaz, visto que os estudantes se mostraram mais confiantes e interessados pelo conteÃdo, destacando, em resposta aos questionÃrios, os benefÃcios dessa mudanÃa de perspectiva no trabalho com o erro e no posicionamento do professor em sala de aulaThe theme of this research is the teaching of fractions, a content whose learning is essential for success in school life in Mathematics, since it occurs from Elementary to High School, serving as the basis for learning many more complex content. The analysis focused on the applicability of the Fedathi Sequence, coupled with the methodology of Error Analysis in teaching-learning of this subject. The objective of this study is to test the applicability of the feedback methodologies with respect to the content of fractions, in order to make student learning more effective. As for the theoretical basis, this work is based mainly on the writings of HermÃnio Borges Neto (2001) on the Fedathi Sequence, as well as on the studies of Helena Cury, (2015) on Error Analysis, among other scholars of these methodologies. This experiment, developed during the year 2017, had the objective of applying the Fedathi Sequence to the teaching of fractions and analyzing the main difficulties and errors committed by the students, when solving the tests - diagnostic exercises applied. It sets up an action research, of quantitative-qualitative approach, whose data collection happened through the application of exercises to each of the eight classes taught, as well as the application of a questionnaire in the first and last class. Ten students from the state education network of CearÃ, enrolled in the 8th year of Elementary Education at EEFM Professor Paulo Freire participated in the research. With the support of the analysis of the data obtained in the research, the results indicate that the application of the Fedathi Sequence with the Error Analysis in class was effective, since the students were more confident and interested in the content, highlighting in response to the questionnaires, the benefits of this change of perspective in working with the error and the positioning of the teacher in the classroom.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20031application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:24Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv SequÃncia Fedathi e anÃlise de erros aplicadas ao ensino de fraÃÃes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Fedathi sequence and analysis of errors applied to the teaching of fractions
title SequÃncia Fedathi e anÃlise de erros aplicadas ao ensino de fraÃÃes
spellingShingle SequÃncia Fedathi e anÃlise de erros aplicadas ao ensino de fraÃÃes
Virlane Nogueira Melo
AnÃlise de Erros
Ensino de FraÃÃes
SequÃncia Fedathi
Error Analysis
Fedathi Sequence
Teaching of fractions
MATEMATICA
title_short SequÃncia Fedathi e anÃlise de erros aplicadas ao ensino de fraÃÃes
title_full SequÃncia Fedathi e anÃlise de erros aplicadas ao ensino de fraÃÃes
title_fullStr SequÃncia Fedathi e anÃlise de erros aplicadas ao ensino de fraÃÃes
title_full_unstemmed SequÃncia Fedathi e anÃlise de erros aplicadas ao ensino de fraÃÃes
title_sort SequÃncia Fedathi e anÃlise de erros aplicadas ao ensino de fraÃÃes
author Virlane Nogueira Melo
author_facet Virlane Nogueira Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herminio Borges Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01362062391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jorge Carvalho BrandÃo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 70257566368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2206483361634095
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jonatan Floriano da Silva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 96069457315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9138070947314282
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ana Carolina Costa Pereira
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 82941530363
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753468D9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02476435309
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0781866272789771
dc.contributor.author.fl_str_mv Virlane Nogueira Melo
contributor_str_mv Herminio Borges Neto
Jorge Carvalho BrandÃo
Jonatan Floriano da Silva
Ana Carolina Costa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv AnÃlise de Erros
Ensino de FraÃÃes
SequÃncia Fedathi
topic AnÃlise de Erros
Ensino de FraÃÃes
SequÃncia Fedathi
Error Analysis
Fedathi Sequence
Teaching of fractions
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Error Analysis
Fedathi Sequence
Teaching of fractions
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O tema desta pesquisa à o ensino de fraÃÃes, um conteÃdo cujo aprendizado à imprescindÃvel para Ãxito na vida escolar quanto à MatemÃtica, visto que ocorre desde o Ensino Fundamental atà o Ensino MÃdio, servindo de base para o aprendizado de muitos outros conteÃdos mais complexos. A anÃlise concentrou-se na aplicabilidade da SequÃncia Fedathi, aliada à metodologia de AnÃlise de Erros no ensino-aprendizagem desse assunto. Objetiva-se com este estudo testar a aplicabilidade das metodologias retrocitadas no que tange ao conteÃdo de fraÃÃes, com vistas a tornar a aprendizagem dos alunos mais eficaz. Quanto à fundamentaÃÃo teÃrica, este trabalho se baseia sobretudo, nos escritos de HermÃnio Borges Neto, (2001) acerca da SequÃncia Fedathi, bem como nos estudos de Helena Cury, (2015) quanto à AnÃlise de Erros, entre outros estudiosos dessas metodologias. Este experimento, desenvolvido ao longo do ano 2017, teve como objetivo aplicar a SequÃncia Fedathi ao ensino de fraÃÃes e fazer a anÃlise das principais dificuldades e erros cometidos pelos alunos, ao resolverem os exercÃcios testes â diagnÃsticos aplicados. Configura uma pesquisa-aÃÃo, de abordagem quanti-qualitativa, cujo levantamento de dados sucedeu mediante aplicaÃÃo de exercÃcios a cada uma das oito aulas ministradas, bem como aplicaÃÃo de questionÃrio na primeira e na Ãltima aula. Participaram da pesquisa dez alunos da rede estadual de ensino do CearÃ, matriculados no 8 ano do Ensino Fundamental na EEFM Professor Paulo Freire. Com amparo na anÃlise dos dados obtidos na prÃpria investigaÃÃo, os resultados apontam que a aplicaÃÃo da SequÃncia Fedathi junto à AnÃlise de Erros nas aulas se mostrou eficaz, visto que os estudantes se mostraram mais confiantes e interessados pelo conteÃdo, destacando, em resposta aos questionÃrios, os benefÃcios dessa mudanÃa de perspectiva no trabalho com o erro e no posicionamento do professor em sala de aula
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The theme of this research is the teaching of fractions, a content whose learning is essential for success in school life in Mathematics, since it occurs from Elementary to High School, serving as the basis for learning many more complex content. The analysis focused on the applicability of the Fedathi Sequence, coupled with the methodology of Error Analysis in teaching-learning of this subject. The objective of this study is to test the applicability of the feedback methodologies with respect to the content of fractions, in order to make student learning more effective. As for the theoretical basis, this work is based mainly on the writings of HermÃnio Borges Neto (2001) on the Fedathi Sequence, as well as on the studies of Helena Cury, (2015) on Error Analysis, among other scholars of these methodologies. This experiment, developed during the year 2017, had the objective of applying the Fedathi Sequence to the teaching of fractions and analyzing the main difficulties and errors committed by the students, when solving the tests - diagnostic exercises applied. It sets up an action research, of quantitative-qualitative approach, whose data collection happened through the application of exercises to each of the eight classes taught, as well as the application of a questionnaire in the first and last class. Ten students from the state education network of CearÃ, enrolled in the 8th year of Elementary Education at EEFM Professor Paulo Freire participated in the research. With the support of the analysis of the data obtained in the research, the results indicate that the application of the Fedathi Sequence with the Error Analysis in class was effective, since the students were more confident and interested in the content, highlighting in response to the questionnaires, the benefits of this change of perspective in working with the error and the positioning of the teacher in the classroom.
description O tema desta pesquisa à o ensino de fraÃÃes, um conteÃdo cujo aprendizado à imprescindÃvel para Ãxito na vida escolar quanto à MatemÃtica, visto que ocorre desde o Ensino Fundamental atà o Ensino MÃdio, servindo de base para o aprendizado de muitos outros conteÃdos mais complexos. A anÃlise concentrou-se na aplicabilidade da SequÃncia Fedathi, aliada à metodologia de AnÃlise de Erros no ensino-aprendizagem desse assunto. Objetiva-se com este estudo testar a aplicabilidade das metodologias retrocitadas no que tange ao conteÃdo de fraÃÃes, com vistas a tornar a aprendizagem dos alunos mais eficaz. Quanto à fundamentaÃÃo teÃrica, este trabalho se baseia sobretudo, nos escritos de HermÃnio Borges Neto, (2001) acerca da SequÃncia Fedathi, bem como nos estudos de Helena Cury, (2015) quanto à AnÃlise de Erros, entre outros estudiosos dessas metodologias. Este experimento, desenvolvido ao longo do ano 2017, teve como objetivo aplicar a SequÃncia Fedathi ao ensino de fraÃÃes e fazer a anÃlise das principais dificuldades e erros cometidos pelos alunos, ao resolverem os exercÃcios testes â diagnÃsticos aplicados. Configura uma pesquisa-aÃÃo, de abordagem quanti-qualitativa, cujo levantamento de dados sucedeu mediante aplicaÃÃo de exercÃcios a cada uma das oito aulas ministradas, bem como aplicaÃÃo de questionÃrio na primeira e na Ãltima aula. Participaram da pesquisa dez alunos da rede estadual de ensino do CearÃ, matriculados no 8 ano do Ensino Fundamental na EEFM Professor Paulo Freire. Com amparo na anÃlise dos dados obtidos na prÃpria investigaÃÃo, os resultados apontam que a aplicaÃÃo da SequÃncia Fedathi junto à AnÃlise de Erros nas aulas se mostrou eficaz, visto que os estudantes se mostraram mais confiantes e interessados pelo conteÃdo, destacando, em resposta aos questionÃrios, os benefÃcios dessa mudanÃa de perspectiva no trabalho com o erro e no posicionamento do professor em sala de aula
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20031
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295236793827328