Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável e Programas de Educação Executiva: uma contribuição do pensamento conectivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roglio, karina de Déa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Corso, Jansen Maia Del, Silva, Wesley Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7486
Resumo: Este artigo apresenta um ensaio teórico que tem como objetivo identificar práticas pedagógicas e estruturas curriculares para o desenvolvimento do pensamento conectivo em Programas de Educação Executiva. Considera-se, nesta perspectiva, que o pensamento conectivo – capaz de captar inter-relações, implicações mútuas, fenômenos multidimensionais – é essencial para que a consciência dos executivos sobre a relevância do desenvolvimento sustentável para a sociedade, para o meio ambiente, para as organizações e para os indivíduos oriente os seus processos decisórios. Com base em uma extensa revisão bibliográfica de estudos anteriores sobre o tema, foram analisados com maior profundidade práticas pedagógicas e estruturas curriculares que contribuem para o desenvolvimento do pensamento conectivo. Conclui-se que os micromundos e estudos de caso constituem práticas pedagógicas efetivas para o desenvolvimento do pensamento conectivo e que a configuração interdisciplinar é essencial para a definição das estruturas curriculares e dos conteúdos das disciplinas.
id UFC-7_bc1481b9215bb68f814ea7f2b0510a5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/7486
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável e Programas de Educação Executiva: uma contribuição do pensamento conectivoDesenvolvimento sustentávelPráticas pedagógicasEste artigo apresenta um ensaio teórico que tem como objetivo identificar práticas pedagógicas e estruturas curriculares para o desenvolvimento do pensamento conectivo em Programas de Educação Executiva. Considera-se, nesta perspectiva, que o pensamento conectivo – capaz de captar inter-relações, implicações mútuas, fenômenos multidimensionais – é essencial para que a consciência dos executivos sobre a relevância do desenvolvimento sustentável para a sociedade, para o meio ambiente, para as organizações e para os indivíduos oriente os seus processos decisórios. Com base em uma extensa revisão bibliográfica de estudos anteriores sobre o tema, foram analisados com maior profundidade práticas pedagógicas e estruturas curriculares que contribuem para o desenvolvimento do pensamento conectivo. Conclui-se que os micromundos e estudos de caso constituem práticas pedagógicas efetivas para o desenvolvimento do pensamento conectivo e que a configuração interdisciplinar é essencial para a definição das estruturas curriculares e dos conteúdos das disciplinas.2014-02-25T17:47:34Z2014-02-25T17:47:34Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROGLIO, K. D.; CORSO, J. M. D.; SILVA, W. V. Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável e Programas de Educação Executiva: uma contribuição do pensamento conectivo. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 07-18, jan./abr. 2008.2178-92581678-2089http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7486Roglio, karina de DéaCorso, Jansen Maia DelSilva, Wesley Vieira daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-16T18:44:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/7486Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-01-16T18:44:33Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável e Programas de Educação Executiva: uma contribuição do pensamento conectivo
title Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável e Programas de Educação Executiva: uma contribuição do pensamento conectivo
spellingShingle Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável e Programas de Educação Executiva: uma contribuição do pensamento conectivo
Roglio, karina de Déa
Desenvolvimento sustentável
Práticas pedagógicas
title_short Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável e Programas de Educação Executiva: uma contribuição do pensamento conectivo
title_full Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável e Programas de Educação Executiva: uma contribuição do pensamento conectivo
title_fullStr Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável e Programas de Educação Executiva: uma contribuição do pensamento conectivo
title_full_unstemmed Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável e Programas de Educação Executiva: uma contribuição do pensamento conectivo
title_sort Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável e Programas de Educação Executiva: uma contribuição do pensamento conectivo
author Roglio, karina de Déa
author_facet Roglio, karina de Déa
Corso, Jansen Maia Del
Silva, Wesley Vieira da
author_role author
author2 Corso, Jansen Maia Del
Silva, Wesley Vieira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roglio, karina de Déa
Corso, Jansen Maia Del
Silva, Wesley Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Práticas pedagógicas
topic Desenvolvimento sustentável
Práticas pedagógicas
description Este artigo apresenta um ensaio teórico que tem como objetivo identificar práticas pedagógicas e estruturas curriculares para o desenvolvimento do pensamento conectivo em Programas de Educação Executiva. Considera-se, nesta perspectiva, que o pensamento conectivo – capaz de captar inter-relações, implicações mútuas, fenômenos multidimensionais – é essencial para que a consciência dos executivos sobre a relevância do desenvolvimento sustentável para a sociedade, para o meio ambiente, para as organizações e para os indivíduos oriente os seus processos decisórios. Com base em uma extensa revisão bibliográfica de estudos anteriores sobre o tema, foram analisados com maior profundidade práticas pedagógicas e estruturas curriculares que contribuem para o desenvolvimento do pensamento conectivo. Conclui-se que os micromundos e estudos de caso constituem práticas pedagógicas efetivas para o desenvolvimento do pensamento conectivo e que a configuração interdisciplinar é essencial para a definição das estruturas curriculares e dos conteúdos das disciplinas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2014-02-25T17:47:34Z
2014-02-25T17:47:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROGLIO, K. D.; CORSO, J. M. D.; SILVA, W. V. Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável e Programas de Educação Executiva: uma contribuição do pensamento conectivo. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 07-18, jan./abr. 2008.
2178-9258
1678-2089
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7486
identifier_str_mv ROGLIO, K. D.; CORSO, J. M. D.; SILVA, W. V. Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável e Programas de Educação Executiva: uma contribuição do pensamento conectivo. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 07-18, jan./abr. 2008.
2178-9258
1678-2089
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806682390593536