Sociopoetizando a Participação nos Entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos as Conselheiros as do Orçamento Participativo de Fortaleza - Ce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Jon Anderson Machado
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3112
Resumo: CAVALCANTE, Jon Anderson Machado. Sociopoetizando a participação nos entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos as conselheiros as do orçamento participativo de Fortaleza – Ce. 2011. 211f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2011.
id UFC-7_bc2fcb5b0617ee755a926ddb51418cbd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/3112
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sociopoetizando a Participação nos Entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos as Conselheiros as do Orçamento Participativo de Fortaleza - CeParticipation in sociopoetizando among places of children, adolescents and adults directors the participatory budget of Fortaleza - CeOrçamento – Fortaleza(CE) – Participação do cidadãoAdministração municipal – Fortaleza(CE) – Participação do cidadãoFortaleza (CE) – Política socialParticipação social – Fortaleza (CE)Pesquisa-ação em educação - Fortaleza(CE)CAVALCANTE, Jon Anderson Machado. Sociopoetizando a participação nos entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos as conselheiros as do orçamento participativo de Fortaleza – Ce. 2011. 211f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2011.This research addresses the concepts of participation produced by children, adolescents and adult counselors from the Participatory Budgeting - OP - Fortaleza - CE. It is a study that has experience as a backdrop to this mechanism of participatory democracy on the management of the budget and social policies of that city. His methodological approach assumes the idea of between-places of the Bhabha refers to the place in contemporary culture, which influences the understanding Sarmento about relations between the generations of children, adolescents and adults mutations located in the interstices those age groups and common historical times. Consistent with this proposal, this research is the method Sociopoética that brings in its political and epistemological reference to the democratization of knowledge construction for the affirmation of cultures dominated, the integration between art and science and to the research group by producer confetos, becomings , singularizations on the theme generator participation. Through the method of dialogue contributions of Paulo Freire, Pedagogy of the objects generating Ramos and the Theatre of the Oppressed Boal, artistic resources were experienced in the production and analysis of the data themselves co-researchers. This material has gone through a cluster analysis and a cross-sectional study found confetos, made by the academic researcher. After the counter-analysis to the research group of this study, we performed a comparison of confetos with the concepts of citizen participation Sanchez and Munoz, researchers from the OP. The findings show that confetos discuss participation in OP from a community perspective and personal horizon and bring the fight for improvements to communities and to a lesser degree, in the city. This differs from the focus on the relationship between society and State public involvement. Besides, it brings the conflicts among the population shrouded in intrigue relationships and marriages. Finally, despite the differences, shows a greater convergence and complementarity between confetos Munoz and citizen participation in the affirmation of participation in their personal and community developments are inseparable.Esta pesquisa trata dos conceitos de participação produzidos por crianças, adolescentes e adultos conselheiros/as do Orçamento Participativo – OP - de Fortaleza - CE. É um estudo que possui como cenário a experiência desse mecanismo de democracia participativa sobre a gestão do orçamento e das políticas sociais da referida cidade. Seu recorte metodológico parte da premissa da idéia de entre-lugares de Bhabha a se referir ao local da cultura na contemporaneidade, o que influencia a compreensão de Sarmento acerca das relações entre as gerações de crianças, adolescentes e adultos/as situadas nas mutações dos interstícios desses grupos etários e de tempos históricos comuns. Coerente com essa proposta, essa pesquisa tem como método a Sociopoética que traz em seu referencial político-epistemológico a democratização da construção do conhecimento pela afirmação das culturas dominadas, da integração entre arte e ciência e pelo dispositivo do grupo pesquisador produtor de confetos, os devires, singularizações, sobre o tema gerador, participação. Através das contribuições do método do diálogo de Paulo Freire, da pedagogia dos objetos geradores de Ramos e do Teatro do Oprimido de Boal, foram experimentados recursos artísticos na produção e análise dos dados pelos próprios co-pesquisadores/as. Esse material passou por uma análise classificatória e um estudo transversal dos confetos encontrados, feitos pelo pesquisador acadêmico. Após a contra-análise do grupo pesquisador desse estudo, foi realizada a confrontação dos confetos com os conceitos de participação cidadã de Sánchez e de Munoz, pesquisadores do OP. Os achados mostram que os confetos abordam a participação no OP a partir de uma perspectiva comunitária e pessoal e trazem como horizonte a luta por melhorias das comunidades e, em menor grau, da cidade. Isso difere do enfoque na relação sociedade e Estado da participação cidadã. Além disso, traz os conflitos no seio da população envolta em relações de intrigas e de uniões. Por fim, apesar das distinções, mostra uma maior convergência e complementaridade entre os confetos e a participação cidadã de Munoz na afirmação da participação em seus indissociáveis desdobramentos pessoais e comunitários.http://www.teses.ufc.brPetit, Sandra HaydéeCavalcante, Jon Anderson Machado2012-07-10T11:07:51Z2012-07-10T11:07:51Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCavalcante, J. A. M.; Petit, S. H. (2011)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3112porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T13:49:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/3112Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:49.521512Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociopoetizando a Participação nos Entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos as Conselheiros as do Orçamento Participativo de Fortaleza - Ce
Participation in sociopoetizando among places of children, adolescents and adults directors the participatory budget of Fortaleza - Ce
title Sociopoetizando a Participação nos Entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos as Conselheiros as do Orçamento Participativo de Fortaleza - Ce
spellingShingle Sociopoetizando a Participação nos Entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos as Conselheiros as do Orçamento Participativo de Fortaleza - Ce
Cavalcante, Jon Anderson Machado
Orçamento – Fortaleza(CE) – Participação do cidadão
Administração municipal – Fortaleza(CE) – Participação do cidadão
Fortaleza (CE) – Política social
Participação social – Fortaleza (CE)
Pesquisa-ação em educação - Fortaleza(CE)
title_short Sociopoetizando a Participação nos Entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos as Conselheiros as do Orçamento Participativo de Fortaleza - Ce
title_full Sociopoetizando a Participação nos Entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos as Conselheiros as do Orçamento Participativo de Fortaleza - Ce
title_fullStr Sociopoetizando a Participação nos Entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos as Conselheiros as do Orçamento Participativo de Fortaleza - Ce
title_full_unstemmed Sociopoetizando a Participação nos Entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos as Conselheiros as do Orçamento Participativo de Fortaleza - Ce
title_sort Sociopoetizando a Participação nos Entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos as Conselheiros as do Orçamento Participativo de Fortaleza - Ce
author Cavalcante, Jon Anderson Machado
author_facet Cavalcante, Jon Anderson Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petit, Sandra Haydée
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Jon Anderson Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Orçamento – Fortaleza(CE) – Participação do cidadão
Administração municipal – Fortaleza(CE) – Participação do cidadão
Fortaleza (CE) – Política social
Participação social – Fortaleza (CE)
Pesquisa-ação em educação - Fortaleza(CE)
topic Orçamento – Fortaleza(CE) – Participação do cidadão
Administração municipal – Fortaleza(CE) – Participação do cidadão
Fortaleza (CE) – Política social
Participação social – Fortaleza (CE)
Pesquisa-ação em educação - Fortaleza(CE)
description CAVALCANTE, Jon Anderson Machado. Sociopoetizando a participação nos entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos as conselheiros as do orçamento participativo de Fortaleza – Ce. 2011. 211f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-07-10T11:07:51Z
2012-07-10T11:07:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cavalcante, J. A. M.; Petit, S. H. (2011)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3112
identifier_str_mv Cavalcante, J. A. M.; Petit, S. H. (2011)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028719434924032