Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41959 |
Resumo: | O presente estudo se propôs a trabalhar a problemática das dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita, especificamente da dislexia. Para tanto foi evidenciado o desenvolvimento desse processo na concepção de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que pesquisaram as idéias que as crianças têm sobre a leitura, mostrando os estágios do desenvolvimento da escrita: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético; cada um deles apresenta as idéias infantis sobre a escrita. Foram relatadas as diversas definições de dislexia, suas causas, tipos e características, ressaltando que se trata de um problema de aprendizagem da leitura e escrita, que pode ser encontrado em indivíduos de inteligência normal, sem dificuldades sensoriais ou psíquicas, com estimulação adequada para a aprendizagem. É um distúrbio causado por problemas neurológicos e, muitas vezes, de fundo hereditário. Podendo trazer diversos problemas na aquisição e compreensão da leitura, principalmente na correspondência letra-som, na consciência fonológica das palavras. Os indivíduos com estes problemas caracterizam-se pela persistência das dificuldades na leitura e escrita. Também foi trabalhado o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica diante desse distúrbio, sendo necessário avaliar os processos da leitura e escrita que apresentam problemas e desenvolver atividades priorizando-os. Enfim, ficou ressaltado que é fundamental o encaminhamento desses indivíduos para um diagnóstico adequado com profissionais capacitados e estabelecer uma intervenção psicopedagógica mediada, tornando a aprendizagem significativa e recuperando o prazer de aprender por parte dos sujeitos. |
id |
UFC-7_bd5a5feee84f054be051c0c34beba4ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41959 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escritaAvaliação da aprendizagemProcesso ensino-aprendizagemaprendizagem - dificuldadesO presente estudo se propôs a trabalhar a problemática das dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita, especificamente da dislexia. Para tanto foi evidenciado o desenvolvimento desse processo na concepção de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que pesquisaram as idéias que as crianças têm sobre a leitura, mostrando os estágios do desenvolvimento da escrita: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético; cada um deles apresenta as idéias infantis sobre a escrita. Foram relatadas as diversas definições de dislexia, suas causas, tipos e características, ressaltando que se trata de um problema de aprendizagem da leitura e escrita, que pode ser encontrado em indivíduos de inteligência normal, sem dificuldades sensoriais ou psíquicas, com estimulação adequada para a aprendizagem. É um distúrbio causado por problemas neurológicos e, muitas vezes, de fundo hereditário. Podendo trazer diversos problemas na aquisição e compreensão da leitura, principalmente na correspondência letra-som, na consciência fonológica das palavras. Os indivíduos com estes problemas caracterizam-se pela persistência das dificuldades na leitura e escrita. Também foi trabalhado o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica diante desse distúrbio, sendo necessário avaliar os processos da leitura e escrita que apresentam problemas e desenvolver atividades priorizando-os. Enfim, ficou ressaltado que é fundamental o encaminhamento desses indivíduos para um diagnóstico adequado com profissionais capacitados e estabelecer uma intervenção psicopedagógica mediada, tornando a aprendizagem significativa e recuperando o prazer de aprender por parte dos sujeitos.Magalhães, Rita de Cássia Barbosa PaivaCunha, Cleane Soares da2019-05-23T15:59:44Z2019-05-23T15:59:44Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCUNHA, Cleane Soares da. Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita. 2007. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41959porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-23T15:59:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41959Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:05.167143Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita |
title |
Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita Cunha, Cleane Soares da Avaliação da aprendizagem Processo ensino-aprendizagem aprendizagem - dificuldades |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita |
author |
Cunha, Cleane Soares da |
author_facet |
Cunha, Cleane Soares da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Cleane Soares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Processo ensino-aprendizagem aprendizagem - dificuldades |
topic |
Avaliação da aprendizagem Processo ensino-aprendizagem aprendizagem - dificuldades |
description |
O presente estudo se propôs a trabalhar a problemática das dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita, especificamente da dislexia. Para tanto foi evidenciado o desenvolvimento desse processo na concepção de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que pesquisaram as idéias que as crianças têm sobre a leitura, mostrando os estágios do desenvolvimento da escrita: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético; cada um deles apresenta as idéias infantis sobre a escrita. Foram relatadas as diversas definições de dislexia, suas causas, tipos e características, ressaltando que se trata de um problema de aprendizagem da leitura e escrita, que pode ser encontrado em indivíduos de inteligência normal, sem dificuldades sensoriais ou psíquicas, com estimulação adequada para a aprendizagem. É um distúrbio causado por problemas neurológicos e, muitas vezes, de fundo hereditário. Podendo trazer diversos problemas na aquisição e compreensão da leitura, principalmente na correspondência letra-som, na consciência fonológica das palavras. Os indivíduos com estes problemas caracterizam-se pela persistência das dificuldades na leitura e escrita. Também foi trabalhado o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica diante desse distúrbio, sendo necessário avaliar os processos da leitura e escrita que apresentam problemas e desenvolver atividades priorizando-os. Enfim, ficou ressaltado que é fundamental o encaminhamento desses indivíduos para um diagnóstico adequado com profissionais capacitados e estabelecer uma intervenção psicopedagógica mediada, tornando a aprendizagem significativa e recuperando o prazer de aprender por parte dos sujeitos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2019-05-23T15:59:44Z 2019-05-23T15:59:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, Cleane Soares da. Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita. 2007. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41959 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Cleane Soares da. Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita. 2007. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028774343606272 |