Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Cleane Soares da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41959
Resumo: O presente estudo se propôs a trabalhar a problemática das dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita, especificamente da dislexia. Para tanto foi evidenciado o desenvolvimento desse processo na concepção de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que pesquisaram as idéias que as crianças têm sobre a leitura, mostrando os estágios do desenvolvimento da escrita: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético; cada um deles apresenta as idéias infantis sobre a escrita. Foram relatadas as diversas definições de dislexia, suas causas, tipos e características, ressaltando que se trata de um problema de aprendizagem da leitura e escrita, que pode ser encontrado em indivíduos de inteligência normal, sem dificuldades sensoriais ou psíquicas, com estimulação adequada para a aprendizagem. É um distúrbio causado por problemas neurológicos e, muitas vezes, de fundo hereditário. Podendo trazer diversos problemas na aquisição e compreensão da leitura, principalmente na correspondência letra-som, na consciência fonológica das palavras. Os indivíduos com estes problemas caracterizam-se pela persistência das dificuldades na leitura e escrita. Também foi trabalhado o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica diante desse distúrbio, sendo necessário avaliar os processos da leitura e escrita que apresentam problemas e desenvolver atividades priorizando-os. Enfim, ficou ressaltado que é fundamental o encaminhamento desses indivíduos para um diagnóstico adequado com profissionais capacitados e estabelecer uma intervenção psicopedagógica mediada, tornando a aprendizagem significativa e recuperando o prazer de aprender por parte dos sujeitos.
id UFC-7_bd5a5feee84f054be051c0c34beba4ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41959
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escritaAvaliação da aprendizagemProcesso ensino-aprendizagemaprendizagem - dificuldadesO presente estudo se propôs a trabalhar a problemática das dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita, especificamente da dislexia. Para tanto foi evidenciado o desenvolvimento desse processo na concepção de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que pesquisaram as idéias que as crianças têm sobre a leitura, mostrando os estágios do desenvolvimento da escrita: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético; cada um deles apresenta as idéias infantis sobre a escrita. Foram relatadas as diversas definições de dislexia, suas causas, tipos e características, ressaltando que se trata de um problema de aprendizagem da leitura e escrita, que pode ser encontrado em indivíduos de inteligência normal, sem dificuldades sensoriais ou psíquicas, com estimulação adequada para a aprendizagem. É um distúrbio causado por problemas neurológicos e, muitas vezes, de fundo hereditário. Podendo trazer diversos problemas na aquisição e compreensão da leitura, principalmente na correspondência letra-som, na consciência fonológica das palavras. Os indivíduos com estes problemas caracterizam-se pela persistência das dificuldades na leitura e escrita. Também foi trabalhado o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica diante desse distúrbio, sendo necessário avaliar os processos da leitura e escrita que apresentam problemas e desenvolver atividades priorizando-os. Enfim, ficou ressaltado que é fundamental o encaminhamento desses indivíduos para um diagnóstico adequado com profissionais capacitados e estabelecer uma intervenção psicopedagógica mediada, tornando a aprendizagem significativa e recuperando o prazer de aprender por parte dos sujeitos.Magalhães, Rita de Cássia Barbosa PaivaCunha, Cleane Soares da2019-05-23T15:59:44Z2019-05-23T15:59:44Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCUNHA, Cleane Soares da. Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita. 2007. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41959porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-23T15:59:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41959Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:05.167143Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita
title Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita
Cunha, Cleane Soares da
Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
aprendizagem - dificuldades
title_short Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita
title_full Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita
title_sort Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita
author Cunha, Cleane Soares da
author_facet Cunha, Cleane Soares da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Cleane Soares da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
aprendizagem - dificuldades
topic Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
aprendizagem - dificuldades
description O presente estudo se propôs a trabalhar a problemática das dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita, especificamente da dislexia. Para tanto foi evidenciado o desenvolvimento desse processo na concepção de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que pesquisaram as idéias que as crianças têm sobre a leitura, mostrando os estágios do desenvolvimento da escrita: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético; cada um deles apresenta as idéias infantis sobre a escrita. Foram relatadas as diversas definições de dislexia, suas causas, tipos e características, ressaltando que se trata de um problema de aprendizagem da leitura e escrita, que pode ser encontrado em indivíduos de inteligência normal, sem dificuldades sensoriais ou psíquicas, com estimulação adequada para a aprendizagem. É um distúrbio causado por problemas neurológicos e, muitas vezes, de fundo hereditário. Podendo trazer diversos problemas na aquisição e compreensão da leitura, principalmente na correspondência letra-som, na consciência fonológica das palavras. Os indivíduos com estes problemas caracterizam-se pela persistência das dificuldades na leitura e escrita. Também foi trabalhado o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica diante desse distúrbio, sendo necessário avaliar os processos da leitura e escrita que apresentam problemas e desenvolver atividades priorizando-os. Enfim, ficou ressaltado que é fundamental o encaminhamento desses indivíduos para um diagnóstico adequado com profissionais capacitados e estabelecer uma intervenção psicopedagógica mediada, tornando a aprendizagem significativa e recuperando o prazer de aprender por parte dos sujeitos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2019-05-23T15:59:44Z
2019-05-23T15:59:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Cleane Soares da. Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita. 2007. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41959
identifier_str_mv CUNHA, Cleane Soares da. Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita. 2007. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028774343606272