A institucionalização do método lancasteriano durante o período do império brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Vitória Chérida Costa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Paula, Karolynne Barrozo de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
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Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39161
Resumo: O Método Lancasteriano ou Ensino Mútuo foi incentivado como modelo formal de ensino pelo governo imperial durante toda a primeira fase oitocentista. Foi instituído primeiramente pela Lei de 15 de Outubro, que determinou a criação em todas as vilas, cidades e demais localidades povoadas, as escolas de primeiras letras, tanto para o sexo masculino, como para o sexo feminino. Por meio dessa lei de 1827, considerada a primeira lei completa sobre a instrução pública nacional, e de demais decretos oficiais, o Método Lancasteriano foi incentivado e defendido na Legislatura pelos governantes da época. Diante do exposto, estudo tem como objetivo descrever as características e apresentar as tentativas de institucionalização no território brasileiro do Método Lancasteriano, que constitui o objeto de estudo do presente texto. A demarcação temporal refere-se à primeira metade do século XIX, devido a quantidade de debates, leis e decretos que priorizam o Método Lancasteriano no ensino brasileiro. [...]
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