Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56163 |
Resumo: | A música cumpre um papel fundamental no cotidiano das sociedades humanas. Une, afasta e movimenta os grupos sociais. É instrumento de luta ou de convencimento. Contribuiu na formação e consolidação dos Estados-nação. A Geografia, assim como a música, se constrói no dia-a-dia, por muito, intercalando-se a ela. É um instrumento de apreensão e percepção geográfica das relações ambientais ou humanas que nos cercam. Visto tal perspectiva, o projeto de extensão intitulado “Ações Integradas de Extensão em Comunidades Tradicionais do Semiárido e da Amazônia Oriental: medidas de planejamento e gestão socioambiental para o fortalecimento da agricultura familiar” adotou e aplicou a metodologia, que consistia na abordagem de conteúdos do quadro de degradação ambiental e crise sociopolítica através das músicas Latinoamérica (Calle 13), Reis do Agronegócio (Chico César), Xote Ecológico (Luiz Gonzaga), A Cidade (Nação Zumbi) e Terral (Ednardo), na Associação Ambiental Cultural de Mundaú (AACM), em Mundaú, Trairi -CE. O público alvo da atividade extensionista se concentrou em alunos do Ensino Fundamental II, buscando trabalhar com os conhecimentos prévios para revelar uma nova perspectiva de ensino e observação espacial. Realizou-se, através de questionário com 4 perguntas, um diagnóstico sobre a assimilação das discussões, através do nível de satisfação das respostas, revelando uma aprendizagem dinâmica, na finalidade da construção do conhecimento, em seguida, abrindo discussões e debates sobre as respostas dos participantes da atividade. Os participantes da atividade não haviam presenciado práticas pedagógicas relacionadas à música no ensino de Geografia e Educação Ambiental. Foi observado que entender a distribuição dos ritmos musicais pelas regiões significa entender a riqueza de formas de o ser humano se relacionar com o meio ambiente. |
id |
UFC-7_bee55b65340ed8587c0efa7c1f86d113 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/56163 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038)Ensino - MetodologiaMúsica no ensino de educação ambientalMúsica no ensino de geografiaA música cumpre um papel fundamental no cotidiano das sociedades humanas. Une, afasta e movimenta os grupos sociais. É instrumento de luta ou de convencimento. Contribuiu na formação e consolidação dos Estados-nação. A Geografia, assim como a música, se constrói no dia-a-dia, por muito, intercalando-se a ela. É um instrumento de apreensão e percepção geográfica das relações ambientais ou humanas que nos cercam. Visto tal perspectiva, o projeto de extensão intitulado “Ações Integradas de Extensão em Comunidades Tradicionais do Semiárido e da Amazônia Oriental: medidas de planejamento e gestão socioambiental para o fortalecimento da agricultura familiar” adotou e aplicou a metodologia, que consistia na abordagem de conteúdos do quadro de degradação ambiental e crise sociopolítica através das músicas Latinoamérica (Calle 13), Reis do Agronegócio (Chico César), Xote Ecológico (Luiz Gonzaga), A Cidade (Nação Zumbi) e Terral (Ednardo), na Associação Ambiental Cultural de Mundaú (AACM), em Mundaú, Trairi -CE. O público alvo da atividade extensionista se concentrou em alunos do Ensino Fundamental II, buscando trabalhar com os conhecimentos prévios para revelar uma nova perspectiva de ensino e observação espacial. Realizou-se, através de questionário com 4 perguntas, um diagnóstico sobre a assimilação das discussões, através do nível de satisfação das respostas, revelando uma aprendizagem dinâmica, na finalidade da construção do conhecimento, em seguida, abrindo discussões e debates sobre as respostas dos participantes da atividade. Os participantes da atividade não haviam presenciado práticas pedagógicas relacionadas à música no ensino de Geografia e Educação Ambiental. Foi observado que entender a distribuição dos ritmos musicais pelas regiões significa entender a riqueza de formas de o ser humano se relacionar com o meio ambiente.Universidade Federal do Ceará2021-01-21T19:57:30Z2021-01-21T19:57:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMELO, David Basilio de; SILVA, Edson Vicente da. Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56163Melo, David Basilio deSilva, Edson Vicente dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:44:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56163Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:19.712905Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038) |
title |
Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038) |
spellingShingle |
Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038) Melo, David Basilio de Ensino - Metodologia Música no ensino de educação ambiental Música no ensino de geografia |
title_short |
Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038) |
title_full |
Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038) |
title_fullStr |
Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038) |
title_full_unstemmed |
Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038) |
title_sort |
Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038) |
author |
Melo, David Basilio de |
author_facet |
Melo, David Basilio de Silva, Edson Vicente da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Edson Vicente da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, David Basilio de Silva, Edson Vicente da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Metodologia Música no ensino de educação ambiental Música no ensino de geografia |
topic |
Ensino - Metodologia Música no ensino de educação ambiental Música no ensino de geografia |
description |
A música cumpre um papel fundamental no cotidiano das sociedades humanas. Une, afasta e movimenta os grupos sociais. É instrumento de luta ou de convencimento. Contribuiu na formação e consolidação dos Estados-nação. A Geografia, assim como a música, se constrói no dia-a-dia, por muito, intercalando-se a ela. É um instrumento de apreensão e percepção geográfica das relações ambientais ou humanas que nos cercam. Visto tal perspectiva, o projeto de extensão intitulado “Ações Integradas de Extensão em Comunidades Tradicionais do Semiárido e da Amazônia Oriental: medidas de planejamento e gestão socioambiental para o fortalecimento da agricultura familiar” adotou e aplicou a metodologia, que consistia na abordagem de conteúdos do quadro de degradação ambiental e crise sociopolítica através das músicas Latinoamérica (Calle 13), Reis do Agronegócio (Chico César), Xote Ecológico (Luiz Gonzaga), A Cidade (Nação Zumbi) e Terral (Ednardo), na Associação Ambiental Cultural de Mundaú (AACM), em Mundaú, Trairi -CE. O público alvo da atividade extensionista se concentrou em alunos do Ensino Fundamental II, buscando trabalhar com os conhecimentos prévios para revelar uma nova perspectiva de ensino e observação espacial. Realizou-se, através de questionário com 4 perguntas, um diagnóstico sobre a assimilação das discussões, através do nível de satisfação das respostas, revelando uma aprendizagem dinâmica, na finalidade da construção do conhecimento, em seguida, abrindo discussões e debates sobre as respostas dos participantes da atividade. Os participantes da atividade não haviam presenciado práticas pedagógicas relacionadas à música no ensino de Geografia e Educação Ambiental. Foi observado que entender a distribuição dos ritmos musicais pelas regiões significa entender a riqueza de formas de o ser humano se relacionar com o meio ambiente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-01-21T19:57:30Z 2021-01-21T19:57:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, David Basilio de; SILVA, Edson Vicente da. Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56163 |
identifier_str_mv |
MELO, David Basilio de; SILVA, Edson Vicente da. Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028893689380864 |