Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonteles Filho, José Mendes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lustosa, Francisca Geny
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11644
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567
Resumo: This paper highlights the need to think about pedagogical innovation in Higher Education Institutions (HEIs), particularly in the education of teachers turned to contexts of respect for diversity, inclusion, and interculturality. Motivated by ongoing processes at Federal University of Ceará, two remarkable experiences are empirically taken to support our reflection: the teacher training on Special Education and the teacher training on Indigenous Education. In this venture, we explore the concepts involved in our reflection, thus presenting data and reports from the experiences under analysis and problematizing some conceptions about pedagogical innovation, which underlie the aspects of culture, politics, inclusive practices and their correlations towards the materialization of inclusive societies and educational institutions.
id UFC-7_bf23c50d3a1141172c23e536b9fe340e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54567
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do CearáInnovación pedagógica, inclusión e interculturalidad en la formación de profesores en pedagogía y magisterio indígena en la Universidad Federal de CearáPedagogical innovation, inclusion and interculturality in the education of teachers majoring in pedagogy and indigenous education at the Federal University of CearáEducação inclusivaAlfabetizaçãoAcompanhamento educacional especializadoInclusão socioeducacionalEducação especialFormação de professoresPráticas pedagógicasPedagogia - acessibilidadeInovação pedagógicaMagistério indígenaThis paper highlights the need to think about pedagogical innovation in Higher Education Institutions (HEIs), particularly in the education of teachers turned to contexts of respect for diversity, inclusion, and interculturality. Motivated by ongoing processes at Federal University of Ceará, two remarkable experiences are empirically taken to support our reflection: the teacher training on Special Education and the teacher training on Indigenous Education. In this venture, we explore the concepts involved in our reflection, thus presenting data and reports from the experiences under analysis and problematizing some conceptions about pedagogical innovation, which underlie the aspects of culture, politics, inclusive practices and their correlations towards the materialization of inclusive societies and educational institutions.Este artigo evidencia a necessidade de refletir sobre inovação pedagógica em Instituições de Ensino Superior (IES), notadamente na formação de professores orientados a contextos de respeito à diversidade, inclusão e interculturalidade. Motivados por processos em curso na Universidade Federal do Ceará, tomaremos como recorte empírico de nossa reflexão duas significativas experiências: a formação de professores em Pedagogia e a formação de professores para o Magistério Indígena. Nessa empreitada, incursionamos sobre os conceitos implicados em nossa reflexão, apresentando dados e relatos das experiências em análise e problematizando algumas concepções sobre inovação pedagógica, que fundamentam as dimensões da cultura, da política, das práticas inclusivas e suas inter-relações para a efetivação de sociedades e instituições de ensino includentes.Este artículo evidencia la necesidad de reflexionar el respeto de la innovación pedagógica em Instituciones de la Enseñanza Superior (IES), notablemente en la formación de profesores dirigidos por contextos de respeto a la diversidad, inclusión e interculturalidad. Motivados por processos en curso en la Universidad Federal de Ceará, tomaremos como recorte empírico de nuestra reflexión dos significativas experiências: la formación de los professores en la Educación Especial y formación de los profesores para el Magistério Indígena. En esa tarea, invertimos el respeto de los conceptos em nuestra reflexión, presentando datos y relatos de las experiências em análisis y problematizando algunas concepciones a respeto de innovación pedagógica y que fundamentan las dimensiones de la cultura, de la política, de las prácticas incluyentes y sus interrelaciones para la efectivación de las sociedades y instituciones de enseñanza incluyentes.Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação2020-10-10T01:28:22Z2020-10-10T01:28:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFONTELES FILHO, José Mendes; LUSTOSA, Francisca Geny. Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. esp. 2, p. 1281-1300, set. 2018.1982-5587https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11644http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567Fonteles Filho, José MendesLustosa, Francisca Genyporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-10T01:28:24Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54567Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:03:44.716714Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará
Innovación pedagógica, inclusión e interculturalidad en la formación de profesores en pedagogía y magisterio indígena en la Universidad Federal de Ceará
Pedagogical innovation, inclusion and interculturality in the education of teachers majoring in pedagogy and indigenous education at the Federal University of Ceará
title Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará
spellingShingle Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará
Fonteles Filho, José Mendes
Educação inclusiva
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Inclusão socioeducacional
Educação especial
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Inovação pedagógica
Magistério indígena
title_short Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará
title_full Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará
title_fullStr Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará
title_sort Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará
author Fonteles Filho, José Mendes
author_facet Fonteles Filho, José Mendes
Lustosa, Francisca Geny
author_role author
author2 Lustosa, Francisca Geny
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonteles Filho, José Mendes
Lustosa, Francisca Geny
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Inclusão socioeducacional
Educação especial
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Inovação pedagógica
Magistério indígena
topic Educação inclusiva
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Inclusão socioeducacional
Educação especial
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Inovação pedagógica
Magistério indígena
description This paper highlights the need to think about pedagogical innovation in Higher Education Institutions (HEIs), particularly in the education of teachers turned to contexts of respect for diversity, inclusion, and interculturality. Motivated by ongoing processes at Federal University of Ceará, two remarkable experiences are empirically taken to support our reflection: the teacher training on Special Education and the teacher training on Indigenous Education. In this venture, we explore the concepts involved in our reflection, thus presenting data and reports from the experiences under analysis and problematizing some conceptions about pedagogical innovation, which underlie the aspects of culture, politics, inclusive practices and their correlations towards the materialization of inclusive societies and educational institutions.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-10-10T01:28:22Z
2020-10-10T01:28:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONTELES FILHO, José Mendes; LUSTOSA, Francisca Geny. Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. esp. 2, p. 1281-1300, set. 2018.
1982-5587
https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11644
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567
identifier_str_mv FONTELES FILHO, José Mendes; LUSTOSA, Francisca Geny. Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. esp. 2, p. 1281-1300, set. 2018.
1982-5587
url https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11644
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029051206467584