Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11644 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567 |
Resumo: | This paper highlights the need to think about pedagogical innovation in Higher Education Institutions (HEIs), particularly in the education of teachers turned to contexts of respect for diversity, inclusion, and interculturality. Motivated by ongoing processes at Federal University of Ceará, two remarkable experiences are empirically taken to support our reflection: the teacher training on Special Education and the teacher training on Indigenous Education. In this venture, we explore the concepts involved in our reflection, thus presenting data and reports from the experiences under analysis and problematizing some conceptions about pedagogical innovation, which underlie the aspects of culture, politics, inclusive practices and their correlations towards the materialization of inclusive societies and educational institutions. |
id |
UFC-7_bf23c50d3a1141172c23e536b9fe340e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54567 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do CearáInnovación pedagógica, inclusión e interculturalidad en la formación de profesores en pedagogía y magisterio indígena en la Universidad Federal de CearáPedagogical innovation, inclusion and interculturality in the education of teachers majoring in pedagogy and indigenous education at the Federal University of CearáEducação inclusivaAlfabetizaçãoAcompanhamento educacional especializadoInclusão socioeducacionalEducação especialFormação de professoresPráticas pedagógicasPedagogia - acessibilidadeInovação pedagógicaMagistério indígenaThis paper highlights the need to think about pedagogical innovation in Higher Education Institutions (HEIs), particularly in the education of teachers turned to contexts of respect for diversity, inclusion, and interculturality. Motivated by ongoing processes at Federal University of Ceará, two remarkable experiences are empirically taken to support our reflection: the teacher training on Special Education and the teacher training on Indigenous Education. In this venture, we explore the concepts involved in our reflection, thus presenting data and reports from the experiences under analysis and problematizing some conceptions about pedagogical innovation, which underlie the aspects of culture, politics, inclusive practices and their correlations towards the materialization of inclusive societies and educational institutions.Este artigo evidencia a necessidade de refletir sobre inovação pedagógica em Instituições de Ensino Superior (IES), notadamente na formação de professores orientados a contextos de respeito à diversidade, inclusão e interculturalidade. Motivados por processos em curso na Universidade Federal do Ceará, tomaremos como recorte empírico de nossa reflexão duas significativas experiências: a formação de professores em Pedagogia e a formação de professores para o Magistério Indígena. Nessa empreitada, incursionamos sobre os conceitos implicados em nossa reflexão, apresentando dados e relatos das experiências em análise e problematizando algumas concepções sobre inovação pedagógica, que fundamentam as dimensões da cultura, da política, das práticas inclusivas e suas inter-relações para a efetivação de sociedades e instituições de ensino includentes.Este artículo evidencia la necesidad de reflexionar el respeto de la innovación pedagógica em Instituciones de la Enseñanza Superior (IES), notablemente en la formación de profesores dirigidos por contextos de respeto a la diversidad, inclusión e interculturalidad. Motivados por processos en curso en la Universidad Federal de Ceará, tomaremos como recorte empírico de nuestra reflexión dos significativas experiências: la formación de los professores en la Educación Especial y formación de los profesores para el Magistério Indígena. En esa tarea, invertimos el respeto de los conceptos em nuestra reflexión, presentando datos y relatos de las experiências em análisis y problematizando algunas concepciones a respeto de innovación pedagógica y que fundamentan las dimensiones de la cultura, de la política, de las prácticas incluyentes y sus interrelaciones para la efectivación de las sociedades y instituciones de enseñanza incluyentes.Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação2020-10-10T01:28:22Z2020-10-10T01:28:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFONTELES FILHO, José Mendes; LUSTOSA, Francisca Geny. Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. esp. 2, p. 1281-1300, set. 2018.1982-5587https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11644http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567Fonteles Filho, José MendesLustosa, Francisca Genyporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-10T01:28:24Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54567Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:03:44.716714Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará Innovación pedagógica, inclusión e interculturalidad en la formación de profesores en pedagogía y magisterio indígena en la Universidad Federal de Ceará Pedagogical innovation, inclusion and interculturality in the education of teachers majoring in pedagogy and indigenous education at the Federal University of Ceará |
title |
Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará |
spellingShingle |
Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará Fonteles Filho, José Mendes Educação inclusiva Alfabetização Acompanhamento educacional especializado Inclusão socioeducacional Educação especial Formação de professores Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Inovação pedagógica Magistério indígena |
title_short |
Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará |
title_full |
Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará |
title_fullStr |
Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará |
title_full_unstemmed |
Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará |
title_sort |
Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará |
author |
Fonteles Filho, José Mendes |
author_facet |
Fonteles Filho, José Mendes Lustosa, Francisca Geny |
author_role |
author |
author2 |
Lustosa, Francisca Geny |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonteles Filho, José Mendes Lustosa, Francisca Geny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Alfabetização Acompanhamento educacional especializado Inclusão socioeducacional Educação especial Formação de professores Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Inovação pedagógica Magistério indígena |
topic |
Educação inclusiva Alfabetização Acompanhamento educacional especializado Inclusão socioeducacional Educação especial Formação de professores Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Inovação pedagógica Magistério indígena |
description |
This paper highlights the need to think about pedagogical innovation in Higher Education Institutions (HEIs), particularly in the education of teachers turned to contexts of respect for diversity, inclusion, and interculturality. Motivated by ongoing processes at Federal University of Ceará, two remarkable experiences are empirically taken to support our reflection: the teacher training on Special Education and the teacher training on Indigenous Education. In this venture, we explore the concepts involved in our reflection, thus presenting data and reports from the experiences under analysis and problematizing some conceptions about pedagogical innovation, which underlie the aspects of culture, politics, inclusive practices and their correlations towards the materialization of inclusive societies and educational institutions. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-10-10T01:28:22Z 2020-10-10T01:28:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONTELES FILHO, José Mendes; LUSTOSA, Francisca Geny. Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. esp. 2, p. 1281-1300, set. 2018. 1982-5587 https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11644 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567 |
identifier_str_mv |
FONTELES FILHO, José Mendes; LUSTOSA, Francisca Geny. Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. esp. 2, p. 1281-1300, set. 2018. 1982-5587 |
url |
https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11644 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029051206467584 |