Gastronomia molecular para incentivar uma alimentação saudável em crianças da idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Denis Cosmo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Antonia Samara Patricio, Sousa, Laryssa Ferreira de, Sousa, Julianna Almeida, Sousa, Paulo Henrique Machado de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64310
Resumo: Acrescentar frutas e vegetais na dieta infantil é essencial para uma boa saúde, bem como para promover a implantação de bons hábitos alimentares. Sabendo a importância que tem uma alimentação correta na saúde e bem-estar das crianças, o projeto tem como objetivo permitir que crianças vivenciem práticas de cozinha e jogos que possam contribuir de forma positiva para sua educação alimentar e criar novas perspectivas sobre o alimento. O projeto terá início a partir de um contato informal com os pais de alunos de três escolas de Fortaleza, uma da rede pública municipal, uma escola particular e o Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC), da UFC. Objetivando saber mais sobre a rotina e cultura alimentar das crianças com idade pré-escolar será utilizado como base para inicio da pesquisa o NDC. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, comer cinco porções diárias de frutas e hortaliças pode ajudar a reduzir o risco de várias enfermidades, como o câncer e as doenças do coração. Baseado nisso, será utilizado um jogo como facilitador do aprendizado, onde as crianças estarão em equipes construindo e colorindo seus pratos com essas cinco cores diferentes. Cada cor representará um tipo de fruta, hortaliça e legumes que deverá ser consumido diariamente. Será confeccionada também, uma cartilha, que como peça de grande importância no jogo, terá o intuito de fornecer informações sobre práticas de higiene e segurança dos alimentos e na cozinha, com termos básicos utilizados na culinária e introdução sobre os grupos de alimentos: legumes, hortaliças e frutas. Na etapa seguinte será feito uma oficina com os alunos, utilizando a Cozinha Molecular como ferramenta para desenvolver novas texturas e formatos para as frutas e hortaliças selecionadas para a pesquisa. Por fim será montada no NDC uma cozinha de brinquedo com material reciclável que ajudará os professores a continuar com a introdução da prática de hábitos saudáveis de preparação e ingestão de alimentos de forma lúdica.
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