Redação: proposta de um modelo avaliativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1980 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11646 |
Resumo: | Os técnicos em medidas educacionais citam experiências comprobatórias das discrepâncias entre avaliadores, sobretudo no campo da composição escrita. Gilbert de Landsheere (1976, p. 33) comentou, por exemplo, as investigações de H. Piéron, J. French, P. Diderich e S. Carlton, todas evidenciando baixos índices de fidedignidade dos julgamentos das provas de dissertação. Heraldo Marelim Vianna (1916) apresentou semelhantemente uma resenha das pesquisas empíricas sobre divergências entre examinadores de redações, destacando entre elas as de Starch e Elliott. E o próprio Heraldo Marelim Vianna (1976b) resolveu testar a fidedignidade dos julgamentos de dissertações, utilizando-se de uma situação real, em que 48 professores treinados corrigiram as redações do vestibular da Universidade de São Paulo. A análise de variância dos dados observados revelou uma dispersão total dos resultados, definindo então que os critérios propostos foram redimensionados pelos professores... |
id |
UFC-7_c12913380280401d9359179636865e9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/11646 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Redação: proposta de um modelo avaliativoRedaçãoLinguagem escritaDesenvolvimento da fluênciaModelo avaliativoErro gramaticalOs técnicos em medidas educacionais citam experiências comprobatórias das discrepâncias entre avaliadores, sobretudo no campo da composição escrita. Gilbert de Landsheere (1976, p. 33) comentou, por exemplo, as investigações de H. Piéron, J. French, P. Diderich e S. Carlton, todas evidenciando baixos índices de fidedignidade dos julgamentos das provas de dissertação. Heraldo Marelim Vianna (1916) apresentou semelhantemente uma resenha das pesquisas empíricas sobre divergências entre examinadores de redações, destacando entre elas as de Starch e Elliott. E o próprio Heraldo Marelim Vianna (1976b) resolveu testar a fidedignidade dos julgamentos de dissertações, utilizando-se de uma situação real, em que 48 professores treinados corrigiram as redações do vestibular da Universidade de São Paulo. A análise de variância dos dados observados revelou uma dispersão total dos resultados, definindo então que os critérios propostos foram redimensionados pelos professores...Revista Educação e Debate2015-04-27T13:52:56Z2015-04-27T13:52:56Z1980info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMONTEIRO, José Lemos. Redação: proposta de um modelo avaliativo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 85-97, 1980.0102-1117http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11646Monteiro, José Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:38:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11646Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:16.045373Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redação: proposta de um modelo avaliativo |
title |
Redação: proposta de um modelo avaliativo |
spellingShingle |
Redação: proposta de um modelo avaliativo Monteiro, José Lemos Redação Linguagem escrita Desenvolvimento da fluência Modelo avaliativo Erro gramatical |
title_short |
Redação: proposta de um modelo avaliativo |
title_full |
Redação: proposta de um modelo avaliativo |
title_fullStr |
Redação: proposta de um modelo avaliativo |
title_full_unstemmed |
Redação: proposta de um modelo avaliativo |
title_sort |
Redação: proposta de um modelo avaliativo |
author |
Monteiro, José Lemos |
author_facet |
Monteiro, José Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, José Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redação Linguagem escrita Desenvolvimento da fluência Modelo avaliativo Erro gramatical |
topic |
Redação Linguagem escrita Desenvolvimento da fluência Modelo avaliativo Erro gramatical |
description |
Os técnicos em medidas educacionais citam experiências comprobatórias das discrepâncias entre avaliadores, sobretudo no campo da composição escrita. Gilbert de Landsheere (1976, p. 33) comentou, por exemplo, as investigações de H. Piéron, J. French, P. Diderich e S. Carlton, todas evidenciando baixos índices de fidedignidade dos julgamentos das provas de dissertação. Heraldo Marelim Vianna (1916) apresentou semelhantemente uma resenha das pesquisas empíricas sobre divergências entre examinadores de redações, destacando entre elas as de Starch e Elliott. E o próprio Heraldo Marelim Vianna (1976b) resolveu testar a fidedignidade dos julgamentos de dissertações, utilizando-se de uma situação real, em que 48 professores treinados corrigiram as redações do vestibular da Universidade de São Paulo. A análise de variância dos dados observados revelou uma dispersão total dos resultados, definindo então que os critérios propostos foram redimensionados pelos professores... |
publishDate |
1980 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1980 2015-04-27T13:52:56Z 2015-04-27T13:52:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTEIRO, José Lemos. Redação: proposta de um modelo avaliativo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 85-97, 1980. 0102-1117 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11646 |
identifier_str_mv |
MONTEIRO, José Lemos. Redação: proposta de um modelo avaliativo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 85-97, 1980. 0102-1117 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028925983424512 |