Para uma psicologia do ensino da redação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1978 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289 |
Resumo: | Todo professor baseia seus ensinamentos num conjunto de pressupostos que, muitas vezes, ele não se deu ao trabalho de explicitar. Neste caso, o que funciona é a "teoria implícita" do professor, acerca da sua matéria. Conteúdos, metodologia, avaliação, atividades e exigências - tudo isso decorre daquela implicidade. A "psicologia de uma matéria de ensino", a meu ver, deve ocupar-se de três coisas: Primeiro, tornar explícitos certos pressupostos utilizados pelos professores, discutir a consistência de suas interligações, de sorte que se tornem princípios claros de ação; segundo, analisar a estrutura da matéria, como ela é absorvida, pela mente do escolar e as resistências a essa absorção ou aprendizagem; terceiro, propor e testar alternativas de métodos e técnicas capazes de facilitar o ensino e o aprendizado... |
id |
UFC-7_0ba89d744ae7145db3dd6e6ed8c22eac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/11289 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Para uma psicologia do ensino da redaçãoEnsino e o aprendizadoPsicologia do ensinoLei da redaçãoMétodo dos sentidosEnsino da correção gramaticalTodo professor baseia seus ensinamentos num conjunto de pressupostos que, muitas vezes, ele não se deu ao trabalho de explicitar. Neste caso, o que funciona é a "teoria implícita" do professor, acerca da sua matéria. Conteúdos, metodologia, avaliação, atividades e exigências - tudo isso decorre daquela implicidade. A "psicologia de uma matéria de ensino", a meu ver, deve ocupar-se de três coisas: Primeiro, tornar explícitos certos pressupostos utilizados pelos professores, discutir a consistência de suas interligações, de sorte que se tornem princípios claros de ação; segundo, analisar a estrutura da matéria, como ela é absorvida, pela mente do escolar e as resistências a essa absorção ou aprendizagem; terceiro, propor e testar alternativas de métodos e técnicas capazes de facilitar o ensino e o aprendizado...Revista Educação e Debate2015-04-13T11:10:48Z2015-04-13T11:10:48Z1978info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, Leonel Correia. Para uma psicologia do ensino da redação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 73-119, 1978.0102-1117http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289Pinto, Leonel Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:35:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11289Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:34.962845Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma psicologia do ensino da redação |
title |
Para uma psicologia do ensino da redação |
spellingShingle |
Para uma psicologia do ensino da redação Pinto, Leonel Correia Ensino e o aprendizado Psicologia do ensino Lei da redação Método dos sentidos Ensino da correção gramatical |
title_short |
Para uma psicologia do ensino da redação |
title_full |
Para uma psicologia do ensino da redação |
title_fullStr |
Para uma psicologia do ensino da redação |
title_full_unstemmed |
Para uma psicologia do ensino da redação |
title_sort |
Para uma psicologia do ensino da redação |
author |
Pinto, Leonel Correia |
author_facet |
Pinto, Leonel Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Leonel Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e o aprendizado Psicologia do ensino Lei da redação Método dos sentidos Ensino da correção gramatical |
topic |
Ensino e o aprendizado Psicologia do ensino Lei da redação Método dos sentidos Ensino da correção gramatical |
description |
Todo professor baseia seus ensinamentos num conjunto de pressupostos que, muitas vezes, ele não se deu ao trabalho de explicitar. Neste caso, o que funciona é a "teoria implícita" do professor, acerca da sua matéria. Conteúdos, metodologia, avaliação, atividades e exigências - tudo isso decorre daquela implicidade. A "psicologia de uma matéria de ensino", a meu ver, deve ocupar-se de três coisas: Primeiro, tornar explícitos certos pressupostos utilizados pelos professores, discutir a consistência de suas interligações, de sorte que se tornem princípios claros de ação; segundo, analisar a estrutura da matéria, como ela é absorvida, pela mente do escolar e as resistências a essa absorção ou aprendizagem; terceiro, propor e testar alternativas de métodos e técnicas capazes de facilitar o ensino e o aprendizado... |
publishDate |
1978 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1978 2015-04-13T11:10:48Z 2015-04-13T11:10:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, Leonel Correia. Para uma psicologia do ensino da redação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 73-119, 1978. 0102-1117 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289 |
identifier_str_mv |
PINTO, Leonel Correia. Para uma psicologia do ensino da redação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 73-119, 1978. 0102-1117 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028974065876992 |