Para uma psicologia do ensino da redação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Leonel Correia
Data de Publicação: 1978
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289
Resumo: Todo professor baseia seus ensinamentos num conjunto de pressupostos que, muitas vezes, ele não se deu ao trabalho de explicitar. Neste caso, o que funciona é a "teoria implícita" do professor, acerca da sua matéria. Conteúdos, metodologia, avaliação, atividades e exigências - tudo isso decorre daquela implicidade. A "psicologia de uma matéria de ensino", a meu ver, deve ocupar-se de três coisas: Primeiro, tornar explícitos certos pressupostos utilizados pelos professores, discutir a consistência de suas interligações, de sorte que se tornem princípios claros de ação; segundo, analisar a estrutura da matéria, como ela é absorvida, pela mente do escolar e as resistências a essa absorção ou aprendizagem; terceiro, propor e testar alternativas de métodos e técnicas capazes de facilitar o ensino e o aprendizado...
id UFC-7_0ba89d744ae7145db3dd6e6ed8c22eac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/11289
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Para uma psicologia do ensino da redaçãoEnsino e o aprendizadoPsicologia do ensinoLei da redaçãoMétodo dos sentidosEnsino da correção gramaticalTodo professor baseia seus ensinamentos num conjunto de pressupostos que, muitas vezes, ele não se deu ao trabalho de explicitar. Neste caso, o que funciona é a "teoria implícita" do professor, acerca da sua matéria. Conteúdos, metodologia, avaliação, atividades e exigências - tudo isso decorre daquela implicidade. A "psicologia de uma matéria de ensino", a meu ver, deve ocupar-se de três coisas: Primeiro, tornar explícitos certos pressupostos utilizados pelos professores, discutir a consistência de suas interligações, de sorte que se tornem princípios claros de ação; segundo, analisar a estrutura da matéria, como ela é absorvida, pela mente do escolar e as resistências a essa absorção ou aprendizagem; terceiro, propor e testar alternativas de métodos e técnicas capazes de facilitar o ensino e o aprendizado...Revista Educação e Debate2015-04-13T11:10:48Z2015-04-13T11:10:48Z1978info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, Leonel Correia. Para uma psicologia do ensino da redação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 73-119, 1978.0102-1117http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289Pinto, Leonel Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:35:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11289Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:34.962845Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Para uma psicologia do ensino da redação
title Para uma psicologia do ensino da redação
spellingShingle Para uma psicologia do ensino da redação
Pinto, Leonel Correia
Ensino e o aprendizado
Psicologia do ensino
Lei da redação
Método dos sentidos
Ensino da correção gramatical
title_short Para uma psicologia do ensino da redação
title_full Para uma psicologia do ensino da redação
title_fullStr Para uma psicologia do ensino da redação
title_full_unstemmed Para uma psicologia do ensino da redação
title_sort Para uma psicologia do ensino da redação
author Pinto, Leonel Correia
author_facet Pinto, Leonel Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Leonel Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e o aprendizado
Psicologia do ensino
Lei da redação
Método dos sentidos
Ensino da correção gramatical
topic Ensino e o aprendizado
Psicologia do ensino
Lei da redação
Método dos sentidos
Ensino da correção gramatical
description Todo professor baseia seus ensinamentos num conjunto de pressupostos que, muitas vezes, ele não se deu ao trabalho de explicitar. Neste caso, o que funciona é a "teoria implícita" do professor, acerca da sua matéria. Conteúdos, metodologia, avaliação, atividades e exigências - tudo isso decorre daquela implicidade. A "psicologia de uma matéria de ensino", a meu ver, deve ocupar-se de três coisas: Primeiro, tornar explícitos certos pressupostos utilizados pelos professores, discutir a consistência de suas interligações, de sorte que se tornem princípios claros de ação; segundo, analisar a estrutura da matéria, como ela é absorvida, pela mente do escolar e as resistências a essa absorção ou aprendizagem; terceiro, propor e testar alternativas de métodos e técnicas capazes de facilitar o ensino e o aprendizado...
publishDate 1978
dc.date.none.fl_str_mv 1978
2015-04-13T11:10:48Z
2015-04-13T11:10:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Leonel Correia. Para uma psicologia do ensino da redação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 73-119, 1978.
0102-1117
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289
identifier_str_mv PINTO, Leonel Correia. Para uma psicologia do ensino da redação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 73-119, 1978.
0102-1117
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028974065876992