Lei 10.639/2003: desafios para o ensino da cultura afro-brasileira na formação docente em história
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41968 |
Resumo: | As questões suscitadas pela implementação da Lei 10.639/2003, que estabelece a inclusão da temática africana em sala de aula aliadas às inquietações vivenciadas neste ambiente, fundamentam-se na minha prática docente ao lecionar disciplinas relacionadas à temática em cursos de graduação em História e em Pedagogia. [...] Nesse sentido (re) surgem velhas e novas indagações tais como: quais os desafios para o ensino da cultura afro- -brasileira na formação docente de História? De que forma os professores formados após a publicação da lei estão repensado seus práticas e metodologias em sala de aula? Assim posto, o artigo propõe discutir a contribuição da Lei 10.639/2003 enquanto dispositivo de legislação para o ensino de cultura afro-brasileira na formação docente dos professores de História. A metodologia constou de levantamento bibliográfico e analise qualitativa relativa a aplicabilidade da lei nas aulas de História. [...] |
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Lei 10.639/2003: desafios para o ensino da cultura afro-brasileira na formação docente em históriaLei 10.639/2003Cultura afro-brasileiraFormação docenteCursos de gradução em HistóriaAs questões suscitadas pela implementação da Lei 10.639/2003, que estabelece a inclusão da temática africana em sala de aula aliadas às inquietações vivenciadas neste ambiente, fundamentam-se na minha prática docente ao lecionar disciplinas relacionadas à temática em cursos de graduação em História e em Pedagogia. [...] Nesse sentido (re) surgem velhas e novas indagações tais como: quais os desafios para o ensino da cultura afro- -brasileira na formação docente de História? De que forma os professores formados após a publicação da lei estão repensado seus práticas e metodologias em sala de aula? Assim posto, o artigo propõe discutir a contribuição da Lei 10.639/2003 enquanto dispositivo de legislação para o ensino de cultura afro-brasileira na formação docente dos professores de História. A metodologia constou de levantamento bibliográfico e analise qualitativa relativa a aplicabilidade da lei nas aulas de História. [...]IMPRECE2019-05-23T18:34:07Z2019-05-23T18:34:07Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDRUMOND, Terezinha Bandeira Pimentel; ARAÚJO, Raimundo Lenilde de. Lei 10.639/2003: desafios para o ensino da cultura afro-brasileira na formação docente em história. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais ... Fortaleza (CE), 2014. p. 1623-1636.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41968Drumond, Terezinha Bandeira PimentelAraújo, Raimundo Lenilde deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41968Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:05.062644Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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