A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62579 |
Resumo: | O Ministério da Educação e do Desporto, através da Secretaria de Ensino Fundamental, inspirado no modelo educacional espanhol, mobilizou um grupo de pesquisadores e professores no sentido de elaborarem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Os PCNs têm como função primordial subsidiar a elaboração ou a versão curricular dos estados e municípios. Neste estudo procurou-se analisar a proposta de Educação Física para os 3o. e 4o. ciclos (5a. a 8a. séries do ensino fundamental) contida nos Parâmetros Curriculares, área Educação Física, procurando desvelar os seus aspectos inovadores, bem como apresentar e discutir as críticas formuladas aos documentos, desde os seus pressupostos teóricos, processo de elaboração e realização dos PCNs. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, através de análise bibliográfica. Os PCNs - área Educação Física para o 3o. e 4o. ciclos, apresentam alguns avanços e possibilidades importantes para o componente curricular, embora muitas destas idéias já estivessem presentes no trabalho de alguns pesquisadores. Contudo, o texto publicado pelos PCNs auxiliou na organização destes conhecimentos, articulando-os nas suas várias dimensões. Como principais contribuições podem ser considerados os seguintes aspectos: o princípio da inclusão, as dimensões dos conteúdos e os temas transversais. Consideramos que os PCNs constituem um avanço no sistema educacional brasileiro, ressaltando que uma proposta isolada não pode pretender dar conta de todos os problemas educacionais, dada a complexidade nacional. |
id |
UFC-7_c222486289256c7a71875af6830cf0d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/62579 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionaisEducação física escolarProposta pedagógicaO Ministério da Educação e do Desporto, através da Secretaria de Ensino Fundamental, inspirado no modelo educacional espanhol, mobilizou um grupo de pesquisadores e professores no sentido de elaborarem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Os PCNs têm como função primordial subsidiar a elaboração ou a versão curricular dos estados e municípios. Neste estudo procurou-se analisar a proposta de Educação Física para os 3o. e 4o. ciclos (5a. a 8a. séries do ensino fundamental) contida nos Parâmetros Curriculares, área Educação Física, procurando desvelar os seus aspectos inovadores, bem como apresentar e discutir as críticas formuladas aos documentos, desde os seus pressupostos teóricos, processo de elaboração e realização dos PCNs. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, através de análise bibliográfica. Os PCNs - área Educação Física para o 3o. e 4o. ciclos, apresentam alguns avanços e possibilidades importantes para o componente curricular, embora muitas destas idéias já estivessem presentes no trabalho de alguns pesquisadores. Contudo, o texto publicado pelos PCNs auxiliou na organização destes conhecimentos, articulando-os nas suas várias dimensões. Como principais contribuições podem ser considerados os seguintes aspectos: o princípio da inclusão, as dimensões dos conteúdos e os temas transversais. Consideramos que os PCNs constituem um avanço no sistema educacional brasileiro, ressaltando que uma proposta isolada não pode pretender dar conta de todos os problemas educacionais, dada a complexidade nacional.Revista Brasileira de Educação Física e Esporte2021-11-29T23:13:48Z2021-11-29T23:13:48Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDARIDO, Suraya Cristina et al. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62579Darido, Suraya CristinaBetti, Irene Conceição RangelRamos, Glauco Nunes SoutoGalvão, ZenaideFerreira, Lilian AparecidaSilva, Eduardo Vinicius mota eRodrigues, Luiz HenriqueSanches, LuizPontes, GustavoFelipe, Cunhaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-29T23:13:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62579Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-11-29T23:13:48Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais |
title |
A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais |
spellingShingle |
A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais Darido, Suraya Cristina Educação física escolar Proposta pedagógica |
title_short |
A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais |
title_full |
A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais |
title_fullStr |
A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais |
title_full_unstemmed |
A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais |
title_sort |
A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais |
author |
Darido, Suraya Cristina |
author_facet |
Darido, Suraya Cristina Betti, Irene Conceição Rangel Ramos, Glauco Nunes Souto Galvão, Zenaide Ferreira, Lilian Aparecida Silva, Eduardo Vinicius mota e Rodrigues, Luiz Henrique Sanches, Luiz Pontes, Gustavo Felipe, Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Betti, Irene Conceição Rangel Ramos, Glauco Nunes Souto Galvão, Zenaide Ferreira, Lilian Aparecida Silva, Eduardo Vinicius mota e Rodrigues, Luiz Henrique Sanches, Luiz Pontes, Gustavo Felipe, Cunha |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darido, Suraya Cristina Betti, Irene Conceição Rangel Ramos, Glauco Nunes Souto Galvão, Zenaide Ferreira, Lilian Aparecida Silva, Eduardo Vinicius mota e Rodrigues, Luiz Henrique Sanches, Luiz Pontes, Gustavo Felipe, Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Proposta pedagógica |
topic |
Educação física escolar Proposta pedagógica |
description |
O Ministério da Educação e do Desporto, através da Secretaria de Ensino Fundamental, inspirado no modelo educacional espanhol, mobilizou um grupo de pesquisadores e professores no sentido de elaborarem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Os PCNs têm como função primordial subsidiar a elaboração ou a versão curricular dos estados e municípios. Neste estudo procurou-se analisar a proposta de Educação Física para os 3o. e 4o. ciclos (5a. a 8a. séries do ensino fundamental) contida nos Parâmetros Curriculares, área Educação Física, procurando desvelar os seus aspectos inovadores, bem como apresentar e discutir as críticas formuladas aos documentos, desde os seus pressupostos teóricos, processo de elaboração e realização dos PCNs. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, através de análise bibliográfica. Os PCNs - área Educação Física para o 3o. e 4o. ciclos, apresentam alguns avanços e possibilidades importantes para o componente curricular, embora muitas destas idéias já estivessem presentes no trabalho de alguns pesquisadores. Contudo, o texto publicado pelos PCNs auxiliou na organização destes conhecimentos, articulando-os nas suas várias dimensões. Como principais contribuições podem ser considerados os seguintes aspectos: o princípio da inclusão, as dimensões dos conteúdos e os temas transversais. Consideramos que os PCNs constituem um avanço no sistema educacional brasileiro, ressaltando que uma proposta isolada não pode pretender dar conta de todos os problemas educacionais, dada a complexidade nacional. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2021-11-29T23:13:48Z 2021-11-29T23:13:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DARIDO, Suraya Cristina et al. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62579 |
identifier_str_mv |
DARIDO, Suraya Cristina et al. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806434612084736 |