Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Suelen Paulina Duarte da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46337
Resumo: O presente projeto tem como objetivo abordar o tema do Design de Jogos na educação Matemática no ensino fundamental, sob a ótica de um novo modelo de educação. Com isso, esse trabalho se propõe a apresentar um projeto a fim de aplicar as ferramentas do Design como facilitador na relação ensino-aprendizagem de conceitos da disciplina Matemática, por meio da concepção de um jogo didático que articule o conhecimento de frações da criança de modo lúdico. O interesse pela temática se deu por meio de experiências como aluna, em sala de aula, e como educadora, em aulas de reforço. Ocorreu também, por meio de inquietações e de questionamentos a respeito das relações entre teoria e prática, assim como, as implicações dessas perspectivas nas práticas pedagógicas. A conceitualização e concepção do produto final é resultado de demandas identificadas, através de diálogos com o Educador Paulo Barguil, pesquisas em livros e análise de produtos referenciais no mercado. Essas ações geram a necessidade de adotar uma metodologia que alie a pesquisa e a prática, por meio da leitura de grandes educadores, análise de similares, compreensão dos usuários, desenvolvimento de protótipos, além da aplicação do jogo com esses usuários. Com isso a Pesquisa-Ação aliada a metodologia de projeto de Bruno Munari adequam-se com as necessidades projetuais. Como resultado desse projeto, obteve-se como artefato um jogo, cuja aplicação com o público-alvo demonstrou boa aceitação. Sendo assim, é um material que tende a propiciar maior participação e interação entre a criança e o conhecimento de matemática.
id UFC-7_c2e9d0faf4cec2ed3bb6ca5939731c38
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46337
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fraçãoCriançaEnsino-aprendizagem da matemáticaDesign de jogosFraçãoO presente projeto tem como objetivo abordar o tema do Design de Jogos na educação Matemática no ensino fundamental, sob a ótica de um novo modelo de educação. Com isso, esse trabalho se propõe a apresentar um projeto a fim de aplicar as ferramentas do Design como facilitador na relação ensino-aprendizagem de conceitos da disciplina Matemática, por meio da concepção de um jogo didático que articule o conhecimento de frações da criança de modo lúdico. O interesse pela temática se deu por meio de experiências como aluna, em sala de aula, e como educadora, em aulas de reforço. Ocorreu também, por meio de inquietações e de questionamentos a respeito das relações entre teoria e prática, assim como, as implicações dessas perspectivas nas práticas pedagógicas. A conceitualização e concepção do produto final é resultado de demandas identificadas, através de diálogos com o Educador Paulo Barguil, pesquisas em livros e análise de produtos referenciais no mercado. Essas ações geram a necessidade de adotar uma metodologia que alie a pesquisa e a prática, por meio da leitura de grandes educadores, análise de similares, compreensão dos usuários, desenvolvimento de protótipos, além da aplicação do jogo com esses usuários. Com isso a Pesquisa-Ação aliada a metodologia de projeto de Bruno Munari adequam-se com as necessidades projetuais. Como resultado desse projeto, obteve-se como artefato um jogo, cuja aplicação com o público-alvo demonstrou boa aceitação. Sendo assim, é um material que tende a propiciar maior participação e interação entre a criança e o conhecimento de matemática.Lima, Mariana Monteiro Xavier deSilva, Suelen Paulina Duarte da2019-10-01T15:06:21Z2019-10-01T15:06:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, S. P. D. Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração. 2018. 128 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46337porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-01T15:06:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46337Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:05.461882Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração
title Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração
spellingShingle Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração
Silva, Suelen Paulina Duarte da
Criança
Ensino-aprendizagem da matemática
Design de jogos
Fração
title_short Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração
title_full Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração
title_fullStr Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração
title_full_unstemmed Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração
title_sort Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração
author Silva, Suelen Paulina Duarte da
author_facet Silva, Suelen Paulina Duarte da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Mariana Monteiro Xavier de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Suelen Paulina Duarte da
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Ensino-aprendizagem da matemática
Design de jogos
Fração
topic Criança
Ensino-aprendizagem da matemática
Design de jogos
Fração
description O presente projeto tem como objetivo abordar o tema do Design de Jogos na educação Matemática no ensino fundamental, sob a ótica de um novo modelo de educação. Com isso, esse trabalho se propõe a apresentar um projeto a fim de aplicar as ferramentas do Design como facilitador na relação ensino-aprendizagem de conceitos da disciplina Matemática, por meio da concepção de um jogo didático que articule o conhecimento de frações da criança de modo lúdico. O interesse pela temática se deu por meio de experiências como aluna, em sala de aula, e como educadora, em aulas de reforço. Ocorreu também, por meio de inquietações e de questionamentos a respeito das relações entre teoria e prática, assim como, as implicações dessas perspectivas nas práticas pedagógicas. A conceitualização e concepção do produto final é resultado de demandas identificadas, através de diálogos com o Educador Paulo Barguil, pesquisas em livros e análise de produtos referenciais no mercado. Essas ações geram a necessidade de adotar uma metodologia que alie a pesquisa e a prática, por meio da leitura de grandes educadores, análise de similares, compreensão dos usuários, desenvolvimento de protótipos, além da aplicação do jogo com esses usuários. Com isso a Pesquisa-Ação aliada a metodologia de projeto de Bruno Munari adequam-se com as necessidades projetuais. Como resultado desse projeto, obteve-se como artefato um jogo, cuja aplicação com o público-alvo demonstrou boa aceitação. Sendo assim, é um material que tende a propiciar maior participação e interação entre a criança e o conhecimento de matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-10-01T15:06:21Z
2019-10-01T15:06:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, S. P. D. Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração. 2018. 128 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46337
identifier_str_mv SILVA, S. P. D. Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração. 2018. 128 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028787888062464