Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46337 |
Resumo: | O presente projeto tem como objetivo abordar o tema do Design de Jogos na educação Matemática no ensino fundamental, sob a ótica de um novo modelo de educação. Com isso, esse trabalho se propõe a apresentar um projeto a fim de aplicar as ferramentas do Design como facilitador na relação ensino-aprendizagem de conceitos da disciplina Matemática, por meio da concepção de um jogo didático que articule o conhecimento de frações da criança de modo lúdico. O interesse pela temática se deu por meio de experiências como aluna, em sala de aula, e como educadora, em aulas de reforço. Ocorreu também, por meio de inquietações e de questionamentos a respeito das relações entre teoria e prática, assim como, as implicações dessas perspectivas nas práticas pedagógicas. A conceitualização e concepção do produto final é resultado de demandas identificadas, através de diálogos com o Educador Paulo Barguil, pesquisas em livros e análise de produtos referenciais no mercado. Essas ações geram a necessidade de adotar uma metodologia que alie a pesquisa e a prática, por meio da leitura de grandes educadores, análise de similares, compreensão dos usuários, desenvolvimento de protótipos, além da aplicação do jogo com esses usuários. Com isso a Pesquisa-Ação aliada a metodologia de projeto de Bruno Munari adequam-se com as necessidades projetuais. Como resultado desse projeto, obteve-se como artefato um jogo, cuja aplicação com o público-alvo demonstrou boa aceitação. Sendo assim, é um material que tende a propiciar maior participação e interação entre a criança e o conhecimento de matemática. |
id |
UFC-7_c2e9d0faf4cec2ed3bb6ca5939731c38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/46337 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fraçãoCriançaEnsino-aprendizagem da matemáticaDesign de jogosFraçãoO presente projeto tem como objetivo abordar o tema do Design de Jogos na educação Matemática no ensino fundamental, sob a ótica de um novo modelo de educação. Com isso, esse trabalho se propõe a apresentar um projeto a fim de aplicar as ferramentas do Design como facilitador na relação ensino-aprendizagem de conceitos da disciplina Matemática, por meio da concepção de um jogo didático que articule o conhecimento de frações da criança de modo lúdico. O interesse pela temática se deu por meio de experiências como aluna, em sala de aula, e como educadora, em aulas de reforço. Ocorreu também, por meio de inquietações e de questionamentos a respeito das relações entre teoria e prática, assim como, as implicações dessas perspectivas nas práticas pedagógicas. A conceitualização e concepção do produto final é resultado de demandas identificadas, através de diálogos com o Educador Paulo Barguil, pesquisas em livros e análise de produtos referenciais no mercado. Essas ações geram a necessidade de adotar uma metodologia que alie a pesquisa e a prática, por meio da leitura de grandes educadores, análise de similares, compreensão dos usuários, desenvolvimento de protótipos, além da aplicação do jogo com esses usuários. Com isso a Pesquisa-Ação aliada a metodologia de projeto de Bruno Munari adequam-se com as necessidades projetuais. Como resultado desse projeto, obteve-se como artefato um jogo, cuja aplicação com o público-alvo demonstrou boa aceitação. Sendo assim, é um material que tende a propiciar maior participação e interação entre a criança e o conhecimento de matemática.Lima, Mariana Monteiro Xavier deSilva, Suelen Paulina Duarte da2019-10-01T15:06:21Z2019-10-01T15:06:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, S. P. D. Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração. 2018. 128 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46337porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-01T15:06:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46337Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:05.461882Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração |
title |
Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração |
spellingShingle |
Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração Silva, Suelen Paulina Duarte da Criança Ensino-aprendizagem da matemática Design de jogos Fração |
title_short |
Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração |
title_full |
Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração |
title_fullStr |
Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração |
title_full_unstemmed |
Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração |
title_sort |
Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração |
author |
Silva, Suelen Paulina Duarte da |
author_facet |
Silva, Suelen Paulina Duarte da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Mariana Monteiro Xavier de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Suelen Paulina Duarte da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Ensino-aprendizagem da matemática Design de jogos Fração |
topic |
Criança Ensino-aprendizagem da matemática Design de jogos Fração |
description |
O presente projeto tem como objetivo abordar o tema do Design de Jogos na educação Matemática no ensino fundamental, sob a ótica de um novo modelo de educação. Com isso, esse trabalho se propõe a apresentar um projeto a fim de aplicar as ferramentas do Design como facilitador na relação ensino-aprendizagem de conceitos da disciplina Matemática, por meio da concepção de um jogo didático que articule o conhecimento de frações da criança de modo lúdico. O interesse pela temática se deu por meio de experiências como aluna, em sala de aula, e como educadora, em aulas de reforço. Ocorreu também, por meio de inquietações e de questionamentos a respeito das relações entre teoria e prática, assim como, as implicações dessas perspectivas nas práticas pedagógicas. A conceitualização e concepção do produto final é resultado de demandas identificadas, através de diálogos com o Educador Paulo Barguil, pesquisas em livros e análise de produtos referenciais no mercado. Essas ações geram a necessidade de adotar uma metodologia que alie a pesquisa e a prática, por meio da leitura de grandes educadores, análise de similares, compreensão dos usuários, desenvolvimento de protótipos, além da aplicação do jogo com esses usuários. Com isso a Pesquisa-Ação aliada a metodologia de projeto de Bruno Munari adequam-se com as necessidades projetuais. Como resultado desse projeto, obteve-se como artefato um jogo, cuja aplicação com o público-alvo demonstrou boa aceitação. Sendo assim, é um material que tende a propiciar maior participação e interação entre a criança e o conhecimento de matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-10-01T15:06:21Z 2019-10-01T15:06:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, S. P. D. Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração. 2018. 128 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46337 |
identifier_str_mv |
SILVA, S. P. D. Ops! Partiu: Design de Jogos no ensino-aprendizagem da fração. 2018. 128 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028787888062464 |