Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, João Emiliano Fortaleza de
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14204
Resumo: Na reflexão filosófica de Friedrich Schiller 1759-1805), são indissociáveis os problemas estéticos, morais e políticos. No presente artigo, buscaremos demonstrar como o seu conceito de educação estética tematiza a unidade dessas três formas de objetivação humana, ao mesmo tempo em que resguarda as suas especificidades. Para tanto, principiaremos pela exposição das relações entre o ético e o político, prosseguindo com as suas reflexões sobre problema ético na modernidade para, finalmente, identificar como o estético é pensado por Schiller como a via de mediação para o ético...
id UFC-7_c2f1a37e3713655da0f80ddeb3ea2fde
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14204
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Friedrich Schiller: o significado ético da educação estéticaEducação estéticaÉticaObjetivação humanaNa reflexão filosófica de Friedrich Schiller 1759-1805), são indissociáveis os problemas estéticos, morais e políticos. No presente artigo, buscaremos demonstrar como o seu conceito de educação estética tematiza a unidade dessas três formas de objetivação humana, ao mesmo tempo em que resguarda as suas especificidades. Para tanto, principiaremos pela exposição das relações entre o ético e o político, prosseguindo com as suas reflexões sobre problema ético na modernidade para, finalmente, identificar como o estético é pensado por Schiller como a via de mediação para o ético...Revista Educação em Debate2015-11-27T14:52:28Z2015-11-27T14:52:28Z1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAQUINO, João Emiliano Fortaleza de. Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 21-31, 1995.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14204Aquino, João Emiliano Fortaleza deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:35:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14204Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:14.024250Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética
title Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética
spellingShingle Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética
Aquino, João Emiliano Fortaleza de
Educação estética
Ética
Objetivação humana
title_short Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética
title_full Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética
title_fullStr Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética
title_full_unstemmed Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética
title_sort Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética
author Aquino, João Emiliano Fortaleza de
author_facet Aquino, João Emiliano Fortaleza de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, João Emiliano Fortaleza de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estética
Ética
Objetivação humana
topic Educação estética
Ética
Objetivação humana
description Na reflexão filosófica de Friedrich Schiller 1759-1805), são indissociáveis os problemas estéticos, morais e políticos. No presente artigo, buscaremos demonstrar como o seu conceito de educação estética tematiza a unidade dessas três formas de objetivação humana, ao mesmo tempo em que resguarda as suas especificidades. Para tanto, principiaremos pela exposição das relações entre o ético e o político, prosseguindo com as suas reflexões sobre problema ético na modernidade para, finalmente, identificar como o estético é pensado por Schiller como a via de mediação para o ético...
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2015-11-27T14:52:28Z
2015-11-27T14:52:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AQUINO, João Emiliano Fortaleza de. Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 21-31, 1995.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14204
identifier_str_mv AQUINO, João Emiliano Fortaleza de. Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 21-31, 1995.
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028866018508800