A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontenelle, Francisca Cláudia Fernandes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio, Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47597
Resumo: Este trabalho descreve uma experiência de ensino vivenciada numa disciplina de Álgebra Linear, na qual o conceito de geradores é construído por meio da mediação docente delineada de acordo com os pressupostos da Sequência Fedathi. Com base em observação direta descrevemos e analisamos os caminhos percorridos pelo professor para construção dessa noção abstrata, que costuma ser abordada Socialización de Experiencias Didácticas 750 com ênfase quase que exclusiva às suas dimensões algorítmicas, que verificam conjuntos geradores por meio da resolução de sistemas de equações. O diferencial dessa proposta consistiu na forma como o processo foi conduzido e nos recursos utilizados, que visavam a promoção da abstração reflexionante dos alunos sobre os conteúdos abordados. Os resultados mostraram que é possível trabalhar em Álgebra Linear, o conteúdo de geradores com ênfase na construção conceitual a partir da ação para a reflexão do aluno.
id UFC-7_c41c8a9658444df0529143cf954cf0d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47597
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linearSequência FedathiÁlgebra LinearMatemática-EnsinoEste trabalho descreve uma experiência de ensino vivenciada numa disciplina de Álgebra Linear, na qual o conceito de geradores é construído por meio da mediação docente delineada de acordo com os pressupostos da Sequência Fedathi. Com base em observação direta descrevemos e analisamos os caminhos percorridos pelo professor para construção dessa noção abstrata, que costuma ser abordada Socialización de Experiencias Didácticas 750 com ênfase quase que exclusiva às suas dimensões algorítmicas, que verificam conjuntos geradores por meio da resolução de sistemas de equações. O diferencial dessa proposta consistiu na forma como o processo foi conduzido e nos recursos utilizados, que visavam a promoção da abstração reflexionante dos alunos sobre os conteúdos abordados. Os resultados mostraram que é possível trabalhar em Álgebra Linear, o conteúdo de geradores com ênfase na construção conceitual a partir da ação para a reflexão do aluno.Ind. Gráfica Dala's2019-11-08T18:24:38Z2019-11-08T18:24:38Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONTENELLE, Francisca Cláudia Fernandes, BORGES NETO, Hermínio; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 749-757.978‐612‐46647‐2‐4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47597Fontenelle, Francisca Cláudia FernandesBorges Neto, HermínioSousa, Francisco Edisom Eugenio deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:27:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47597Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:03:57.989798Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear
title A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear
spellingShingle A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear
Fontenelle, Francisca Cláudia Fernandes
Sequência Fedathi
Álgebra Linear
Matemática-Ensino
title_short A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear
title_full A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear
title_fullStr A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear
title_full_unstemmed A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear
title_sort A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear
author Fontenelle, Francisca Cláudia Fernandes
author_facet Fontenelle, Francisca Cláudia Fernandes
Borges Neto, Hermínio
Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontenelle, Francisca Cláudia Fernandes
Borges Neto, Hermínio
Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Fedathi
Álgebra Linear
Matemática-Ensino
topic Sequência Fedathi
Álgebra Linear
Matemática-Ensino
description Este trabalho descreve uma experiência de ensino vivenciada numa disciplina de Álgebra Linear, na qual o conceito de geradores é construído por meio da mediação docente delineada de acordo com os pressupostos da Sequência Fedathi. Com base em observação direta descrevemos e analisamos os caminhos percorridos pelo professor para construção dessa noção abstrata, que costuma ser abordada Socialización de Experiencias Didácticas 750 com ênfase quase que exclusiva às suas dimensões algorítmicas, que verificam conjuntos geradores por meio da resolução de sistemas de equações. O diferencial dessa proposta consistiu na forma como o processo foi conduzido e nos recursos utilizados, que visavam a promoção da abstração reflexionante dos alunos sobre os conteúdos abordados. Os resultados mostraram que é possível trabalhar em Álgebra Linear, o conteúdo de geradores com ênfase na construção conceitual a partir da ação para a reflexão do aluno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-11-08T18:24:38Z
2019-11-08T18:24:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONTENELLE, Francisca Cláudia Fernandes, BORGES NETO, Hermínio; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 749-757.
978‐612‐46647‐2‐4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47597
identifier_str_mv FONTENELLE, Francisca Cláudia Fernandes, BORGES NETO, Hermínio; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 749-757.
978‐612‐46647‐2‐4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ind. Gráfica Dala's
publisher.none.fl_str_mv Ind. Gráfica Dala's
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029052732145664