A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47597 |
Resumo: | Este trabalho descreve uma experiência de ensino vivenciada numa disciplina de Álgebra Linear, na qual o conceito de geradores é construído por meio da mediação docente delineada de acordo com os pressupostos da Sequência Fedathi. Com base em observação direta descrevemos e analisamos os caminhos percorridos pelo professor para construção dessa noção abstrata, que costuma ser abordada Socialización de Experiencias Didácticas 750 com ênfase quase que exclusiva às suas dimensões algorítmicas, que verificam conjuntos geradores por meio da resolução de sistemas de equações. O diferencial dessa proposta consistiu na forma como o processo foi conduzido e nos recursos utilizados, que visavam a promoção da abstração reflexionante dos alunos sobre os conteúdos abordados. Os resultados mostraram que é possível trabalhar em Álgebra Linear, o conteúdo de geradores com ênfase na construção conceitual a partir da ação para a reflexão do aluno. |
id |
UFC-7_c41c8a9658444df0529143cf954cf0d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47597 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linearSequência FedathiÁlgebra LinearMatemática-EnsinoEste trabalho descreve uma experiência de ensino vivenciada numa disciplina de Álgebra Linear, na qual o conceito de geradores é construído por meio da mediação docente delineada de acordo com os pressupostos da Sequência Fedathi. Com base em observação direta descrevemos e analisamos os caminhos percorridos pelo professor para construção dessa noção abstrata, que costuma ser abordada Socialización de Experiencias Didácticas 750 com ênfase quase que exclusiva às suas dimensões algorítmicas, que verificam conjuntos geradores por meio da resolução de sistemas de equações. O diferencial dessa proposta consistiu na forma como o processo foi conduzido e nos recursos utilizados, que visavam a promoção da abstração reflexionante dos alunos sobre os conteúdos abordados. Os resultados mostraram que é possível trabalhar em Álgebra Linear, o conteúdo de geradores com ênfase na construção conceitual a partir da ação para a reflexão do aluno.Ind. Gráfica Dala's2019-11-08T18:24:38Z2019-11-08T18:24:38Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONTENELLE, Francisca Cláudia Fernandes, BORGES NETO, Hermínio; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 749-757.978‐612‐46647‐2‐4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47597Fontenelle, Francisca Cláudia FernandesBorges Neto, HermínioSousa, Francisco Edisom Eugenio deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:27:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47597Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:03:57.989798Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear |
title |
A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear |
spellingShingle |
A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear Fontenelle, Francisca Cláudia Fernandes Sequência Fedathi Álgebra Linear Matemática-Ensino |
title_short |
A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear |
title_full |
A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear |
title_fullStr |
A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear |
title_full_unstemmed |
A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear |
title_sort |
A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear |
author |
Fontenelle, Francisca Cláudia Fernandes |
author_facet |
Fontenelle, Francisca Cláudia Fernandes Borges Neto, Hermínio Sousa, Francisco Edisom Eugenio de |
author_role |
author |
author2 |
Borges Neto, Hermínio Sousa, Francisco Edisom Eugenio de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontenelle, Francisca Cláudia Fernandes Borges Neto, Hermínio Sousa, Francisco Edisom Eugenio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Fedathi Álgebra Linear Matemática-Ensino |
topic |
Sequência Fedathi Álgebra Linear Matemática-Ensino |
description |
Este trabalho descreve uma experiência de ensino vivenciada numa disciplina de Álgebra Linear, na qual o conceito de geradores é construído por meio da mediação docente delineada de acordo com os pressupostos da Sequência Fedathi. Com base em observação direta descrevemos e analisamos os caminhos percorridos pelo professor para construção dessa noção abstrata, que costuma ser abordada Socialización de Experiencias Didácticas 750 com ênfase quase que exclusiva às suas dimensões algorítmicas, que verificam conjuntos geradores por meio da resolução de sistemas de equações. O diferencial dessa proposta consistiu na forma como o processo foi conduzido e nos recursos utilizados, que visavam a promoção da abstração reflexionante dos alunos sobre os conteúdos abordados. Os resultados mostraram que é possível trabalhar em Álgebra Linear, o conteúdo de geradores com ênfase na construção conceitual a partir da ação para a reflexão do aluno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-11-08T18:24:38Z 2019-11-08T18:24:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONTENELLE, Francisca Cláudia Fernandes, BORGES NETO, Hermínio; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 749-757. 978‐612‐46647‐2‐4 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47597 |
identifier_str_mv |
FONTENELLE, Francisca Cláudia Fernandes, BORGES NETO, Hermínio; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A importância da Sequência Fedathi na construção do conceito de geradores em álgebra linear. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 749-757. 978‐612‐46647‐2‐4 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ind. Gráfica Dala's |
publisher.none.fl_str_mv |
Ind. Gráfica Dala's |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029052732145664 |