A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Hermínia Maria Florêncio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zavam, Aurea Suely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42202
Resumo: This paper is the result of a research project that aims to apply a didactic sequence to work with an argumentative genre: a letter of complaint, with students from 9th grade of elementary school. The ultimate purpose is to develop writing skills since they are essential to social practices in our literate society. The proposal is based on the concept of writing as a process (VIEIRA, 2005) and it is based on a didactic sequence model (SD) as proposed by Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004). With the results, it appears that the work with the didactic sequence improves the performance in the production of written texts and provides the recognition of genres, as claimed by the SD authors. This experience enables us to check students’ progress in writing and in the ownership of the prototypical elements of the complaint letter. It also brought us the perception of a greater stimulus of the students with the development of its own project to the production of texts. In this sense, we hope to contribute with Portuguese teachers, both as regards to the teaching of writing as with to the search for new alternatives to enhance students' skills and increase their motivation to write more property and more often.
id UFC-7_c532394769d6ec457cbf88e415d06001
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42202
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didáticaText production in middle school: developing writing competence by means of didactic sequencesEnsino da escritaProdução de textosSequência didáticaCarta de reclamaçãoThis paper is the result of a research project that aims to apply a didactic sequence to work with an argumentative genre: a letter of complaint, with students from 9th grade of elementary school. The ultimate purpose is to develop writing skills since they are essential to social practices in our literate society. The proposal is based on the concept of writing as a process (VIEIRA, 2005) and it is based on a didactic sequence model (SD) as proposed by Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004). With the results, it appears that the work with the didactic sequence improves the performance in the production of written texts and provides the recognition of genres, as claimed by the SD authors. This experience enables us to check students’ progress in writing and in the ownership of the prototypical elements of the complaint letter. It also brought us the perception of a greater stimulus of the students with the development of its own project to the production of texts. In this sense, we hope to contribute with Portuguese teachers, both as regards to the teaching of writing as with to the search for new alternatives to enhance students' skills and increase their motivation to write more property and more often.Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa que tem como objetivo principal a aplicação de uma sequência didática para trabalhar com um gênero da ordem do argumentar: a carta de reclamação, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. O propósito maior é desenvolver nos alunos habilidades de leitura e escrita, como práticas sociais imprescindíveis em nossa sociedade letrada. A proposta parte da concepção de escrita como processo (VIEIRA, 2005) e fundamenta-se no modelo de sequência didática (SD) de Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004). Com os resultados alcançados, constata-se que o trabalho com a sequência didática, além de melhorar o desempenho na produção de textos escritos, proporciona o (re)conhecimento do gênero, conforme defendem os autores do modelo de SD. A experiência possibilita verificar avanços nas produções dos alunos tanto em relação à apropriação dos elementos prototípicos da carta de reclamação quanto à habilidade do processo de escrita, além de favorecer a percepção de um maior estímulo por parte dos estudantes com o desenvolvimento de um projeto próprio para a produção de textos. Nesse sentido, espera-se contribuir com professores de Língua Portuguesa, tanto no que se refere ao ensino da produção de textos, quanto no que toca à busca de novas alternativas para potencializar habilidades nos estudantes e aumentar a motivação para que escrevam com mais propriedade e com mais frequência.Revista Letras & Letras2019-06-03T12:08:31Z2019-06-03T12:08:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAIVA, Hermínia Maria Florêncio; ZAVAM, Aurea Suely. A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 2, p. 158-186, jul./dez. 2016.1981-5239 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42202Paiva, Hermínia Maria FlorêncioZavam, Aurea Suelyinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:23:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42202Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:09.238329Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática
Text production in middle school: developing writing competence by means of didactic sequences
title A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática
spellingShingle A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática
Paiva, Hermínia Maria Florêncio
Ensino da escrita
Produção de textos
Sequência didática
Carta de reclamação
title_short A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática
title_full A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática
title_fullStr A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática
title_full_unstemmed A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática
title_sort A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática
author Paiva, Hermínia Maria Florêncio
author_facet Paiva, Hermínia Maria Florêncio
Zavam, Aurea Suely
author_role author
author2 Zavam, Aurea Suely
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Hermínia Maria Florêncio
Zavam, Aurea Suely
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da escrita
Produção de textos
Sequência didática
Carta de reclamação
topic Ensino da escrita
Produção de textos
Sequência didática
Carta de reclamação
description This paper is the result of a research project that aims to apply a didactic sequence to work with an argumentative genre: a letter of complaint, with students from 9th grade of elementary school. The ultimate purpose is to develop writing skills since they are essential to social practices in our literate society. The proposal is based on the concept of writing as a process (VIEIRA, 2005) and it is based on a didactic sequence model (SD) as proposed by Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004). With the results, it appears that the work with the didactic sequence improves the performance in the production of written texts and provides the recognition of genres, as claimed by the SD authors. This experience enables us to check students’ progress in writing and in the ownership of the prototypical elements of the complaint letter. It also brought us the perception of a greater stimulus of the students with the development of its own project to the production of texts. In this sense, we hope to contribute with Portuguese teachers, both as regards to the teaching of writing as with to the search for new alternatives to enhance students' skills and increase their motivation to write more property and more often.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-03T12:08:31Z
2019-06-03T12:08:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, Hermínia Maria Florêncio; ZAVAM, Aurea Suely. A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 2, p. 158-186, jul./dez. 2016.
1981-5239 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42202
identifier_str_mv PAIVA, Hermínia Maria Florêncio; ZAVAM, Aurea Suely. A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 2, p. 158-186, jul./dez. 2016.
1981-5239 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Letras & Letras
publisher.none.fl_str_mv Revista Letras & Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028781243236352