A didática como instrumento fundamental na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria do Socorro Sousa e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41803
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar e compreender a Didática como elemento fundamental na formação dos alunos da turma do 6º período de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada na cidade de Sobral ao norte do estado do Ceará a 238 quilômetros da capital Fortaleza. Tal turma composta por 25 alunos, em sua maioria residente nas cidades da circunvizinhança da localidade pesquisada, assim foi possível uma pesquisa exploratória com dez alunos os quais já têm experiências na docência e nessa pesquisa serão nomeados por letra alfabética. A pesquisa de cunho qualitativo com método estudo de caso que segundo o Yin, (2010, p. 39) “é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo em profundidade e em contexto de vida real”. Para coletar os dados utilizaremos a observação participante e a entrevista semiestruturada envolvendo os alunos do curso supracitado. Incluem-se as análises de Freire (1997), Libâneo (1994), Nóvoa (1995), Pimenta (2010), Lima (2001), Franco (2010) entre outros. [...]
id UFC-7_c63ced0110f196a5b6bebf00fa71b387
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41803
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A didática como instrumento fundamental na formação docenteDidáticaFormação docenteFormação dos alunosEnsinoEste artigo tem como objetivo investigar e compreender a Didática como elemento fundamental na formação dos alunos da turma do 6º período de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada na cidade de Sobral ao norte do estado do Ceará a 238 quilômetros da capital Fortaleza. Tal turma composta por 25 alunos, em sua maioria residente nas cidades da circunvizinhança da localidade pesquisada, assim foi possível uma pesquisa exploratória com dez alunos os quais já têm experiências na docência e nessa pesquisa serão nomeados por letra alfabética. A pesquisa de cunho qualitativo com método estudo de caso que segundo o Yin, (2010, p. 39) “é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo em profundidade e em contexto de vida real”. Para coletar os dados utilizaremos a observação participante e a entrevista semiestruturada envolvendo os alunos do curso supracitado. Incluem-se as análises de Freire (1997), Libâneo (1994), Nóvoa (1995), Pimenta (2010), Lima (2001), Franco (2010) entre outros. [...]IMPRECE2019-05-20T19:21:04Z2019-05-20T19:21:04Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Maria do Socorro Sousa e. A didática como instrumento fundamental na formação docente. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1380- 1389.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41803Silva, Maria do Socorro Sousa eporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41803Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:29.781679Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A didática como instrumento fundamental na formação docente
title A didática como instrumento fundamental na formação docente
spellingShingle A didática como instrumento fundamental na formação docente
Silva, Maria do Socorro Sousa e
Didática
Formação docente
Formação dos alunos
Ensino
title_short A didática como instrumento fundamental na formação docente
title_full A didática como instrumento fundamental na formação docente
title_fullStr A didática como instrumento fundamental na formação docente
title_full_unstemmed A didática como instrumento fundamental na formação docente
title_sort A didática como instrumento fundamental na formação docente
author Silva, Maria do Socorro Sousa e
author_facet Silva, Maria do Socorro Sousa e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria do Socorro Sousa e
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Formação docente
Formação dos alunos
Ensino
topic Didática
Formação docente
Formação dos alunos
Ensino
description Este artigo tem como objetivo investigar e compreender a Didática como elemento fundamental na formação dos alunos da turma do 6º período de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada na cidade de Sobral ao norte do estado do Ceará a 238 quilômetros da capital Fortaleza. Tal turma composta por 25 alunos, em sua maioria residente nas cidades da circunvizinhança da localidade pesquisada, assim foi possível uma pesquisa exploratória com dez alunos os quais já têm experiências na docência e nessa pesquisa serão nomeados por letra alfabética. A pesquisa de cunho qualitativo com método estudo de caso que segundo o Yin, (2010, p. 39) “é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo em profundidade e em contexto de vida real”. Para coletar os dados utilizaremos a observação participante e a entrevista semiestruturada envolvendo os alunos do curso supracitado. Incluem-se as análises de Freire (1997), Libâneo (1994), Nóvoa (1995), Pimenta (2010), Lima (2001), Franco (2010) entre outros. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-05-20T19:21:04Z
2019-05-20T19:21:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria do Socorro Sousa e. A didática como instrumento fundamental na formação docente. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1380- 1389.
978-85-8126-065-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41803
identifier_str_mv SILVA, Maria do Socorro Sousa e. A didática como instrumento fundamental na formação docente. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1380- 1389.
978-85-8126-065-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028887919067136