A didática como instrumento fundamental na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41803 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar e compreender a Didática como elemento fundamental na formação dos alunos da turma do 6º período de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada na cidade de Sobral ao norte do estado do Ceará a 238 quilômetros da capital Fortaleza. Tal turma composta por 25 alunos, em sua maioria residente nas cidades da circunvizinhança da localidade pesquisada, assim foi possível uma pesquisa exploratória com dez alunos os quais já têm experiências na docência e nessa pesquisa serão nomeados por letra alfabética. A pesquisa de cunho qualitativo com método estudo de caso que segundo o Yin, (2010, p. 39) “é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo em profundidade e em contexto de vida real”. Para coletar os dados utilizaremos a observação participante e a entrevista semiestruturada envolvendo os alunos do curso supracitado. Incluem-se as análises de Freire (1997), Libâneo (1994), Nóvoa (1995), Pimenta (2010), Lima (2001), Franco (2010) entre outros. [...] |
id |
UFC-7_c63ced0110f196a5b6bebf00fa71b387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41803 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A didática como instrumento fundamental na formação docenteDidáticaFormação docenteFormação dos alunosEnsinoEste artigo tem como objetivo investigar e compreender a Didática como elemento fundamental na formação dos alunos da turma do 6º período de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada na cidade de Sobral ao norte do estado do Ceará a 238 quilômetros da capital Fortaleza. Tal turma composta por 25 alunos, em sua maioria residente nas cidades da circunvizinhança da localidade pesquisada, assim foi possível uma pesquisa exploratória com dez alunos os quais já têm experiências na docência e nessa pesquisa serão nomeados por letra alfabética. A pesquisa de cunho qualitativo com método estudo de caso que segundo o Yin, (2010, p. 39) “é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo em profundidade e em contexto de vida real”. Para coletar os dados utilizaremos a observação participante e a entrevista semiestruturada envolvendo os alunos do curso supracitado. Incluem-se as análises de Freire (1997), Libâneo (1994), Nóvoa (1995), Pimenta (2010), Lima (2001), Franco (2010) entre outros. [...]IMPRECE2019-05-20T19:21:04Z2019-05-20T19:21:04Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Maria do Socorro Sousa e. A didática como instrumento fundamental na formação docente. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1380- 1389.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41803Silva, Maria do Socorro Sousa eporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41803Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:29.781679Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A didática como instrumento fundamental na formação docente |
title |
A didática como instrumento fundamental na formação docente |
spellingShingle |
A didática como instrumento fundamental na formação docente Silva, Maria do Socorro Sousa e Didática Formação docente Formação dos alunos Ensino |
title_short |
A didática como instrumento fundamental na formação docente |
title_full |
A didática como instrumento fundamental na formação docente |
title_fullStr |
A didática como instrumento fundamental na formação docente |
title_full_unstemmed |
A didática como instrumento fundamental na formação docente |
title_sort |
A didática como instrumento fundamental na formação docente |
author |
Silva, Maria do Socorro Sousa e |
author_facet |
Silva, Maria do Socorro Sousa e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria do Socorro Sousa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Formação docente Formação dos alunos Ensino |
topic |
Didática Formação docente Formação dos alunos Ensino |
description |
Este artigo tem como objetivo investigar e compreender a Didática como elemento fundamental na formação dos alunos da turma do 6º período de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada na cidade de Sobral ao norte do estado do Ceará a 238 quilômetros da capital Fortaleza. Tal turma composta por 25 alunos, em sua maioria residente nas cidades da circunvizinhança da localidade pesquisada, assim foi possível uma pesquisa exploratória com dez alunos os quais já têm experiências na docência e nessa pesquisa serão nomeados por letra alfabética. A pesquisa de cunho qualitativo com método estudo de caso que segundo o Yin, (2010, p. 39) “é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo em profundidade e em contexto de vida real”. Para coletar os dados utilizaremos a observação participante e a entrevista semiestruturada envolvendo os alunos do curso supracitado. Incluem-se as análises de Freire (1997), Libâneo (1994), Nóvoa (1995), Pimenta (2010), Lima (2001), Franco (2010) entre outros. [...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-05-20T19:21:04Z 2019-05-20T19:21:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Maria do Socorro Sousa e. A didática como instrumento fundamental na formação docente. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1380- 1389. 978-85-8126-065-5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41803 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria do Socorro Sousa e. A didática como instrumento fundamental na formação docente. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1380- 1389. 978-85-8126-065-5 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028887919067136 |