Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vera Lucia Pontes dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Jasete Maria Santos, Mercado, Luís Paulo Leopoldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637398
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) despontam no cenário educativo como nova nomenclatura para compor mídias analógicas e digitais presentes na sociedade. Isso gera impactos no ensino-aprendizagem, impulsionando os docentes a atualizações profissionais. As TDICs que surgiram para comunicar e transmitir informações representam amplas possibilidades, inclusive integração às práticas educacionais. O Whatsapp foi experimentado com estudantes de Pedagogia visando ao uso como estratégia didática na formação inicial de docentes. A pesquisa pairou nesta incerteza: como estratégias didáticas integradas às TDICs podem favorecer a formação de docentes? Nesse contexto, dados qualitativos da pesquisa evidenciaram vantagens e desvantagens do aplicativo.  
id UNICAMP-19_14dedc661b359503eeb6bc275cddf9fe
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8637398
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentesEstratégia didática. formação de docentes. WhatsappEducação superiorFormação docenteTecnologiasAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) despontam no cenário educativo como nova nomenclatura para compor mídias analógicas e digitais presentes na sociedade. Isso gera impactos no ensino-aprendizagem, impulsionando os docentes a atualizações profissionais. As TDICs que surgiram para comunicar e transmitir informações representam amplas possibilidades, inclusive integração às práticas educacionais. O Whatsapp foi experimentado com estudantes de Pedagogia visando ao uso como estratégia didática na formação inicial de docentes. A pesquisa pairou nesta incerteza: como estratégias didáticas integradas às TDICs podem favorecer a formação de docentes? Nesse contexto, dados qualitativos da pesquisa evidenciaram vantagens e desvantagens do aplicativo.  Universidade Estadual de Campinas2016-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863739810.20396/etd.v18i1.8637398ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 104-121ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 104-121ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 104-1211676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637398/12229Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Vera Lucia Pontes dosPereira, Jasete Maria SantosMercado, Luís Paulo Leopoldo2016-07-05T13:31:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8637398Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:14.732192ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes
title Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes
spellingShingle Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes
Santos, Vera Lucia Pontes dos
Estratégia didática. formação de docentes. Whatsapp
Educação superior
Formação docente
Tecnologias
title_short Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes
title_full Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes
title_fullStr Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes
title_full_unstemmed Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes
title_sort Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes
author Santos, Vera Lucia Pontes dos
author_facet Santos, Vera Lucia Pontes dos
Pereira, Jasete Maria Santos
Mercado, Luís Paulo Leopoldo
author_role author
author2 Pereira, Jasete Maria Santos
Mercado, Luís Paulo Leopoldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Pontes dos
Pereira, Jasete Maria Santos
Mercado, Luís Paulo Leopoldo
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia didática. formação de docentes. Whatsapp
Educação superior
Formação docente
Tecnologias
topic Estratégia didática. formação de docentes. Whatsapp
Educação superior
Formação docente
Tecnologias
description As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) despontam no cenário educativo como nova nomenclatura para compor mídias analógicas e digitais presentes na sociedade. Isso gera impactos no ensino-aprendizagem, impulsionando os docentes a atualizações profissionais. As TDICs que surgiram para comunicar e transmitir informações representam amplas possibilidades, inclusive integração às práticas educacionais. O Whatsapp foi experimentado com estudantes de Pedagogia visando ao uso como estratégia didática na formação inicial de docentes. A pesquisa pairou nesta incerteza: como estratégias didáticas integradas às TDICs podem favorecer a formação de docentes? Nesse contexto, dados qualitativos da pesquisa evidenciaram vantagens e desvantagens do aplicativo.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637398
10.20396/etd.v18i1.8637398
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637398
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i1.8637398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637398/12229
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 104-121
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 104-121
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 104-121
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653319897088