Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637398 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) despontam no cenário educativo como nova nomenclatura para compor mídias analógicas e digitais presentes na sociedade. Isso gera impactos no ensino-aprendizagem, impulsionando os docentes a atualizações profissionais. As TDICs que surgiram para comunicar e transmitir informações representam amplas possibilidades, inclusive integração às práticas educacionais. O Whatsapp foi experimentado com estudantes de Pedagogia visando ao uso como estratégia didática na formação inicial de docentes. A pesquisa pairou nesta incerteza: como estratégias didáticas integradas às TDICs podem favorecer a formação de docentes? Nesse contexto, dados qualitativos da pesquisa evidenciaram vantagens e desvantagens do aplicativo. |
id |
UNICAMP-19_14dedc661b359503eeb6bc275cddf9fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8637398 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentesEstratégia didática. formação de docentes. WhatsappEducação superiorFormação docenteTecnologiasAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) despontam no cenário educativo como nova nomenclatura para compor mídias analógicas e digitais presentes na sociedade. Isso gera impactos no ensino-aprendizagem, impulsionando os docentes a atualizações profissionais. As TDICs que surgiram para comunicar e transmitir informações representam amplas possibilidades, inclusive integração às práticas educacionais. O Whatsapp foi experimentado com estudantes de Pedagogia visando ao uso como estratégia didática na formação inicial de docentes. A pesquisa pairou nesta incerteza: como estratégias didáticas integradas às TDICs podem favorecer a formação de docentes? Nesse contexto, dados qualitativos da pesquisa evidenciaram vantagens e desvantagens do aplicativo. Universidade Estadual de Campinas2016-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863739810.20396/etd.v18i1.8637398ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 104-121ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 104-121ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 104-1211676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637398/12229Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Vera Lucia Pontes dosPereira, Jasete Maria SantosMercado, Luís Paulo Leopoldo2016-07-05T13:31:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8637398Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:14.732192ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes |
title |
Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes |
spellingShingle |
Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes Santos, Vera Lucia Pontes dos Estratégia didática. formação de docentes. Whatsapp Educação superior Formação docente Tecnologias |
title_short |
Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes |
title_full |
Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes |
title_fullStr |
Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes |
title_full_unstemmed |
Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes |
title_sort |
Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes |
author |
Santos, Vera Lucia Pontes dos |
author_facet |
Santos, Vera Lucia Pontes dos Pereira, Jasete Maria Santos Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Jasete Maria Santos Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Pontes dos Pereira, Jasete Maria Santos Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia didática. formação de docentes. Whatsapp Educação superior Formação docente Tecnologias |
topic |
Estratégia didática. formação de docentes. Whatsapp Educação superior Formação docente Tecnologias |
description |
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) despontam no cenário educativo como nova nomenclatura para compor mídias analógicas e digitais presentes na sociedade. Isso gera impactos no ensino-aprendizagem, impulsionando os docentes a atualizações profissionais. As TDICs que surgiram para comunicar e transmitir informações representam amplas possibilidades, inclusive integração às práticas educacionais. O Whatsapp foi experimentado com estudantes de Pedagogia visando ao uso como estratégia didática na formação inicial de docentes. A pesquisa pairou nesta incerteza: como estratégias didáticas integradas às TDICs podem favorecer a formação de docentes? Nesse contexto, dados qualitativos da pesquisa evidenciaram vantagens e desvantagens do aplicativo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637398 10.20396/etd.v18i1.8637398 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637398 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i1.8637398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637398/12229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 104-121 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 104-121 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 104-121 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653319897088 |