Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gilson de Sousa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Catarina Angélica Antunes da, Bezerra, Tânia Serra Azul Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28579
Resumo: OLIVEIRA, Gilson de Sousa; SILVA, Catarina Angélica Antunes da; BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado. Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 1-12, jan./jul. 2017.
id UFC-7_c679e3fe16a35933f84d151fb0783c02
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/28579
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do CearáProfessional education level technical integrated to high schoolEnsino MédioEducação profissionalPolíticas públicasSecondaryOLIVEIRA, Gilson de Sousa; SILVA, Catarina Angélica Antunes da; BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado. Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 1-12, jan./jul. 2017.This text, bibliographic and documentary character, traces an overview of the Brazilian professional education and analyzes, in particular, the prospect of comprehensive education, inaugurated with the promulgation of Decree No. 5.154 / 04, which resulted in the creation of the network of schools professionalizing the state of Ceará, from 2008. this is a qualitative research, based on official documents and studies that historicizes this problem, considering especially the political, cultural and socio-economic aspects of the process, which adopt the epistemology dialectic. It was found that, despite the possibility of offering an integral education, polytechnic and technological type inaugurated with this decree, the school developed these school units tangency this perspective, priority, as in the past, the demands of the labor market.O presente texto, de caráter bibliográfico e documental, traça um panorama geral da educação profissional brasileira e analisa, de modo especial, a perspectiva de educação integral, inaugurada com a promulgação do Decreto nº 5.154/04, que culminou na criação da rede de escolas profissionalizantes do estado do Ceará, a partir de 2008. Trata-se de uma investigação qualitativa, baseadas em documentos oficiais e em estudos que historiciza essa problemática, considerando, sobretudo os aspectos políticos, culturais e socioeconômicos envolvidos no processo, os quais adotam a epistemologia dialética. Identificou-se que, apesar da possibilidade de oferta de uma educação integral, do tipo politécnica e tecnológica inaugurada com este decreto, o ensino desenvolvido nestas unidades escolares tangencia esta perspectiva, priorizando, assim como no passado, as demandas do mercado de trabalho.Revista Labor2017-12-18T15:16:10Z2017-12-18T15:16:10Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOliveira, G. S.; Silva, C. A. A.; Bezerra, T. S. A. M. (2017)1983-5000 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28579Oliveira, Gilson de SousaSilva, Catarina Angélica Antunes daBezerra, Tânia Serra Azul Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:07:24Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28579Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:36.411182Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará
Professional education level technical integrated to high school
title Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará
spellingShingle Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará
Oliveira, Gilson de Sousa
Ensino Médio
Educação profissional
Políticas públicas
Secondary
title_short Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará
title_full Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará
title_fullStr Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará
title_full_unstemmed Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará
title_sort Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará
author Oliveira, Gilson de Sousa
author_facet Oliveira, Gilson de Sousa
Silva, Catarina Angélica Antunes da
Bezerra, Tânia Serra Azul Machado
author_role author
author2 Silva, Catarina Angélica Antunes da
Bezerra, Tânia Serra Azul Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gilson de Sousa
Silva, Catarina Angélica Antunes da
Bezerra, Tânia Serra Azul Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Educação profissional
Políticas públicas
Secondary
topic Ensino Médio
Educação profissional
Políticas públicas
Secondary
description OLIVEIRA, Gilson de Sousa; SILVA, Catarina Angélica Antunes da; BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado. Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 1-12, jan./jul. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T15:16:10Z
2017-12-18T15:16:10Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, G. S.; Silva, C. A. A.; Bezerra, T. S. A. M. (2017)
1983-5000 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28579
identifier_str_mv Oliveira, G. S.; Silva, C. A. A.; Bezerra, T. S. A. M. (2017)
1983-5000 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028749251182592