O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/00130000173nb |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44086 |
Resumo: | This work aimed to investigate the discussion about Computational Thinking (CP) in the Amazonian context, more precisely in the western region of Pará (Santarém municipality), with the help of Information and Communication Technologies (ICT) applied to the teaching of mathematics in basic education . For that, a little of the potential of computer programs such as PhET Interactive Simulations, OpenOffice Calc and Scratch was presented. The results converge to the discussion about how to elaborate activities, involving PC and ICT, that can be applied in the teaching-learning process. There was a significant level of motivation in learning mathematics through computational resources |
id |
UFC-7_c8589c816b33b4709715d03e41d26e70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44086 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática?Pensamento Computacional (PC)Pensamento Computacional (PC) - Pará (município de Santarém)Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - PhET Simulações Interativas, OpenOffice Calc e ScratchThis work aimed to investigate the discussion about Computational Thinking (CP) in the Amazonian context, more precisely in the western region of Pará (Santarém municipality), with the help of Information and Communication Technologies (ICT) applied to the teaching of mathematics in basic education . For that, a little of the potential of computer programs such as PhET Interactive Simulations, OpenOffice Calc and Scratch was presented. The results converge to the discussion about how to elaborate activities, involving PC and ICT, that can be applied in the teaching-learning process. There was a significant level of motivation in learning mathematics through computational resourcesEste trabalho buscou investigar a discussão sobre Pensamento Computacional (PC) no contexto amazônico, mais precisamente na região oeste do Pará (município de Santarém), com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), aplicados ao ensino da matemática na educação básica. Para tanto, apresentou-se um pouco dos potenciais de programas computacionais como PhET Simulações Interativas, OpenOffice Calc e Scratch. Os resultados convergem para a discussão sobre como elaborar atividades, envolvendo o PC e as TIC, que possam ser aplicadas no no processo de ensino-aprendizagem. Percebeu-se um nível de motivação significativo em aprender matemática através dos recursos computacionais.UFSCar2019-07-25T11:10:03Z2019-07-25T11:10:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Gilson Pedroso dos; MAFRA, José Ricardo e Souza. O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 679-688.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44086ark:/83112/00130000173nbSantos, Gilson Pedroso dosMafra, José Ricardo e Souzaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:10:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44086Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:27.173641Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática? |
title |
O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática? |
spellingShingle |
O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática? Santos, Gilson Pedroso dos Pensamento Computacional (PC) Pensamento Computacional (PC) - Pará (município de Santarém) Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - PhET Simulações Interativas, OpenOffice Calc e Scratch |
title_short |
O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática? |
title_full |
O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática? |
title_fullStr |
O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática? |
title_full_unstemmed |
O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática? |
title_sort |
O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática? |
author |
Santos, Gilson Pedroso dos |
author_facet |
Santos, Gilson Pedroso dos Mafra, José Ricardo e Souza |
author_role |
author |
author2 |
Mafra, José Ricardo e Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gilson Pedroso dos Mafra, José Ricardo e Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento Computacional (PC) Pensamento Computacional (PC) - Pará (município de Santarém) Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - PhET Simulações Interativas, OpenOffice Calc e Scratch |
topic |
Pensamento Computacional (PC) Pensamento Computacional (PC) - Pará (município de Santarém) Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - PhET Simulações Interativas, OpenOffice Calc e Scratch |
description |
This work aimed to investigate the discussion about Computational Thinking (CP) in the Amazonian context, more precisely in the western region of Pará (Santarém municipality), with the help of Information and Communication Technologies (ICT) applied to the teaching of mathematics in basic education . For that, a little of the potential of computer programs such as PhET Interactive Simulations, OpenOffice Calc and Scratch was presented. The results converge to the discussion about how to elaborate activities, involving PC and ICT, that can be applied in the teaching-learning process. There was a significant level of motivation in learning mathematics through computational resources |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-25T11:10:03Z 2019-07-25T11:10:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Gilson Pedroso dos; MAFRA, José Ricardo e Souza. O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 679-688. 2316 8889 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44086 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/00130000173nb |
identifier_str_mv |
SANTOS, Gilson Pedroso dos; MAFRA, José Ricardo e Souza. O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação: como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 679-688. 2316 8889 ark:/83112/00130000173nb |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373914039943168 |