A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/0013000003438 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032 |
Resumo: | Muitas são as questões levantadas sobre a aprendizagem efetivada através de estímulos nas crianças. Questões de ordem social, econômica, cultural e pedagógica são freqüentemente discutidas como possíveis causas do baixo nível de aprendizagem das crianças na educação infantil. Dentre as questões citadas, pretende-se explorar a questão pedagógica relativa à construção do lúdico em sala de aula. É inadmissível, face ao crescente avanço social e tecnológico da atualidade, que os educadores continuem insistindo em métodos tradicionais descontextualizados, que geram passividade e privilegiam o individualismo. Precisamos romper com essa prática em função de uma metodologia participativa, lúdica e dinâmica, tornando a criança autora do seu conhecimento, num processo interativo. Embora muitos autores, partindo de referenciais teóricos diferentes, ressaltem a importância de brincar como forte contribuinte para o desenvolvimento infantil, não se observa na prática a utilização desses recursos. Baseado nos pressupostos teóricos de VYGOSTKY (1985), serão abordadas também as teorias de outros estudiosos que relacionam a atividade de brincar com o desenvolvimento infantil.[...] |
id |
UFC-7_cabcf7f8e3f5f69792587f7891b004a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42032 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantilAvaliação da aprendizagemProcesso ensino-aprendizagemEducação InfantilMuitas são as questões levantadas sobre a aprendizagem efetivada através de estímulos nas crianças. Questões de ordem social, econômica, cultural e pedagógica são freqüentemente discutidas como possíveis causas do baixo nível de aprendizagem das crianças na educação infantil. Dentre as questões citadas, pretende-se explorar a questão pedagógica relativa à construção do lúdico em sala de aula. É inadmissível, face ao crescente avanço social e tecnológico da atualidade, que os educadores continuem insistindo em métodos tradicionais descontextualizados, que geram passividade e privilegiam o individualismo. Precisamos romper com essa prática em função de uma metodologia participativa, lúdica e dinâmica, tornando a criança autora do seu conhecimento, num processo interativo. Embora muitos autores, partindo de referenciais teóricos diferentes, ressaltem a importância de brincar como forte contribuinte para o desenvolvimento infantil, não se observa na prática a utilização desses recursos. Baseado nos pressupostos teóricos de VYGOSTKY (1985), serão abordadas também as teorias de outros estudiosos que relacionam a atividade de brincar com o desenvolvimento infantil.[...]2019-05-24T17:56:59Z2019-05-24T17:56:59Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOTA, Nárlia Gomes de Matos. A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. 2007. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032ark:/83112/0013000003438Mota, Nárlia Gomes de Matosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T17:56:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42032Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:25.099239Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil |
title |
A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil |
spellingShingle |
A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil Mota, Nárlia Gomes de Matos Avaliação da aprendizagem Processo ensino-aprendizagem Educação Infantil |
title_short |
A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil |
title_full |
A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil |
title_fullStr |
A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil |
title_sort |
A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil |
author |
Mota, Nárlia Gomes de Matos |
author_facet |
Mota, Nárlia Gomes de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Nárlia Gomes de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Processo ensino-aprendizagem Educação Infantil |
topic |
Avaliação da aprendizagem Processo ensino-aprendizagem Educação Infantil |
description |
Muitas são as questões levantadas sobre a aprendizagem efetivada através de estímulos nas crianças. Questões de ordem social, econômica, cultural e pedagógica são freqüentemente discutidas como possíveis causas do baixo nível de aprendizagem das crianças na educação infantil. Dentre as questões citadas, pretende-se explorar a questão pedagógica relativa à construção do lúdico em sala de aula. É inadmissível, face ao crescente avanço social e tecnológico da atualidade, que os educadores continuem insistindo em métodos tradicionais descontextualizados, que geram passividade e privilegiam o individualismo. Precisamos romper com essa prática em função de uma metodologia participativa, lúdica e dinâmica, tornando a criança autora do seu conhecimento, num processo interativo. Embora muitos autores, partindo de referenciais teóricos diferentes, ressaltem a importância de brincar como forte contribuinte para o desenvolvimento infantil, não se observa na prática a utilização desses recursos. Baseado nos pressupostos teóricos de VYGOSTKY (1985), serão abordadas também as teorias de outros estudiosos que relacionam a atividade de brincar com o desenvolvimento infantil.[...] |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2019-05-24T17:56:59Z 2019-05-24T17:56:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOTA, Nárlia Gomes de Matos. A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. 2007. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/0013000003438 |
identifier_str_mv |
MOTA, Nárlia Gomes de Matos. A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. 2007. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. ark:/83112/0013000003438 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373697937866752 |