A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Nárlia Gomes de Matos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000003438
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032
Resumo: Muitas são as questões levantadas sobre a aprendizagem efetivada através de estímulos nas crianças. Questões de ordem social, econômica, cultural e pedagógica são freqüentemente discutidas como possíveis causas do baixo nível de aprendizagem das crianças na educação infantil. Dentre as questões citadas, pretende-se explorar a questão pedagógica relativa à construção do lúdico em sala de aula. É inadmissível, face ao crescente avanço social e tecnológico da atualidade, que os educadores continuem insistindo em métodos tradicionais descontextualizados, que geram passividade e privilegiam o individualismo. Precisamos romper com essa prática em função de uma metodologia participativa, lúdica e dinâmica, tornando a criança autora do seu conhecimento, num processo interativo. Embora muitos autores, partindo de referenciais teóricos diferentes, ressaltem a importância de brincar como forte contribuinte para o desenvolvimento infantil, não se observa na prática a utilização desses recursos. Baseado nos pressupostos teóricos de VYGOSTKY (1985), serão abordadas também as teorias de outros estudiosos que relacionam a atividade de brincar com o desenvolvimento infantil.[...]
id UFC-7_cabcf7f8e3f5f69792587f7891b004a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42032
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantilAvaliação da aprendizagemProcesso ensino-aprendizagemEducação InfantilMuitas são as questões levantadas sobre a aprendizagem efetivada através de estímulos nas crianças. Questões de ordem social, econômica, cultural e pedagógica são freqüentemente discutidas como possíveis causas do baixo nível de aprendizagem das crianças na educação infantil. Dentre as questões citadas, pretende-se explorar a questão pedagógica relativa à construção do lúdico em sala de aula. É inadmissível, face ao crescente avanço social e tecnológico da atualidade, que os educadores continuem insistindo em métodos tradicionais descontextualizados, que geram passividade e privilegiam o individualismo. Precisamos romper com essa prática em função de uma metodologia participativa, lúdica e dinâmica, tornando a criança autora do seu conhecimento, num processo interativo. Embora muitos autores, partindo de referenciais teóricos diferentes, ressaltem a importância de brincar como forte contribuinte para o desenvolvimento infantil, não se observa na prática a utilização desses recursos. Baseado nos pressupostos teóricos de VYGOSTKY (1985), serão abordadas também as teorias de outros estudiosos que relacionam a atividade de brincar com o desenvolvimento infantil.[...]2019-05-24T17:56:59Z2019-05-24T17:56:59Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOTA, Nárlia Gomes de Matos. A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. 2007. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032ark:/83112/0013000003438Mota, Nárlia Gomes de Matosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T17:56:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42032Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:25.099239Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil
title A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil
spellingShingle A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil
Mota, Nárlia Gomes de Matos
Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Educação Infantil
title_short A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil
title_full A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil
title_fullStr A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil
title_full_unstemmed A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil
title_sort A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil
author Mota, Nárlia Gomes de Matos
author_facet Mota, Nárlia Gomes de Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Nárlia Gomes de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Educação Infantil
topic Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Educação Infantil
description Muitas são as questões levantadas sobre a aprendizagem efetivada através de estímulos nas crianças. Questões de ordem social, econômica, cultural e pedagógica são freqüentemente discutidas como possíveis causas do baixo nível de aprendizagem das crianças na educação infantil. Dentre as questões citadas, pretende-se explorar a questão pedagógica relativa à construção do lúdico em sala de aula. É inadmissível, face ao crescente avanço social e tecnológico da atualidade, que os educadores continuem insistindo em métodos tradicionais descontextualizados, que geram passividade e privilegiam o individualismo. Precisamos romper com essa prática em função de uma metodologia participativa, lúdica e dinâmica, tornando a criança autora do seu conhecimento, num processo interativo. Embora muitos autores, partindo de referenciais teóricos diferentes, ressaltem a importância de brincar como forte contribuinte para o desenvolvimento infantil, não se observa na prática a utilização desses recursos. Baseado nos pressupostos teóricos de VYGOSTKY (1985), serão abordadas também as teorias de outros estudiosos que relacionam a atividade de brincar com o desenvolvimento infantil.[...]
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2019-05-24T17:56:59Z
2019-05-24T17:56:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTA, Nárlia Gomes de Matos. A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. 2007. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000003438
identifier_str_mv MOTA, Nárlia Gomes de Matos. A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. 2007. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.
ark:/83112/0013000003438
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373697937866752