Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38258 |
Resumo: | O livro Pesquisas Educacionais: Abordagens Teórico-Metodológicas, organizado pelo professor Dr. Antônio Roberto Xavier e pelas doutorandas Camila Saraiva de Matos e Tereza Maria da Silva Ferreira é produto de uma larga articulação entre os grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará e as agências de fomento à pesquisa CAPES, CNPq e FUNCAP. Estendendo-se ainda ao intercâmbio de saberes e práticas de pesquisa com o Grupo de Investigación Instituto de Desarrollo da Universidade de Huelva (Espanha), e com os grupos de pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- -Brasileira, da Universidade Federal do Piauí, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e das Universidades Estaduais do Ceará e do Rio Grande do Norte. O presente livro reúne doze artigos, no campo da pesquisa educacional que se aportam no debate metodológico que vai desde a formação docente, aos aspectos historiográficos das pesquisas educacionais, às praticas educativas, à oralidade, à educação informal, apresentando-se tão múltiplo quanto a Educação e sua abrangência. Os textos que compõem este livro são frutos das pesquisas docentes e discentes, vinculados aos mestrados e doutorados do referido programa e das universidades citadas. Os autores e autoras nos apresentam, ainda que de forma sucinta, debates densos, ricos e precisos sobre a produção e reprodução de conceitos no âmbito das metodologias da pesquisa educacional. O objetivo desta coleção de artigos está, principalmente, em propagar as pesquisas e relatos produzidos nos programas de pós-graduação, inferindo sobre os limites e possibilidades da produção científica nas fronteiras metodológicas no tocante à educação. Divulgando amplamente os resultados de nossas pesquisas e tornando-as acessível a toda comunidade acadêmica. A pertinência desta publicação se dá principalmente se atentarmos às circunstâncias políticas e sociais que a Educação Superior pública tem enfrentado no último ano. Realizar pesquisas acadêmicas e apresentar seus frutos em tempos de contingenciamento orçamentário e de ameaças à autonomia universitária configura-se em um ato de bravura e de ênfase na relevância de se incentivar a pesquisa e, consequentemente, a produção científica universitária. |
id |
UFC-7_cb371cff45df93f6b6d04415d3fa64ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38258 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicasEducação - PesquisasAbordagem MetodológicaPesquisa e EducaçãoEducaçãoProdução CientíficaO livro Pesquisas Educacionais: Abordagens Teórico-Metodológicas, organizado pelo professor Dr. Antônio Roberto Xavier e pelas doutorandas Camila Saraiva de Matos e Tereza Maria da Silva Ferreira é produto de uma larga articulação entre os grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará e as agências de fomento à pesquisa CAPES, CNPq e FUNCAP. Estendendo-se ainda ao intercâmbio de saberes e práticas de pesquisa com o Grupo de Investigación Instituto de Desarrollo da Universidade de Huelva (Espanha), e com os grupos de pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- -Brasileira, da Universidade Federal do Piauí, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e das Universidades Estaduais do Ceará e do Rio Grande do Norte. O presente livro reúne doze artigos, no campo da pesquisa educacional que se aportam no debate metodológico que vai desde a formação docente, aos aspectos historiográficos das pesquisas educacionais, às praticas educativas, à oralidade, à educação informal, apresentando-se tão múltiplo quanto a Educação e sua abrangência. Os textos que compõem este livro são frutos das pesquisas docentes e discentes, vinculados aos mestrados e doutorados do referido programa e das universidades citadas. Os autores e autoras nos apresentam, ainda que de forma sucinta, debates densos, ricos e precisos sobre a produção e reprodução de conceitos no âmbito das metodologias da pesquisa educacional. O objetivo desta coleção de artigos está, principalmente, em propagar as pesquisas e relatos produzidos nos programas de pós-graduação, inferindo sobre os limites e possibilidades da produção científica nas fronteiras metodológicas no tocante à educação. Divulgando amplamente os resultados de nossas pesquisas e tornando-as acessível a toda comunidade acadêmica. A pertinência desta publicação se dá principalmente se atentarmos às circunstâncias políticas e sociais que a Educação Superior pública tem enfrentado no último ano. Realizar pesquisas acadêmicas e apresentar seus frutos em tempos de contingenciamento orçamentário e de ameaças à autonomia universitária configura-se em um ato de bravura e de ênfase na relevância de se incentivar a pesquisa e, consequentemente, a produção científica universitária.2018-12-20T13:37:11Z2018-12-20T13:37:11Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfXAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS,Camila Saraiva de. (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. 271p.978-85-7826-602-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38258Xavier, Antônio RobertoFerreira, Tereza Maria da SilvaMatos, Camila Saraiva deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-09T17:08:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38258Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:24.626856Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas |
title |
Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas |
spellingShingle |
Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas Xavier, Antônio Roberto Educação - Pesquisas Abordagem Metodológica Pesquisa e Educação Educação Produção Científica |
title_short |
Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas |
title_full |
Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas |
title_fullStr |
Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas |
title_full_unstemmed |
Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas |
title_sort |
Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas |
author |
Xavier, Antônio Roberto |
author_facet |
Xavier, Antônio Roberto Ferreira, Tereza Maria da Silva Matos, Camila Saraiva de |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Tereza Maria da Silva Matos, Camila Saraiva de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Antônio Roberto Ferreira, Tereza Maria da Silva Matos, Camila Saraiva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Pesquisas Abordagem Metodológica Pesquisa e Educação Educação Produção Científica |
topic |
Educação - Pesquisas Abordagem Metodológica Pesquisa e Educação Educação Produção Científica |
description |
O livro Pesquisas Educacionais: Abordagens Teórico-Metodológicas, organizado pelo professor Dr. Antônio Roberto Xavier e pelas doutorandas Camila Saraiva de Matos e Tereza Maria da Silva Ferreira é produto de uma larga articulação entre os grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará e as agências de fomento à pesquisa CAPES, CNPq e FUNCAP. Estendendo-se ainda ao intercâmbio de saberes e práticas de pesquisa com o Grupo de Investigación Instituto de Desarrollo da Universidade de Huelva (Espanha), e com os grupos de pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- -Brasileira, da Universidade Federal do Piauí, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e das Universidades Estaduais do Ceará e do Rio Grande do Norte. O presente livro reúne doze artigos, no campo da pesquisa educacional que se aportam no debate metodológico que vai desde a formação docente, aos aspectos historiográficos das pesquisas educacionais, às praticas educativas, à oralidade, à educação informal, apresentando-se tão múltiplo quanto a Educação e sua abrangência. Os textos que compõem este livro são frutos das pesquisas docentes e discentes, vinculados aos mestrados e doutorados do referido programa e das universidades citadas. Os autores e autoras nos apresentam, ainda que de forma sucinta, debates densos, ricos e precisos sobre a produção e reprodução de conceitos no âmbito das metodologias da pesquisa educacional. O objetivo desta coleção de artigos está, principalmente, em propagar as pesquisas e relatos produzidos nos programas de pós-graduação, inferindo sobre os limites e possibilidades da produção científica nas fronteiras metodológicas no tocante à educação. Divulgando amplamente os resultados de nossas pesquisas e tornando-as acessível a toda comunidade acadêmica. A pertinência desta publicação se dá principalmente se atentarmos às circunstâncias políticas e sociais que a Educação Superior pública tem enfrentado no último ano. Realizar pesquisas acadêmicas e apresentar seus frutos em tempos de contingenciamento orçamentário e de ameaças à autonomia universitária configura-se em um ato de bravura e de ênfase na relevância de se incentivar a pesquisa e, consequentemente, a produção científica universitária. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20T13:37:11Z 2018-12-20T13:37:11Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS,Camila Saraiva de. (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. 271p. 978-85-7826-602-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38258 |
identifier_str_mv |
XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS,Camila Saraiva de. (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. 271p. 978-85-7826-602-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028739781492736 |