Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves, Francisco Djnnathan Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212233
Resumo: Disponível em: http://www.ojs.asocolme.org/index.php/RECME/article/view/338
id UFSC_8737ec9de381b96028e696063779feaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212233
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010)Pesquisa históricaHistória da Educação MatemáticaAbordagem metodológicaDisponível em: http://www.ojs.asocolme.org/index.php/RECME/article/view/338Em uma pesquisa com foco no mapeamento das dissertações e teses produzidas sobre história da Educação Matemática no Brasil entre 1990 e 2010, vinculada a uma pesquisa mais ampla intitulada Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990-2010, desenvolvemos um estudo qualitativo a fim de caracterizar os tipos de abordagens de pesquisa em história da Educação Matemática realizadas no âmbito brasileiro, para identificar contribuições dessa produção para o ensino da matemática. Trata-se de uma pesquisa estabelecida como pesquisa das pesquisas que objetiva verificar o proceso de produção de conhecimento em determinado campo científico. Os resultados nos levaram a caracterizar as dissertações e teses produzidas, de acordo com os tipos de abordagens metodológicas que emergiram da análise e as contribuições para o ensino de matemática.Revista Colombiana de Matemática Educativa2020-08-26T18:53:20Z2020-08-26T18:53:20Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, I. A.; GONÇALVES, F. D. S.. Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010). RECME, v. 5, p. 55-69, 2020.2500-5251https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212233Mendes, Iran AbreuGonçalves, Francisco Djnnathan Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-26T18:53:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212233Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-26T18:53:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010)
title Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010)
spellingShingle Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010)
Mendes, Iran Abreu
Pesquisa histórica
História da Educação Matemática
Abordagem metodológica
title_short Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010)
title_full Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010)
title_fullStr Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010)
title_full_unstemmed Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010)
title_sort Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010)
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
Gonçalves, Francisco Djnnathan Silva
author_role author
author2 Gonçalves, Francisco Djnnathan Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
Gonçalves, Francisco Djnnathan Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa histórica
História da Educação Matemática
Abordagem metodológica
topic Pesquisa histórica
História da Educação Matemática
Abordagem metodológica
description Disponível em: http://www.ojs.asocolme.org/index.php/RECME/article/view/338
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-26T18:53:20Z
2020-08-26T18:53:20Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, I. A.; GONÇALVES, F. D. S.. Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010). RECME, v. 5, p. 55-69, 2020.
2500-5251
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212233
identifier_str_mv MENDES, I. A.; GONÇALVES, F. D. S.. Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010). RECME, v. 5, p. 55-69, 2020.
2500-5251
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Colombiana de Matemática Educativa
publisher.none.fl_str_mv Revista Colombiana de Matemática Educativa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652149208383488