A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26358 |
Resumo: | This article will address the comparative study on the treatment of the category modality for textbooks Spanish Language and French Language in which we assume the theoretical assumptions of North American functionalism. For the development of research, we aimed to answer the question: The modality is treated in communicative context considering the pragmatic-discursive interpretation? The results showed that there is no express reference in the study of the category modality, but there are indications of possible notions such as duty, usage times and verbal expressions, which deserve attention, given the relevance of pragmatic-discursive approaches to language teaching. |
id |
UFC-7_cb4edf18c0c641572088e8f009bc65fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/26358 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatistaThe approach of the category modality for textbooks in spanish and french: a comparative studyLivro didáticoModalidadeEnsino de língua espanhola e de língua francesa.TextbookModalityLanguage teaching spanish and frenchThis article will address the comparative study on the treatment of the category modality for textbooks Spanish Language and French Language in which we assume the theoretical assumptions of North American functionalism. For the development of research, we aimed to answer the question: The modality is treated in communicative context considering the pragmatic-discursive interpretation? The results showed that there is no express reference in the study of the category modality, but there are indications of possible notions such as duty, usage times and verbal expressions, which deserve attention, given the relevance of pragmatic-discursive approaches to language teaching.Neste artigo, em que assumimos os pressupostos teóricos do funcionalismo norte-americano, analisamos o tratamento dado à categoria Modalidade por livros didáticos de Língua Espanhola e de Língua Francesa. Para o desenvolvimento da pesquisa, objetivamos responder a seguinte questão: a Modalidade é tratada no contexto comunicativo considerando-se a interpretação pragmático-discursiva? Os resultados mostraram que não há referência expressa ao estudo da categoria Modalidade, mas há indícios de utilização de mecanismos para codificar noções de obrigação, bem como utilização de tempos e expressões verbais a serviço da modalização, os quais merecem atenção, considerando-se a relevância de abordagens de cunho pragmático-discursivo no ensino de línguas.Calidoscópio2017-10-04T18:58:38Z2017-10-04T18:58:38Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAUJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; Coan, Márluce; Pontes, Valdecy de Oliveira. A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista. Calidoscópio (Online), v. 14,n. 3, p. 390-401, set/dez, 2016.2177-6202http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26358Araújo, Alexandra Maria de Castro e SantosCoan, MárlucePontes, Valdecy de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:26:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26358Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:42.520200Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista The approach of the category modality for textbooks in spanish and french: a comparative study |
title |
A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista |
spellingShingle |
A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos Livro didático Modalidade Ensino de língua espanhola e de língua francesa. Textbook Modality Language teaching spanish and french |
title_short |
A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista |
title_full |
A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista |
title_fullStr |
A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista |
title_full_unstemmed |
A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista |
title_sort |
A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista |
author |
Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos |
author_facet |
Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos Coan, Márluce Pontes, Valdecy de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Coan, Márluce Pontes, Valdecy de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos Coan, Márluce Pontes, Valdecy de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Modalidade Ensino de língua espanhola e de língua francesa. Textbook Modality Language teaching spanish and french |
topic |
Livro didático Modalidade Ensino de língua espanhola e de língua francesa. Textbook Modality Language teaching spanish and french |
description |
This article will address the comparative study on the treatment of the category modality for textbooks Spanish Language and French Language in which we assume the theoretical assumptions of North American functionalism. For the development of research, we aimed to answer the question: The modality is treated in communicative context considering the pragmatic-discursive interpretation? The results showed that there is no express reference in the study of the category modality, but there are indications of possible notions such as duty, usage times and verbal expressions, which deserve attention, given the relevance of pragmatic-discursive approaches to language teaching. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-10-04T18:58:38Z 2017-10-04T18:58:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAUJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; Coan, Márluce; Pontes, Valdecy de Oliveira. A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista. Calidoscópio (Online), v. 14,n. 3, p. 390-401, set/dez, 2016. 2177-6202 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26358 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; Coan, Márluce; Pontes, Valdecy de Oliveira. A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista. Calidoscópio (Online), v. 14,n. 3, p. 390-401, set/dez, 2016. 2177-6202 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Calidoscópio |
publisher.none.fl_str_mv |
Calidoscópio |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028949126545408 |