As expressões idiomáticas em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teer, Jacqueline Vaccaro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bevilacqua, Cleci Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188788
Resumo: Neste artigo, apresentamos os resultados de pesquisa desenvolvida em relação a livros didáticos de espanhol como língua estrangeira para o ensino médio acerca da presença e uso de fraseologia. Analisou-se uma das coleções adotadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para verificar como são apresentadas as expressões idiomáticas (EIs) e de que forma são trabalhadas. A partir da análise, foram identificadas apenas sete EIs apresentadas em uma sequência que não reflete seu grau de dificuldade para o aluno. Tais dados sugerem que a coleção Enlaces não tem a intenção de trabalhar com EIs.
id UFRGS-2_20367853ab061f18bd9be4a83e0a1a57
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188788
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teer, Jacqueline VaccaroBevilacqua, Cleci Regina2019-02-14T02:32:57Z20181679-1541http://hdl.handle.net/10183/188788001087207Neste artigo, apresentamos os resultados de pesquisa desenvolvida em relação a livros didáticos de espanhol como língua estrangeira para o ensino médio acerca da presença e uso de fraseologia. Analisou-se uma das coleções adotadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para verificar como são apresentadas as expressões idiomáticas (EIs) e de que forma são trabalhadas. A partir da análise, foram identificadas apenas sete EIs apresentadas em uma sequência que não reflete seu grau de dificuldade para o aluno. Tais dados sugerem que a coleção Enlaces não tem a intenção de trabalhar com EIs.In this article, we present the results of the developed research in relation to Textbooks of Spanish as a foreign language for High School in relation to the presence and use of phraseology. One of the collections adopted by the National Program of Textbook was analyzed to verify how Idiomatic Expressions (IEs) are presented and how they are handled. From the analysis, only seven IEs were presented in a sequence that does not reflect their degree of difficulty to the student were they were identified. Such data suggest that the collection Enlaces does not have the intention to handle with IEs.application/pdfporCadernos de Pós-Graduação em Letras. São Paulo, SP. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2018), p. [244]-258Programa Nacional do Livro DidáticoExpressões idiomáticasLíngua espanholaLivro didáticoIdiomatic expressionsSpanish as a foreign languageNational program of textbookAs expressões idiomáticas em livros didáticos de espanhol como língua estrangeiraThe idiomatic expressions in textbooks of Spanish as a foreign language info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087207.pdf.txt001087207.pdf.txtExtracted Texttext/plain35852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188788/2/001087207.pdf.txt77d03430f32df3c15f96e1a1d14d9005MD52ORIGINAL001087207.pdfTexto completoapplication/pdf139742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188788/1/001087207.pdf80c853264c1a99f0d21f4275ac5461d2MD5110183/1887882023-09-24 03:37:34.059031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188788Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:37:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As expressões idiomáticas em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The idiomatic expressions in textbooks of Spanish as a foreign language
title As expressões idiomáticas em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira
spellingShingle As expressões idiomáticas em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira
Teer, Jacqueline Vaccaro
Programa Nacional do Livro Didático
Expressões idiomáticas
Língua espanhola
Livro didático
Idiomatic expressions
Spanish as a foreign language
National program of textbook
title_short As expressões idiomáticas em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira
title_full As expressões idiomáticas em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira
title_fullStr As expressões idiomáticas em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed As expressões idiomáticas em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira
title_sort As expressões idiomáticas em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira
author Teer, Jacqueline Vaccaro
author_facet Teer, Jacqueline Vaccaro
Bevilacqua, Cleci Regina
author_role author
author2 Bevilacqua, Cleci Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teer, Jacqueline Vaccaro
Bevilacqua, Cleci Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional do Livro Didático
Expressões idiomáticas
Língua espanhola
Livro didático
topic Programa Nacional do Livro Didático
Expressões idiomáticas
Língua espanhola
Livro didático
Idiomatic expressions
Spanish as a foreign language
National program of textbook
dc.subject.eng.fl_str_mv Idiomatic expressions
Spanish as a foreign language
National program of textbook
description Neste artigo, apresentamos os resultados de pesquisa desenvolvida em relação a livros didáticos de espanhol como língua estrangeira para o ensino médio acerca da presença e uso de fraseologia. Analisou-se uma das coleções adotadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para verificar como são apresentadas as expressões idiomáticas (EIs) e de que forma são trabalhadas. A partir da análise, foram identificadas apenas sete EIs apresentadas em uma sequência que não reflete seu grau de dificuldade para o aluno. Tais dados sugerem que a coleção Enlaces não tem a intenção de trabalhar com EIs.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-14T02:32:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188788
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1541
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001087207
identifier_str_mv 1679-1541
001087207
url http://hdl.handle.net/10183/188788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de Pós-Graduação em Letras. São Paulo, SP. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2018), p. [244]-258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188788/2/001087207.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188788/1/001087207.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 77d03430f32df3c15f96e1a1d14d9005
80c853264c1a99f0d21f4275ac5461d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487397614223360