Avaliação da aprendizagem: problemas e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Débora Cavalcante
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Haiashida, Keila Andrade
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44701
Resumo: Frequentemente, a primeira pergunta que os alunos fazem no primeiro dia de aula é sobre a forma de avaliação, antes mesmo de conhecerem os conteúdos que serão trabalhados, a metodologia a ser adotada, a formação do professor etc. A preocupação com aprendizagem parece estar subjugada pela força dominadora da avaliação. Embora a avaliação tenha enorme influência no sistema educacional, grandes são os equívocos cometidos nessa área. Parece, enganosamente, que todo professor entende naturalmente de avaliação. Nosso objetivo. portanto é tornar mais clara a avaliação e ao mesmo tempo provocar nos leitores perguntas e inquietações que os levem a perceber a necessidade de compreender para avaliar. [...]
id UFC-7_cbbe685c249655bd45e788d561cf850c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44701
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem: problemas e perspectivasAvaliação escolarEducaçãoProcesso de ensino-aprendizagemProcesso pedagógicoFrequentemente, a primeira pergunta que os alunos fazem no primeiro dia de aula é sobre a forma de avaliação, antes mesmo de conhecerem os conteúdos que serão trabalhados, a metodologia a ser adotada, a formação do professor etc. A preocupação com aprendizagem parece estar subjugada pela força dominadora da avaliação. Embora a avaliação tenha enorme influência no sistema educacional, grandes são os equívocos cometidos nessa área. Parece, enganosamente, que todo professor entende naturalmente de avaliação. Nosso objetivo. portanto é tornar mais clara a avaliação e ao mesmo tempo provocar nos leitores perguntas e inquietações que os levem a perceber a necessidade de compreender para avaliar. [...]Editora UFC2019-08-13T18:41:02Z2019-08-13T18:41:02Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfDUARTE, Débora Cavalcante; HAIASHIDA, Keila Andrade. Avaliação da aprendizagem: problemas e perspectivas. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 60-75.85-7282-131-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44701Duarte, Débora CavalcanteHaiashida, Keila Andradeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-13T18:41:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44701Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-08-13T18:41:03Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem: problemas e perspectivas
title Avaliação da aprendizagem: problemas e perspectivas
spellingShingle Avaliação da aprendizagem: problemas e perspectivas
Duarte, Débora Cavalcante
Avaliação escolar
Educação
Processo de ensino-aprendizagem
Processo pedagógico
title_short Avaliação da aprendizagem: problemas e perspectivas
title_full Avaliação da aprendizagem: problemas e perspectivas
title_fullStr Avaliação da aprendizagem: problemas e perspectivas
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem: problemas e perspectivas
title_sort Avaliação da aprendizagem: problemas e perspectivas
author Duarte, Débora Cavalcante
author_facet Duarte, Débora Cavalcante
Haiashida, Keila Andrade
author_role author
author2 Haiashida, Keila Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Débora Cavalcante
Haiashida, Keila Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Educação
Processo de ensino-aprendizagem
Processo pedagógico
topic Avaliação escolar
Educação
Processo de ensino-aprendizagem
Processo pedagógico
description Frequentemente, a primeira pergunta que os alunos fazem no primeiro dia de aula é sobre a forma de avaliação, antes mesmo de conhecerem os conteúdos que serão trabalhados, a metodologia a ser adotada, a formação do professor etc. A preocupação com aprendizagem parece estar subjugada pela força dominadora da avaliação. Embora a avaliação tenha enorme influência no sistema educacional, grandes são os equívocos cometidos nessa área. Parece, enganosamente, que todo professor entende naturalmente de avaliação. Nosso objetivo. portanto é tornar mais clara a avaliação e ao mesmo tempo provocar nos leitores perguntas e inquietações que os levem a perceber a necessidade de compreender para avaliar. [...]
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2019-08-13T18:41:02Z
2019-08-13T18:41:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Débora Cavalcante; HAIASHIDA, Keila Andrade. Avaliação da aprendizagem: problemas e perspectivas. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 60-75.
85-7282-131-7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44701
identifier_str_mv DUARTE, Débora Cavalcante; HAIASHIDA, Keila Andrade. Avaliação da aprendizagem: problemas e perspectivas. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 60-75.
85-7282-131-7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806770969051136