Esboços em avaliação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mc Donald, Brendan Coleman
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300000f7v6
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44572
Resumo: O papel que a avaliação educacional tem sido chamada a desempenhar nos últimos anos constitui, sem sombra de dúvida, uma das evoluções mais interessantes na área de educação. Com a entrada, em vigor, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, os sistemas de ensino têm introduzido maior flexibilização e autonomia nos estabelecimentos de ensino, provocando alterações significativas, inclusive em relação à avaliação do desempenho dos alunos. Algumas dessas mudanças geraram um clima de preocupação entre os educadores. Quando se trata de avaliação escolar, hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que querem abolir a avaliação escolar completamente. Obviamente, precisamos de uma avaliação escolar equilibrada e, sobretudo, uma avaliação científica. A forma como a avaliação educacional vem sendo operacionalizada denota que ainda há muito o que desvendar. Os artigos contidos nesta obra tratam evidentemente de assuntos não acabados, trazidos à discussão para que sejam amplamente debatidos, estudados e aprofundados por educadores e, consequentemente, por aqueles que lidam, no dia-a-dia, com a importante e difícil, mas prazerosa tarefa de avaliar seus alunos.
id UFC-7_ea4d29e24c4d27ee8900a34060cac0df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44572
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Esboços em avaliação educacionalEducaçãoAvaliação educacionalProcesso de ensino-aprendizagemPedagogiaO papel que a avaliação educacional tem sido chamada a desempenhar nos últimos anos constitui, sem sombra de dúvida, uma das evoluções mais interessantes na área de educação. Com a entrada, em vigor, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, os sistemas de ensino têm introduzido maior flexibilização e autonomia nos estabelecimentos de ensino, provocando alterações significativas, inclusive em relação à avaliação do desempenho dos alunos. Algumas dessas mudanças geraram um clima de preocupação entre os educadores. Quando se trata de avaliação escolar, hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que querem abolir a avaliação escolar completamente. Obviamente, precisamos de uma avaliação escolar equilibrada e, sobretudo, uma avaliação científica. A forma como a avaliação educacional vem sendo operacionalizada denota que ainda há muito o que desvendar. Os artigos contidos nesta obra tratam evidentemente de assuntos não acabados, trazidos à discussão para que sejam amplamente debatidos, estudados e aprofundados por educadores e, consequentemente, por aqueles que lidam, no dia-a-dia, com a importante e difícil, mas prazerosa tarefa de avaliar seus alunos.Editora UFC2019-08-08T11:27:07Z2019-08-08T11:27:07Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfMC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. 176 p.85-7282-131-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44572ark:/83112/001300000f7v6Mc Donald, Brendan Colemanporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-14T18:12:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44572Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:53.173055Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Esboços em avaliação educacional
title Esboços em avaliação educacional
spellingShingle Esboços em avaliação educacional
Mc Donald, Brendan Coleman
Educação
Avaliação educacional
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogia
title_short Esboços em avaliação educacional
title_full Esboços em avaliação educacional
title_fullStr Esboços em avaliação educacional
title_full_unstemmed Esboços em avaliação educacional
title_sort Esboços em avaliação educacional
author Mc Donald, Brendan Coleman
author_facet Mc Donald, Brendan Coleman
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mc Donald, Brendan Coleman
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Avaliação educacional
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogia
topic Educação
Avaliação educacional
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogia
description O papel que a avaliação educacional tem sido chamada a desempenhar nos últimos anos constitui, sem sombra de dúvida, uma das evoluções mais interessantes na área de educação. Com a entrada, em vigor, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, os sistemas de ensino têm introduzido maior flexibilização e autonomia nos estabelecimentos de ensino, provocando alterações significativas, inclusive em relação à avaliação do desempenho dos alunos. Algumas dessas mudanças geraram um clima de preocupação entre os educadores. Quando se trata de avaliação escolar, hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que querem abolir a avaliação escolar completamente. Obviamente, precisamos de uma avaliação escolar equilibrada e, sobretudo, uma avaliação científica. A forma como a avaliação educacional vem sendo operacionalizada denota que ainda há muito o que desvendar. Os artigos contidos nesta obra tratam evidentemente de assuntos não acabados, trazidos à discussão para que sejam amplamente debatidos, estudados e aprofundados por educadores e, consequentemente, por aqueles que lidam, no dia-a-dia, com a importante e difícil, mas prazerosa tarefa de avaliar seus alunos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2019-08-08T11:27:07Z
2019-08-08T11:27:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. 176 p.
85-7282-131-7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44572
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000f7v6
identifier_str_mv MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. 176 p.
85-7282-131-7
ark:/83112/001300000f7v6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373762031026176