Esboços em avaliação educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300000f7v6 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44572 |
Resumo: | O papel que a avaliação educacional tem sido chamada a desempenhar nos últimos anos constitui, sem sombra de dúvida, uma das evoluções mais interessantes na área de educação. Com a entrada, em vigor, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, os sistemas de ensino têm introduzido maior flexibilização e autonomia nos estabelecimentos de ensino, provocando alterações significativas, inclusive em relação à avaliação do desempenho dos alunos. Algumas dessas mudanças geraram um clima de preocupação entre os educadores. Quando se trata de avaliação escolar, hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que querem abolir a avaliação escolar completamente. Obviamente, precisamos de uma avaliação escolar equilibrada e, sobretudo, uma avaliação científica. A forma como a avaliação educacional vem sendo operacionalizada denota que ainda há muito o que desvendar. Os artigos contidos nesta obra tratam evidentemente de assuntos não acabados, trazidos à discussão para que sejam amplamente debatidos, estudados e aprofundados por educadores e, consequentemente, por aqueles que lidam, no dia-a-dia, com a importante e difícil, mas prazerosa tarefa de avaliar seus alunos. |
id |
UFC-7_ea4d29e24c4d27ee8900a34060cac0df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44572 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Esboços em avaliação educacionalEducaçãoAvaliação educacionalProcesso de ensino-aprendizagemPedagogiaO papel que a avaliação educacional tem sido chamada a desempenhar nos últimos anos constitui, sem sombra de dúvida, uma das evoluções mais interessantes na área de educação. Com a entrada, em vigor, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, os sistemas de ensino têm introduzido maior flexibilização e autonomia nos estabelecimentos de ensino, provocando alterações significativas, inclusive em relação à avaliação do desempenho dos alunos. Algumas dessas mudanças geraram um clima de preocupação entre os educadores. Quando se trata de avaliação escolar, hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que querem abolir a avaliação escolar completamente. Obviamente, precisamos de uma avaliação escolar equilibrada e, sobretudo, uma avaliação científica. A forma como a avaliação educacional vem sendo operacionalizada denota que ainda há muito o que desvendar. Os artigos contidos nesta obra tratam evidentemente de assuntos não acabados, trazidos à discussão para que sejam amplamente debatidos, estudados e aprofundados por educadores e, consequentemente, por aqueles que lidam, no dia-a-dia, com a importante e difícil, mas prazerosa tarefa de avaliar seus alunos.Editora UFC2019-08-08T11:27:07Z2019-08-08T11:27:07Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfMC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. 176 p.85-7282-131-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44572ark:/83112/001300000f7v6Mc Donald, Brendan Colemanporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-14T18:12:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44572Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:53.173055Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esboços em avaliação educacional |
title |
Esboços em avaliação educacional |
spellingShingle |
Esboços em avaliação educacional Mc Donald, Brendan Coleman Educação Avaliação educacional Processo de ensino-aprendizagem Pedagogia |
title_short |
Esboços em avaliação educacional |
title_full |
Esboços em avaliação educacional |
title_fullStr |
Esboços em avaliação educacional |
title_full_unstemmed |
Esboços em avaliação educacional |
title_sort |
Esboços em avaliação educacional |
author |
Mc Donald, Brendan Coleman |
author_facet |
Mc Donald, Brendan Coleman |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mc Donald, Brendan Coleman |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Avaliação educacional Processo de ensino-aprendizagem Pedagogia |
topic |
Educação Avaliação educacional Processo de ensino-aprendizagem Pedagogia |
description |
O papel que a avaliação educacional tem sido chamada a desempenhar nos últimos anos constitui, sem sombra de dúvida, uma das evoluções mais interessantes na área de educação. Com a entrada, em vigor, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, os sistemas de ensino têm introduzido maior flexibilização e autonomia nos estabelecimentos de ensino, provocando alterações significativas, inclusive em relação à avaliação do desempenho dos alunos. Algumas dessas mudanças geraram um clima de preocupação entre os educadores. Quando se trata de avaliação escolar, hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que querem abolir a avaliação escolar completamente. Obviamente, precisamos de uma avaliação escolar equilibrada e, sobretudo, uma avaliação científica. A forma como a avaliação educacional vem sendo operacionalizada denota que ainda há muito o que desvendar. Os artigos contidos nesta obra tratam evidentemente de assuntos não acabados, trazidos à discussão para que sejam amplamente debatidos, estudados e aprofundados por educadores e, consequentemente, por aqueles que lidam, no dia-a-dia, com a importante e difícil, mas prazerosa tarefa de avaliar seus alunos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2019-08-08T11:27:07Z 2019-08-08T11:27:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. 176 p. 85-7282-131-7 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44572 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300000f7v6 |
identifier_str_mv |
MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. 176 p. 85-7282-131-7 ark:/83112/001300000f7v6 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373762031026176 |